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Politica

GDF e empresa de eventos firmam parceria para desenvolver ações de proteção às mulheres

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Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Vinicius Nader

O acordo de cooperação técnica prevê condutas e procedimentos conjuntos, como capacitação especializada, criação de embarque prioritário no Na Praia – atual evento da empresa – e reforço da segurança nas proximidades do evento

O Governo do Distrito Federal (GDF) deu mais um passo para garantir proteção às mulheres. As secretarias de Segurança Pública (SSP-DF), da Mulher (SMDF) e de Justiça e Cidadania (Sejus-DF) firmaram um acordo de cooperação técnica com a empresa R2 Produções e Eventos, responsável pelo festival Na Praia e pelo Carnaval no Parque.

O pacto foi assinado na tarde desta quinta-feira (22) e concretiza o desenvolvimento de ações conjuntas entre os órgãos e a produtora visando o enfrentamento à violência de gênero. O compromisso integra o projeto Empresa Responsável Comunidade Mais Segura, em que a SSP atua junto à iniciativa privada para a prevenção de crimes por meio de cursos e ações. Na oportunidade, a R2 Produções também foi reconhecida com o Selo Parceiro da Segurança.

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Sandro Avelar define o projeto como “uma soma de esforços com o objetivo de que as mulheres sejam atendidas” | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Essa é uma oportunidade de dar um bom exemplo para tantas outras empresas. Temos essas ações pactuadas, algumas já executadas e outras em andamento. É uma soma de esforços com o objetivo de que as mulheres sejam atendidas. Fico realmente feliz porque são medidas práticas e efetivas”, afirmou o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.

A secretária da Mulher, Giselle Ferreira, ressaltou que a formalização do acordo de cooperação técnica dá mais credibilidade às ações, além de reforçar a sensação de segurança das mulheres. “A informação encoraja a mulher e inibe o agressor. Quando vocês abraçam essa causa, abraçam todo um sistema. Essa é mais uma ação que vai reverberar esse tema, porque o Estado sozinho não consegue”, destacou.

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Marcela Passamani: “Nós não mediremos esforços junto às empresas sérias para levar essa mão firme do Estado em prol das mulheres e para com os agressores”

“O nosso papel, enquanto estado, é ofertar esses serviços e oportunidades de romper com essa violência. Nós não mediremos esforços junto às empresas sérias para levar essa mão firme do Estado em prol das mulheres e para com os agressores”, completou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.

Um dos sócios da R2 Produções e Eventos, Eduardo Azambuja, disse que a celebração do acordo reafirma o compromisso da empresa com a segurança das mulheres. “É muito importante porque é um trabalho que a gente vem fazendo dentro dos nossos eventos. Mas a gente queria que fosse seguro também do lado de fora. Queríamos trazer essa sensação de segurança. Estamos dando as mãos e propondo ações para irmos implementando e melhorando para impactar nossos eventos e também influenciar nossos parceiros”, comentou.

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Ações conjuntas

Eduardo Azambuja reafirma o compromisso da R2 com a segurança das mulheres nos eventos da produtora

A primeira atividade em parceria entre os órgãos foi a capacitação dos colaboradores da empresa em relação ao protocolo Por Todas Elas, instituído no Decreto nº 45.772/24, que prevê que estabelecimentos de lazer e entretenimento adotem medidas de proteção e apoio a mulheres que tenham sofrido ou estejam em risco de sofrer violência, assédio ou importunação sexual. A ação qualificou 50 colaboradores da empresa.

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A próxima ação está prevista para 31 de agosto (sábado) durante o Na Praia e faz alusão ao Agosto Lilás, mês de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. Na ocasião, será reservado um espaço específico com 80 vagas para que motoristas do sexo feminino, vinculadas a aplicativos de transporte e taxistas, estacionem e embarquem mulheres participantes do evento.

As medidas operacionais para a execução da iniciativa serão discutidas em reunião com os órgãos integrantes do Comitê Técnico de Monitoramento e Segurança no Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros (CTMS) na sexta-feira (23).

Também serão feitas as divulgações de material educativo sobre o tema e as intervenções nas proximidades do local do evento, reforçando o policiamento, a iluminação pública e o controle do trânsito.

Ainda há previsão de mais duas ações: a oferta de orientação jurídica gratuita às colaboradoras da R2 Produções e Eventos fornecida pela SSP e a entrega de currículos de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar à produtora visando a contribuição para a inserção no mercado de trabalho.

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Fonte: Agência Brasilia
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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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