Social
“Chef de Alto Nível” mostra o talento do Chef Luiz Lira, do Senac

Brasiliense de coração e paulistano de origem, Lira já atuou na Europa e agora está no novo reality culinário da TV Globo
Chef renomado com premiações na Europa, Luiz Lira, do Senac, é um dos 24 participantes do reality show “Chef de Alto Nível”, da TV Globo. O programa, apresentado por Ana Maria Braga, vai ao ar às terças e quintas à noite, na TV Globo, e traz também um trio de jurados famosos na gastronomia: Alex Atala, Jefferson Rueda e Renata Vanzetto.
Natural de São Paulo, mas radicado em Brasília, Luiz Lira tem 35 anos e um currículo de peso. Atua como consultor técnico do futuro “Senac Eixo Monumental”, um espaço de vivências e saberes gastronômicos que está em construção no coração da capital federal. Tem passagens por cozinhas do Brasil e do exterior, onde trabalhou em restaurante estrelado, recebeu título de cozinheiro profissional francês e morou em dois países que são referências em gastronomia: Espanha e França.
Luiz Lira carrega ainda a história afetiva de ter aprendido a cozinhar com sua avó, Quitéria, que trabalhou ao lado de Ana Maria Braga nos tempos em que a apresentadora estava na TV Record.
“Um cozinheiro profissional precisa saber cozinhar de tudo”, afirma Lira, que não liga para a escassez de produtos e para a pressão de uma competição na TV. Durante sua permanência na Europa, o chef do Senac aprendeu a trabalhar com tudo, inclusive produtos do mar que chegavam vivos na cozinha, como peixes, camarões e lagostins. Na França, Lira aguçou sua criatividade utilizando uma variedade de vegetais e de proteínas de oferta sazonal.
Participar de um reality show culinário também não é novidade na vida do cozinheiro. Em 2024, Luiz Lira (@chefluizlira) já havia participado do reality Pasaplatos, na Argentina.
“Chef de Alto Nível”
Baseado no modelo internacional “Next Level Chef”, liderado por Gordon Ramsay, o reality da TV Globo ocorre em três cozinhas empilhadas: a high-tech (andar superior), a afetiva (andar intermediário) e a do porão (andar inferior), ofertando desafios técnicos e criativos inéditos no Brasil.
Entre os participantes – divididos em profissionais, amadores e cozinheiros de internet – Luiz Lira terá a missão de destacar a culinária brasileira por meio de ingredientes inusitados, enquanto disputa os R$ 500 mil e a mentoria dos chefs — assim como os demais competidores.
A primeira fase envolve provas eliminatórias nas três cozinhas; nas fases seguintes, competições entre equipes e desafios individuais ocorrerão até a grande final, prevista para 21 de agosto, com 12 episódios transmitidos até lá.
Sobre o Senac
O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é referência nacional em educação profissional voltada ao comércio de bens, serviços e turismo, com unidades por todo o Brasil. O Senac alia tradição institucional e laboratórios de ponta para formar profissionais que refletem as tendências do mercado, promovendo inclusão social, empreendedorismo, inovação e sustentabilidade.
|
Informações:
Assessoria de Imprensa do Senac Departamento Nacional
Ex-Libris Comunicação Integrada
Cristina Freitas (21) 99431-0001 – cristina@libris.com.br
Andreia Constâncio (24) 99857-1818 – andreia@libris.com.br

Social
Sanutrin agora atende três das maiores escolas bilíngues de São Paulo

Com expansão, empresa passa a servir refeições com sabor e qualidade para mais de 30 mil estudantes diariamente
A Sanutrin iniciou, neste mês de agosto, operações em três das maiores escolas bilíngues de São Paulo: Brazilian International School (BIS), em Indianópolis; Graded School – The American School of São Paulo, no Morumbi, e o Colégio Aurum, em Jundiaí.

No processo de implantação do modelo nessas novas escolas, há mudanças na rotina, como almoços temáticos, alterações no visual e na decoração do restaurante, cardápios típicos em datas especiais e atenção à acessibilidade no atendimento, como a compra de lanches na cantina através do reconhecimento facial, além do atendimento às restrições alimentares. Há também um cronograma de aulas e palestras, incluindo o “Sanutrin Experience”, um encontro com as famílias para apresentar o perfil do serviço e proporcionar vivências práticas, além de bate-papos sobre os desafios na alimentação escolar.
Pesquisas recentes apontam que práticas de alimentação saudável contribuem para a formação de hábitos positivos desde cedo, impactando diretamente no desempenho e bem-estar dos estudantes. Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indica que a escolha de alimentos mais nutritivos favorece o desenvolvimento cognitivo e aumenta a concentração em sala de aula.
Em vista disso, hoje, mais de 40 escolas são atendidas em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde são oferecidas cerca de 180 mil refeições mensais. O foco está em instituições de período integral, onde a alimentação de qualidade faz parte do cotidiano. Para isso, a atuação tem como base pilares que passam pela qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e educação voltada à nutrição e sustentabilidade, fatores que influenciam a decisão das famílias na escolha da matrícula.
Em todo o processo, há uma seleção rigorosa de ingredientes e fornecedores. A estrutura de armazenamento e transporte é adequada e a equipe passa por capacitação periódica. Os espaços de alimentação são planejados, com conceito de restaurante moderno, cores atrativas e mobiliário adequado à faixa etária dos estudantes. Elementos que dialogam com a cultura e a essência de cada escola reforçam a experiência lúdica, enquanto os alimentos são apresentados de forma criativa, estimulando a autonomia alimentar e o aprendizado. Muitos dos pratos servidos são criações do renomado chef Felipe Bronze.
A expansão da rede integra a estratégia de crescimento da empresa, que reformulou a marca nos últimos anos e ampliou seu alcance para outros estados. Ryung comenta que a chegada às novas instituições superou as expectativas, evidenciando que a educação alimentar tem ganhado espaço nas prioridades pedagógicas. “O início dos trabalhos nessas escolas reforça que nosso modelo é eficaz e desejado. Estamos ajudando a construir uma cultura alimentar positiva, que vai além da sala de aula, isso inclusive é um dos nossos valores”, conclui.
Ryung Hee Cho – Diretora de Novos Negócios da Sanutrin
Nutricionista e pós-graduada em vigilância sanitária, é Diretora de Novos Negócios da Sanutrin. Atua com alimentação escolar há mais de 20 anos, em funções gerenciais e executivas em escolas de referência nacional. Focada na excelência, alia a liderança humanizada à uma visão aprofundada em negócios.
Sobre a Sanutrin
A Sanutrin é especializada em refeições para estudantes, promovendo hábitos alimentares saudáveis e escolhas conscientes desde a infância, e está presente hoje em mais de 40 escolas de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Sua atuação se baseia nos pilares da qualidade e segurança dos alimentos, soluções inovadoras e customizadas, atendimento individualizado e acolhedor e educação alimentar e sustentabilidade.
-
Politica4 horas ago
Leila do Vôlei amplia diálogo com vários partidos e mira reeleição em 2026
-
Politica4 horas ago
Avançam projetos que criam assistência para doença rara e programa contra enfermidades negligenciadas no DF
-
Politica5 dias ago
Comunicação e política do Entorno são destaque no COMPOL Goiás 2025
-
Curiosidades5 dias ago
Mulher sofre rompimento de aorta com orgasmo