Politica
Pesquisa do Procon Goiás mostra variação de até 353% em preços de itens da cesta básica
 
																								
												
												
											Levantamento foi feito com 35 produtos em 11 estabelecimentos de Goiânia. Maior diferença encontrada foi no quilo da cenoura, vendido entre R$ 1,98 e R$ 8,98
Para auxiliar o consumidor a fazer escolhas mais conscientes e que gerem economia, o Procon Goiás realizou pesquisa comparativa de preços de produtos alimentícios em 11 estabelecimentos de Goiânia. A maior variação identificada foi de 353,54% no quilo da cenoura, comercializado de R$ 1,98 a R$ 8,98. O levantamento foi realizado entre os dias 10 e 14 de fevereiro e levou em consideração 35 itens.
 Outro produto com variação relevante foi o quilo do tomate saladete, vendido de R$ 3,47 a R$ 14,90, diferença de quase 330%. Entre as carnes, a maior oscilação foi do quilo da picanha, encontrado de R$ 49,90 a R$ 119,90, variação de quase 140%. Item muito consumido pelos brasileiros, o quilo do feijão carioca também apresentou uma diferença considerável. O produto de uma determinada marca variou mais de 90% e foi achado pelos pesquisadores entre R$ 4,99 e R$ 9,49.
Outro produto com variação relevante foi o quilo do tomate saladete, vendido de R$ 3,47 a R$ 14,90, diferença de quase 330%. Entre as carnes, a maior oscilação foi do quilo da picanha, encontrado de R$ 49,90 a R$ 119,90, variação de quase 140%. Item muito consumido pelos brasileiros, o quilo do feijão carioca também apresentou uma diferença considerável. O produto de uma determinada marca variou mais de 90% e foi achado pelos pesquisadores entre R$ 4,99 e R$ 9,49.
Segundo o levantamento, o consumidor que optar pelos produtos apontados na pesquisa com os maiores preços gastará R$ 964,50. Se a escolha for pelos itens com menores preços a compra custará R$ 509,59, portanto, uma economia de mais de R$ 450. A pesquisa completa, com relatório e planilhas, está disponível no site do Procon Goiás (goias.gov.br/procon).
Café e ovos
Os pesquisadores do Procon Goiás também fizeram levantamento de preços do café e ovo. No caso da bebida, um pacote de 500 gramas da mesma marca apresentou oscilação de quase 50%, vendido entre R$ 27,98 e R$ 41,89. A comparação também foi feita com outra marca e o pacote de 500 gramas foi achado entre R$ 34,99 e R$ 45,79, variação de 30,87%.
Ainda sobre o café, chama atenção a variação anual do produto. A pesquisa aponta que, em 2024, o preço médio era de R$ 19,73. Este ano, o preço médio do produto é de R$ 35,92, aumento de pouco mais de 80%. Em relação aos ovos, a oscilação foi de pouco mais de 78%. A cartela com 12 unidades foi encontrada de R$ 7,79 a R$ 13,90.
 Orientações
Orientações
O Procon Goiás recomenda que o consumidor estabeleça previamente, de acordo com seu orçamento doméstico, quanto poderá ser gasto na compra em supermercado. “Faça uma lista dos produtos, colocando em primeiro lugar os essenciais, aqueles que não poderão ficar de fora, e em seguida os itens considerados supérfluos”, explica o superintendente Marco Palmerston.
O consumidor também deve analisar se as ofertas do tipo “leve 3 e pague 2”, são realmente verdadeiras e estar sempre atento à data de validade dos produtos, principalmente os que estão em promoção, pois estes podem estar com prazo de validade mais curto. O superintendente do Procon Goiás recomenda ainda que nunca se faça as compras com pressa, pois o consumidor pode cair na armadilha de levar produtos desnecessários e esquecer o indispensável.
Fotos: Procon Goiás
Legenda: Entre as carnes, maior oscilação foi do quilo da picanha; preços do café e dos ovos também apresentaram alta
Procon Goiás – Governo de Goiás
 
																	
																															Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
 
														O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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