Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

“Não mexam no nosso Quadradinho”, diz Damares em audiência pública sobre o FCDF

Publicado em

Reunião debateu PEC proposta pelo governo que altera o repasse ao Fundo.

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) defendeu que o Distrito Federal tenha garantias quanto aos recursos transferidos pela União por meio do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF). O tema foi debatido em audiência pública realizada nesta quarta-feira (16), na Comissão de Segurança Pública (CSP) do Senado Federal.

“Nós temos desafios de Estado, mas não somos um Estado. Então que o Brasil entenda a necessidade de termos garantias, a necessidade de podermos dormir e acordar seguros de que, embora não sejamos um Estado, enfrentamos problemas típicos de Estado e precisamos ser respeitados”, afirmou a senadora Damares.

Advertisement

A reunião teve como foco discutir o mérito da PEC nº 1, de 2025, proposta pelo Governo Federal, que altera a Constituição para garantir que os repasses do FCDF sejam corrigidos anualmente de acordo com a variação da Receita Corrente Líquida (RCL) da União, além de assegurar a equiparação salarial das carreiras da Polícia Militar do DF e do Corpo de Bombeiros Militar do DF com as da Polícia Federal.

Leia Também:  Senado aprova novo regime disciplinar para PCDF e Sinpol-DF cobra isonomia salarial com a Polícia Federal

Ainda segundo a parlamentar, o tema não interessa apenas ao Distrito Federal e, por isso, precisa ser amplamente debatido. Ela ressaltou que o DF possui características semelhantes às dos Estados, enfrentando os mesmos problemas das demais unidades da Federação. Alterar a forma de repasse impactaria diretamente áreas essenciais como segurança, educação e saúde na capital.

“Nós somos uma unidade da Federação que precisa ser respeitada como tal. Há todo um estudo técnico sendo feito para fundamentar essa discussão. Queremos apenas trabalhar e ter nossos salários e direitos garantidos. Somos uma unidade da Federação e merecemos o mesmo respeito que todas as outras”, pontuou a senadora.

Advertisement

Participou da audiência representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério do Planejamento e Orçamento; Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal; Secretário de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal; a Polícia Militar do Distrito Federal; Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; Deputados Distritais do DF.

Leia Também:  Auto de Páscoa propõe experiência imersiva e emocionante com sessões com acessibilidade para cegos e surdos

O que é o FCDF?

O Fundo Constitucional do DF foi criado em 1998 com o objetivo de assegurar recursos da União para a manutenção de serviços públicos típicos de competência federal no DF — como a segurança pública — além de complementar recursos para as áreas de saúde e educação. O Fundo é regulamentado pela Lei nº 10.633, de 2002.

Advertisement

Fonte: Ascom Senadora Damares

COMENTE ABAIXO:

Politica

Adasa comemora o dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado.

Published

on

11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, bioma considerado o “berço das águas” e que abastece grandes bacias hidrográficas do Brasil, como a Amazônica, São Francisco e Paraná, tornando-se primordial para a segurança hídrica, a biodiversidade e o equilíbrio ambiental do país.”🌱💧

Sem um Cerrado saudável, a água do DF e de boa parte do território nacional fica em risco. Por isso, ao longo de seus 21 anos, a Adasa tem trabalhado para proteger essa origem invisível, garantindo a conservação e a gestão sustentável da água que chega até você. 🚰

Preserve o Cerrado. Preserve nossa água. 🤝

 

Fonte: Ascom Adasa

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Evento ‘Mulheres Impactantes’ homenageia servidoras do GDF
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA