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Muita alegria e diversão marcam festa de aniversário de paciente da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos do HRSM

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Ana Vyctórya ganhou uma linda festa no tema Magali e comemorou seus 8 anos de vida
Jurana Lopes
Nesta sexta-feira (26), a equipe da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed) do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) fez uma festa de aniversário pra lá de especial para celebrar os 8 anos da pequena Ana Vyctórya Araújo Marques. A paciente está internada há seis meses na unidade e nesta semana, graças ao esforço conjunto da equipe e da superintendência do HRSM, conseguiu realizar o sonho de ir ao cinema pela primeira vez.
Para fechar com chave de ouro a comemoração, ganhou uma festa no tema da Magali, sua personagem favorita. Além da equipe e dos pais, Ana Vyctórya conseguiu convidar alguns familiares e amiguinhos, pois cativa todos que a conhecem com sua simpatia e alegria de viver.
“Eu amei a minha festa. Está tudo do jeito que eu queria, tudo da Magali. Eu gosto muito dela e adoro melancia. Por isso, escolhi esse tema. Também estou feliz de ver meus amigos e minha família”, afirma a garotinha, que faz aniversário no dia 26 de julho.
Segundo a psicóloga da UCPPed, Gabriela Mateus, a festa inteira foi escolhida pela pequena paciente e a organização da equipe com os preparativos para possibilitar a ida de Ana Vyctórya ao cinema e com a festinha durou cerca de um mês.
“Ela é uma paciente muito especial, que alegra todos por onde passa. Toda a equipe se juntou e mobilizou para tornar esse aniversário ainda mais especial, tendo em vista que ela já está internada há tanto tempo. São momentos muito importantes e marcantes na vida de uma criança”, explica.
Com uma mesa repleta de gostosuras e outra cheia de presentes, a festa de Ana Vyctórya foi bastante divertida e animada. Ela fez questão de ir toda arrumada, com as unhas pintadas de melancia e batom vermelho, não ficou parada ao ouvir as músicas que gosta. Chamou toda a equipe que cuida dela para dançar e deu muitas gargalhadas.
“É muito especial realizar o sonho de uma criança, principalmente quando tem o peso de uma internação prolongada, como no caso da Ana Vyctórya. Ações assim fazem tudo valer à pena. Isso inspira e é gratificante, porque o cuidado significa humanidade e isso alegra nosso coração”, destaca a chefe do Serviço da Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos do HRSM, Lara Vieira. “Para eles é um significado tão grande, se a gente puder fazer algo para aliviar a sobrecarga da internação sempre iremos fazer, é a missão da UCPPed, ter toda a humanização e carinho com nossos pacientes”, completa.
Os pais de Ana Vyctórya ficaram muito felizes com a festa de aniversário da filha e foram os escolhidos por ela para receberem o primeiro pedaço de bolo. “Não é a festa como planejamos, porque em casa a gente consegue chamar muito mais gente, mas o importante é que ela está bem e muito feliz, tendo a festa do jeito que queria. Isso é gratificante e o que mais importa. Com fé em Deus, logo ela vai receber alta e vamos para casa”, afirma Maracy Marques, mãe de Ana Vyctórya.
Entenda o caso
Ana Vyctórya foi diagnosticada com uma doença neuromuscular progressiva e está internada há seis meses na Unidade de Cuidados Prolongados Pediátricos (UCPPed) do Hospital Regional de Santa Maria. Ela é domiciliada no Jardim Ingá–GO e está internada aguardando aquisição do aparelho BIPAP que faz uso nos períodos noturnos. Ela passa os períodos diurnos em ar ambiente e apresenta o cognitivo preservado.
Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF
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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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