Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Primeira-Dama entrega 100 computadores Reciclotech ao IgesDF

Publicado em

Entrega inicial faz parte de uma doação total de 300 unidades para fortalecer a infraestrutura tecnológica da saúde pública
Por: Luciane Paz
Fotos Davidyson Damasceno
Nesta terça-feira (25), no Hospital de Base (HBDF), a primeira-dama Mayara Noronha entregou 100 dos 300 computadores Reciclotech, anunciados anteriormente em cerimônia no Palácio do Buriti. A doação foi destinada ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF), que atualmente, administra o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), o Hospital Cidade do Sol (HSol) e as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal.
Na ocasião, estavam presentes representantes do IgesDF, gabinete do governador, Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI) e da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).
 A primeira-dama Mayara Noronha, explicou que os computadores entregues fazem parte do programa Reciclotech, uma iniciativa da Organização “Programando o Futuro” da SECTI e da FAPDF. “São 300 computadores que irão repercutir na melhoria do monitoramento e tecnologia do Instituto, como no caso do painel fila da UPAs, onde os pacientes conseguem pesquisar qual a unidade de pronto atendimento mais próxima e com o menor tempo de espera”, destaca.
 O diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., enfatizou que a tecnologia e inovação são pilares da governança clínica, modelo do plano de trabalho do Instituto para aprimorar processos e estratégias e melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes.
Ele também ressaltou a importância dos novos computadores para fortalecer a infraestrutura tecnológica do IgesDF e mencionou: “O painel de fila das Upas ficou em segundo lugar na categoria ‘Case de Sucesso’ no prêmio CIO Brasil GOV 2024. Este reconhecimento é motivo de orgulho para o Instituto. Quatro secretarias estaduais ( Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo) já demonstraram interesse em replicar essa tecnologia”.
 Mayara Noronha também visitou a central de monitoramento do Instituto para entender na prática como os novos computadores serão utilizados. Conheceu também, o portal de indicadores do IgesDF, que contêm os painéis sobre perfil epidemiológico, filas das UPAs, ouvidoria, monitoramento da dengue, gestão de leitos e emendas parlamentares. “Esses computadores chegam para socorrer a população. É a junção da sustentabilidade voltada para o atendimento”, afirma a primeira-dama.
Segundo o superintendente de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde, Deiton Silva, os novos computadores atenderão o Hospital de Base, o Hospital Regional de Santa Maria e as unidades administrativas do Instituto – Ucad e PO700.
Sobre o Reciclotech
O Reciclotech tem como objetivos a capacitação profissional de jovens e adultos com cursos de informática básica, manutenção de computadores, robótica e reciclagem de resíduos sólidos. O programa transforma resíduos em insumos, contribuindo para a redução dos impactos ambientais.
O projeto inclui a recuperação de eletroeletrônicos danificados através da limpeza, substituição de peças e pequenos reparos, além de promover a educação ambiental por meio de processos de reciclagem, que transformam descartes em novos produtos.
“O Reciclotech recebe pilhas, computadores, tablets, celulares velhos, aparelhos eletrônicos que não tem mais uso. Você acha que é lixo, mas ele se transforma em mecanismos para a população”, finalizou Mayara.
P.S: Na foto com a equipe da esquerda para a direita o superintendente de Tecnologia da Informação e Conectividade em Saúde do IgesDF, Deiton Silva, o superintendente do Hospital de Base do DF, Guilherme Porfírio, o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr., a primeira-dama Mayara Noronha e Alexandre Villain, secretário executivo da SECTI.
Crédito: Arte Divulgação SECTI
Assessoria de Comunicação

* imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h 
Sábados, domingos e feriados – 9h às 17h

Acesse: https://igesdf.org.br/

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Ex-cabeleireira de Dilma ganha boquinha na estatal EBC: R$11,2 mil por mês

Politica

Adasa comemora o dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado.

Published

on

11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, bioma considerado o “berço das águas” e que abastece grandes bacias hidrográficas do Brasil, como a Amazônica, São Francisco e Paraná, tornando-se primordial para a segurança hídrica, a biodiversidade e o equilíbrio ambiental do país.”🌱💧

Sem um Cerrado saudável, a água do DF e de boa parte do território nacional fica em risco. Por isso, ao longo de seus 21 anos, a Adasa tem trabalhado para proteger essa origem invisível, garantindo a conservação e a gestão sustentável da água que chega até você. 🚰

Preserve o Cerrado. Preserve nossa água. 🤝

 

Fonte: Ascom Adasa

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Embolização auxilia em tratamento de câcer de mama.
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA