Social
Destinos de Goiás são destaque em feira nacional de turismo
Governo tem estande para divulgar a Chapada dos Veadeiros e outras belezas naturais do estado durante a 51ª Abav Expo, em Brasília (DF); objetivo é atrair visitantes brasileiros e internacionais
Com um estande próprio, o Governo de Goiás oferece uma verdadeira vitrine do estado aos visitantes da 51ª edição da Abav Expo, feira realizada pela Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav), em Brasília, com início nesta quinta-feira (26/9). O espaço goiano apresenta atrativos como a Chapada dos Veadeiros e o Parque Estadual Terra Ronca, dentro de uma estratégia para atrair turistas brasileiros e de outros países, gerando mais empregos e renda neste setor.
A ação é da Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo), presença frequente na feira. Este ano, o carro-chefe é a Chapada dos Veadeiros, apontada em pesquisas nacionais e internacionais recentes como o destino mais desejado em Goiás. Também estão expostas a Região das Águas Quentes; Chapada das Emas; Pegadas no Cerrado; Região do Ouro e o Caminho de Cora Coralina; além do Vale do Araguaia. Destaque ainda para o Parque Estadual Terra Ronca, a Região Encantos do Planalto Central e a Rota dos Pirineus.
De olho nos participantes de outros países, o Estado também investe na divulgação da infraestrutura e acesso facilitado, por meio de voos com destino a Brasília. Operadores internacionais foram convidados para fazer um roteiro pelas regiões das Águas Quentes, Chapada dos Veadeiros e Rota dos Pireneus. “O propósito é mostrar Goiás como um dos principais destinos de segmentos de natureza, apresentando um estado moderno, de povo acolhedor e receptivo”, destaca o presidente da autarquia, Fabrício Amaral.
O estande apresenta aos visitantes dois pontos instagramáveis. No primeiro, uma projeção simula a ‘pedra do útero’, uma formação rochosa do Vale da Lua, na Chapada dos Veadeiros, onde os visitantes podem tirar suas fotografias. No segundo, um ipê de três metros de altura ajuda a compor um ambiente tranquilo, com piso de iluminação de led onde se pode andar sobre o Vale da Lua. Para completar, são oferecidos produtos da nossa gastronomia para degustação.
A Feira
A Abav Expo chega à 51ª edição com números gigantes. São esperados 42 mil visitantes para os 198 estandes, 2 mil marcas expositoras e a participação de 22 países, 22 estados brasileiros e 15 municípios. Trinta e seis empresas operadoras e 120 compradores convidados, sendo 60 internacionais, confirmaram presença no evento. A Abav prevê movimentar R$ 30 milhões no três dias da feira, que termina neste domingo (28), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília.
Foto 1: Goiás Turismo
Legenda 1: Projeção do estande do Governo de Goiás que será aberto nesta quinta (26), na Abav Expo, em Brasília (DF)
Foto 2: Abav
Legenda 2: Edições anteriores da Abav Expo atraíram diversos players do setor de turismo
Agência Estadual de Turismo – Governo de Goiás
Social
Na Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
De outubro a novembro, projeto de arte-educação transforma a rotina escolar em experiência sensorial com mediação, espetáculo teatral e laboratório de musicalização.
Do campo ao ensino especial, seis escolas do DF recebem o projeto Na Trilha do Teatro para fazer do horário de aula um encontro com o riso, a curiosidade e o som do próprio corpo. Voltado a crianças de 6 a 10 anos, o programa articula três ações gratuitas e complementares: uma mediação teatral que prepara o olhar do público, a apresentação do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-surpresa” e um laboratório de musicalização infantil. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
O projeto aposta na formação de espectadores e na presença qualificada de artistas dentro da escola. A proposta é criar pontes entre obra e plateia, ativando repertórios sensoriais e afetivos. Na prática, a visita movimenta toda a comunidade escolar: professores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias, que veem pátios e salas se transformarem em palco; e a rotina, em experiência.
“É muito importante poder retomar com esse projeto de arte-educação, as escolas são espaços fundamentais para a formação de espectadores e cidadãos, afinal educação e cultura são pilares para uma sociedade justa”, conta o ator Pedro Caroca.
A trilha começa com a mediação teatral: uma conversa leve e provocadora, antes do espetáculo, que apresenta referências, convida à escuta e à participação das crianças. Nessa etapa, é distribuída uma cartilha pedagógica e lúdica com o material de apoio, para que a experiência siga ecoando em sala de aula depois da apresentação.
Em seguida é a vez do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-supresa”. E entra em cena Seu Cocó, um palhaço que “toca sem saber que toca” e convida o público a passear por um acervo de incertezas e descobertas: canções inventadas, poesias invisíveis, trava-línguas dançados, adivinhas misteriosas e cantigas de roda. O humor e a brincadeira abrem espaço para que cada criança reconheça seu próprio jeito de perceber ritmos, silêncios e histórias.
“O espetáculo é sobre a beleza de transformar o comum no extraordinário. Cada caixa é uma porta que se abre para a poesia e a imaginação compartilhada com o público. Meu maior desejo é que cada jogo e cada descoberta tragam a leveza e o encantamento que só a palhaçaria consegue provocar”, afirma a diretora Ana Vaz.
Para fechar, o laboratório de musicalização infantil, conduzido por Pedro Caroca, transforma o corpo em instrumento e a turma em orquestra. Por meio de jogos e dinâmicas, as crianças experimentam tempo, pulso, timbre e harmonia de modo prático e lúdico, uma iniciação ao universo sonoro que fortalece a escuta coletiva e a autonomia criativa.
Após as visitas escolares, será lançada uma exposição virtual com o olhar e a voz dos estudantes participantes. Ilustrações e depoimentos vão compor o acervo, ao lado de registros fotográficos e audiovisuais da equipe. A mostra, com curadoria do museólogo Marino Alves, ficará disponível permanentemente no site www.natrilhadoteatro.com.br.
“A exposição apresentará o processo de concepção e realização do projeto, destacando como as ações propostas impactaram os públicos, quais memórias foram evocadas e quais sentimentos vieram à tona. O teatro toca e emociona, e a museologia pode compartilhar e discutir as relações criadas entre artista e públicos ”, explica o curador Marino Alves.
Esta é a segunda edição de Na Trilha do Teatro. Em 2023, a iniciativa passou por 11 escolas públicas em diferentes regiões administrativas do DF. Agora, amplia o compromisso com a acessibilidade, oferecendo interpretação em LIBRAS, audiodescrição e material pedagógico acessível.
Programação
28 de outubro – Escola Classe Kanegae no Riacho Fundo
29 de outubro – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) Asa Sul
30 de outubro – Escola Classe Itapeti no Paranoá
05 de novembro – Escola Classe Guariroba em Samambaia
06 de novembro – Escola Classe Córrego das Corujas em Ceilândia
07 de novembro – Escola Bilíngue de Taguatinga
Baú Comunicação Integrada
Camila Maxi – (61) 98334-4279
Michel Toronaga – (61) 98185-8595
-
Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília
-
Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”






