Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Politica

Possível nome, Vera Lúcia Santana representaria uma força negra no TSE

Publicado em

Credito: Ed Alves/CB/DA.Press. Cidades. Entrevista com Vera Lúcia Santana Araújo. – (crédito: Ed Alves/CB/DA.Press)

Vera Lúcia Araújo veio morar em Brasília em 1978 e construiu reconhecida carreira no direito. Mais uma vez indicada, ela pode ser a primeira mulher negra a ser ministra da mais alta Corte Eleitoral

Naum Giló

Após ser a primeira mulher negra a estar na lista tríplice de indicações para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em abril de 2022, a advogada Vera Lúcia Araújo Santana mais uma vez se encontra entre os nomes que podem fazer parte da Corte Eleitoral. No ano passado, a jurista não foi a escolhida pelo então presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). Agora, a decisão de tornar Vera a primeira jurista negra a fazer parte do TSE cabe ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Vera Lúcia também teve o seu nome citado para ocupar a vaga da ex-ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, que se aposentou em outubro deste ano, mas Lula optou por Flávio Dino. “Acho um nome excelente. Dino passou por todos os poderes. Foi juiz, advogado, deputado, governador, foi eleito senador, então, não tem melhor”, avalia a jurista.

Atualmente, é integrante do Conselho Econômico e Social, da Presidência da República, faz parte da coordenação executiva da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) e é membra fundadora da Frente de Mulheres Negras do Distrito Federal. Para chegar ao lugar de prestígio que hoje ocupa, com atuações nas esferas pública e privada, percorreu um longo caminho.

Advertisement

Trajetória

Aos 63 anos, Vera foi conselheira da Comissão de Anistia e Política do Ministério da Justiça, fez parte da Comissão Nacional dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi diretora da Fundação Palmares e presidiu a Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do DF, durante a gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB). Mas a sua história começa em Livramento de Nossa Senhora (BA), onde nasceu e viveu até os 16 anos.

Leia Também:  Ministra Cármen Lúcia será homenageada na próxima semana em São Paulo

Filha de garimpeiro e de uma professora, a menina sempre se destacava nos concursos de redação e tinha um grande apreço pela leitura, em uma cidade que não tinha sequer energia elétrica. Ela lembra da perseguição política aos comunistas à época, quando era disseminada a ideia de que seriam “comedores de criancinhas”.

A consciência política veio quando se mudou para a capital para concluir o ensino médio, período em que se envolveu com o movimento estudantil, quando descobriu que o Brasil estava submetido a uma ditadura militar.

Advertisement

Em Salvador, a primeira tentativa foi a carreira na medicina, um sonho que era mais da mãe do que dela mesma. Como não conseguiu entrar para o mais concorrido curso de graduação, a mãe decidiu que viesse a Brasília, em 1978, onde já morava uma das quatro irmãs. Na capital, formou-se em direito, foi uma das fundadoras do Partido dos Trabalhadores (PT-DF) e participou da comissão negra do partido.

Judiciário

Embora considere Flávio Dino um excelente nome para a Suprema Corte, Vera tece críticas relacionadas ao partido que ajudou a construir acerca do processo de escolha do próximo nome a compor a Suprema Corte. “É preciso cobrar do partido. Como essa organização não tem, no seu entorno, pessoas negras? O PT não tem, até hoje, no entorno de Lula, pessoas negras com as quais ele possa dialogar um tema dessa natureza. E olha que hoje já podemos falar de uma elite negra cultural e acadêmica. O fundamento funciona ainda sob o olhar que Lula acumulou até aqui. O universo do presidente é masculino e branco”, aponta. A jurista não tem filiação partidária há mais de 10 anos.

PGR

Sobre a indicação do procurador Paulo Gonet para a sucessão de Augusto Aras na Procuradoria-Geral da República (PGR), a opinião de Vera Lúcia é diferente. Diferentemente do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o STF, ela acredita que havia nomes mais compatíveis com o programa de direitos sociais do governo, além de questões políticas caras às forças políticas que alçaram Lula de volta à Presidência. “Não vejo muita identificação com as manifestações públicas e transparentes do doutor Paulo Gonet. O debate não se circunscreve à questão técnica, mas às relacionadas à memória, à verdade e aos crimes da Ditadura Militar”, conclui.

Advertisement

Fonte: Correio Brasiliense

COMENTE ABAIXO:

Politica

Iguatemi Brasília realiza mais uma edição do CineMaterna

Published

on

Sessão especialmente adaptada para famílias com bebês de até 18 meses será dia 4 de novembro, às 15h30, no Cinemark do shopping

Brasília, setembro de 2025 – O Iguatemi Brasília prepara mais uma edição do CineMaterna, iniciativa que promove sessões de cinema e momentos de interação para famílias com bebês de até 18 meses. A exibição especial está programada para terça, dia 4, às 15h30, e o filme escolhido é o lançamento Se não fosse você.

Para a sessão do CineMaterna, a sala ganha iluminação e som adequados para os bebês e conta com trocadores para comodidade das famílias. A acolhida é realizada por profissionais que tornam a experiência ainda mais especial. A sessão acontece no Cinemark do Iguatemi Brasília e, meia hora antes do início da exibição, são distribuídas 10 cortesias para as primeiras mães com bebês de até 18 meses. As promotoras do CineMaterna, identificadas com a camiseta rosa do projeto, entregam os ingressos por ordem de chegada. As cortesias são pessoais e intransferíveis, não sendo permitido retirar ingressos para terceiros. Os ingressos tradicionais podem ser adquiridos na bilheteria do cinema.

Advertisement

 

Se Não Fosse Você acompanha a dura realidade de Morgan Grant (Allison Williams) e sua filha adolescente Clara (Mckenna Grace) após um acidente trágico causar a morte de dois membros da família: o pai de Clara e a irmã de Morgan. Por ter sido mãe muito cedo, aos 18 anos, Morgan tenta proteger a filha de cometer os mesmos erros, enquanto Clara tenta encontrar sua independência e escapar das restrições da mãe. Com personalidades distintas, a distância entre as duas parece crescer ainda mais depois do incidente, já que o pai e marido Chris (Scott Eastwood) era a âncora do trio, trazendo paz para a casa em constante conflito. A convivência complicada parece também piorar quando uma série de segredos da família e revelações chocantes vêm à tona, mergulhando-as em ressentimentos do passado e mal-entendidos. Enquanto tenta reconstruir sua vida, Morgan encontra consolo na última pessoa que imaginava, Já Clara vai atrás do rapaz que sempre sonhou.

Leia Também:  Aprosoja alerta possível crise financeira entre produtores de soja

 

Advertisement

Mensalmente, o shopping recebe sessões do CineMaterna, reforçando o empreendimento como ponto de encontro das famílias e sua referência em promover experiências incríveis para os clientes. Para mais informações, acesse o site do Iguatemi Brasília e siga as redes sociais: Instagram ( iguatemi_bsb) e Facebook (facebook.com/iguatemibrasilia/).

 

Serviço:

Advertisement

CineMaterna no Iguatemi Brasília
Data: terça, 4 de novembro de 2025
Horário: 15h30
Filme: Se não fosse você
Local: Cinemark Shopping Iguatemi Brasília

 

Sobre CineMaterna

Advertisement

A Associação CineMaterna, fundada em São Paulo em 2008, é uma organização sem fins lucrativos pioneira em sessões de cinema adaptadas para famílias com bebês de até 18 meses. Em mais de uma década de atuação, a CineMaterna já realizou quase 10 mil sessões, impactando mais de 229 mil famílias em 51 cidades de 17 estados brasileiros. As sessões incluem um bate-papo após o filme, oferecendo aos pais um espaço para relaxar e interagir com outros adultos em situações semelhantes.

Leia Também:  Profissionais e beneficiários relatam mais agilidade no atendimento com o novo Cadastro Único

 

Sobre o Iguatemi Brasília

Advertisement

O Iguatemi Brasília reúne, em um só local, moda, gastronomia, serviços, passeio, conforto, conveniência e entretenimento. O shopping conta com o know-how da Iguatemi S.A, uma empresa full service (administra, planeja e constrói), classificada como a 36.ª marca mais valiosa do Brasil, a única em seu segmento. São mais de 144 lojas, entre elas 23 marcas inéditas na capital federal. O shopping conta, ainda, com um dos mais modernos projetos de arquitetura e paisagismo. Grandes skylights proporcionam total integração com o exterior e permitem ao público aproximação com a natureza. Além disso, oferece mais de 3 mil vagas de estacionamento, das quais 1,8 mil cobertas.

 

Informações à imprensa:

Advertisement

FSB Comunicação

iguatemibrasilia@fsb.com.br

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA