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UNIPOP BRASIL forma mais uma turma em Seminário de formação política no DF e vira referência ideológica da esquerda

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Por Zélia Gondim

AGNOT – 15.09.24 – ZG: Com mais de oitenta (80) militantes inscritos, dentre professores, estudantes, lideranças de movimentos sociais e dirigentes de partidos políticos do DF, e uma participação efetiva de mais de setenta (70) deles no Seminário de Formação Política, Educação Popular e Integração Partidária, Sindical e Social, o Instituto Cultural Universidade Popular, nacionalmente conhecida como UNIPOP, uma escola de formação política para militantes políticos, da esquerda brasileira, encerrou seu primeiro evento de formação em Brasília neste ano sábado, 14, com uma presença enorme de jovens militantes da esquerda e dezenas de líderes de movimentos sociais e partidos políticos, além de professores de várias universidades do Distrito Federal.

O Seminário abordou dentre outros temas inicialmente a experiência na formação de militância e base social dos partidos políticos, com palestras dos presidentes regionais e/ou secretário nacionais de formação política dos partidos políticos no DF e também de movimento sociais e centrais sindicais, uma vez que a UNIPOP espera colher experiências e conteúdo para a elaboração do seu Projeto Político Pedagógico. Dentre os doze (12) partidos presentes estavam o PT, representado pelo presidente Regional Jacy Afonso, o PSB, com o Vice Presidente da Fundação João Mangabeira e Reitor da Faculdade Miguel Arraes, Alexandre Navarro, além de dirigentes do PDT, PCO, PV, PCdoB que deram depoimentos sobre a política de formação dos respectivos partidos. Também se fizeram presentes numa articulação da direção UNIPOP militantes do PCB, UP, REDE, PSOL, Avante e Cidadania que elogiaram muito o seminário e fizeram várias propostas de integrar a militância partidária no DF.

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Militantes da CUT, CTB, UNE, CONTAG e CMP, além de professores e alunos de diversas universidades estiveram presente e participaram dos debates, os quais consideraram bastante integrativo e inovador em método e conteúdo, em especial pela referencia de Paulo Freire usado durante todo o evento.

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O Seminário foi organizado pelo GT Pedagógico-Acadêmico e de Formação da UNIPOP e pelo Coletivo Acadêmico e Popular da Universidade Popular no DF. Esse mesmo seminário se realizará nos demais estados onde a UNIPOP tenha um Campus Avançado.

A UNIPOP BRASIL vem se tornando uma referência política e acadêmica em todo o país pela experiência acumulada que tem desde 2007 quando foi fundada com o nome de Escola Internacional de Formação Política formando novos militantes, e agora, após cinco em completo recesso pelas perseguições do bolsonarismo, é reestruturada numa aliança política e acadêmicas de antigos militantes da Geração 68 e novos colaboradores da Geração Z, além da busca de interação com a Geração Alpha, diversos professores e estudantes de várias universidades do país e devido ao seu método inovador e conteúdo pedagógico paulofreiriano de militantes de uma Nova Esquerda com novos marxistas, está atraindo jovens militantes ansiosos para participarem politicamente da vida política do país a se engajarem em seu projeto de educação popular, junto com movimentos, partidos, universidades, escolas de formação e ONGs.

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O Diretor Geral da Universidade Popular – UNIPOP BRASIL, advogado e professor Acilino Ribeiro, ex-militante da esquerda armada revolucionária nos anos de chumbo e também um ex-guerrilheiro sobrevivente da Geração 68, é considerado hoje um dos dez melhores educadores populares do Brasil, e também um dos quadros mais respeitados da esquerda brasileira, além de ser um dos mais admirados quadros acadêmicos do país. Também estiveram presentes proferindo palestras sobre o tema do seminário, o psicólogo e educador Pedro Pontual, ex-chefe de gabinete de Paulo Freire, o sociólogo Carlos Michiles, o economista Luiz Fenelon e o Sociólogo Daniel Saider. Todos especialistas na área.

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AGNOT – 15.09.24 – ZG:

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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