Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Estudantes têm até terça (9) para se inscrever nos centros interescolares de línguas (CILs)

Publicado em

Podem se candidatar aos cursos alunos do 6º ano do ensino fundamental até o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Carolina Caraballo

As inscrições para os alunos da rede pública nos cursos de inglês, francês, alemão, japonês e espanhol nos 17 centros interescolares de línguas (CILs) vão até esta terça (9). Podem se inscrever estudantes do 6º ano do ensino fundamental até o terceiro segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As inscrições devem ser feitas pelo site da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE). O candidato pode se cadastrar em até quatro opções de idiomas, a depender da oferta de cada CIL, desde que as aulas ocorram obrigatoriamente no turno contrário ao da matrícula da unidade escolar de origem.

Advertisement

Podem se inscrever nos cursos de língua estrangeira estudantes a partir do 6º ano do ensino fundamental até o terceiro segmento da EJA | Foto: Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

O resultado da primeira chamada está previsto para ser divulgado no dia 15 deste mês. Os contemplados deverão efetivar a matrícula entre os dias 16 e 18. No dia 23 ocorre a publicação da segunda chamada, e quem tiver sido contemplado deve fazer a matrícula entre os dias 24 e 26.

Para a realização da matrícula é necessário apresentar original e cópia da Certidão de Nascimento ou do RG e CPF (próprio e do responsável, no caso de menores de 18 anos), duas fotos 3 x 4, comprovante de residência e declaração de escolaridade atualizada.

Advertisement
Fonte: Agência Brasilia
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Últimos dias para se inscrever nos vestibulares presencial e à distância da UEG

Politica

Lula deve indicar Miriam Belchior para a Casa Civil, afirma Rui Costa

Published

on

Brasília (DF), 29/05/2024 - A secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, durante anúncio de novas medidas de apoio à população e à reconstrução do Rio Grande do Sul. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta quinta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, para assumir o comando do ministério a partir de abril, quando ele deixará o cargo para se dedicar à disputa eleitoral.

Segundo Rui Costa, a decisão já foi comunicada pelo presidente tanto a ele quanto à futura ministra. “Ela foi ministra do Planejamento, é uma técnica competente e dará continuidade ao trabalho do governo. A prioridade do presidente é manter pessoas da própria equipe, evitando rupturas nas ações em andamento”, afirmou.

Miriam Belchior é filiada ao PT desde a década de 1980 e tem trajetória consolidada em gestões petistas. Já ocupou os cargos de ministra do Planejamento e da Casa Civil, presidiu a Caixa Econômica Federal e foi coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela também foi casada com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002.

Estratégia do Planalto

Com a proximidade do prazo legal para desincompatibilização, o governo Lula deve passar por uma série de mudanças ministeriais. A estratégia do Palácio do Planalto é utilizar a visibilidade da Esplanada como impulso eleitoral para ampliar a base governista no Congresso Nacional em 2026.

Advertisement
Leia Também:  Estudantes da UnDF desenvolvem aplicativo apresentado na Campus Party Brasília

Entre os ministros que devem deixar o governo para disputar eleições estão Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Camilo Santana (Educação) e a própria Simone Tebet (Planejamento), além de outros integrantes do primeiro escalão.

A avaliação de governistas é que a direita tende a sair fortalecida das próximas eleições, especialmente pelo desempenho nas redes sociais. Por isso, o Planalto aposta em nomes conhecidos para tentar equilibrar a disputa e garantir maior representação no Congresso.

Fonte: Jovem Pan
COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA