Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Social

Espetáculo Celebracíon faz apresentação no Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Publicado em

Dividido em dois blocos, espetáculo da Adriana Palowa Escola de Dança traz o Ballet “Paquita” e “Tangos”. Ingressos estão à venda

Admiradores da dança terão um domingo cheio, no próximo domingo, primeiro dia do mês de setembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Vem aí o espetáculo Celebracíon, apresentado pela Adriana Palowa Escola de Dança.

A apresentação é dividida em dois blocos. A primeira delas é o Ballet “Paquita”, criado na Ópera de Paris em 1846 por Joseph Mazilier e Paul Foucher, e tem música de Édouard Deldevez e Ludwig Minkus. Vibrante e dividido em dois atos e três cenas, Paquita é ambientado na Espanha durante a ocupação napoleônica. A heroína, Paquita, é uma jovem cigana que descobre ser de ascendência nobre.

Ela usa sua coragem e inteligência para salvar o oficial francês Lucien d’Hervilly de uma conspiração mortal. A história se desenrola através de uma série de aventuras emocionantes e danças cativantes, culminando no famoso Grand Pas, uma exibição deslumbrante de técnica e beleza.

Advertisement

O segundo bloco traz Tangos, gênero de dança e música tradicionais da Argentina que evoca paixão e beleza. No palco, os dançarinos expressam uma enorme carga emocional com movimentos fortes e graciosos, ao som de músicas envolventes, razão pela qual o estilo se tornou um dos mais populares e reconhecidos no mundo.

Leia Também:  Saiba como se destacar em entrevistas de emprego remota?

“Neste palco, queremos exaltar o amor e as amizades que nos enriquecem. É um convite para vivermos intensamente cada momento, nos entregando ao presente e curtindo o hoje com todo o entusiasmo que ele merece”, descreve a professora Adriana Palowa. “Que possamos deixar para trás o peso do ontem e não temer o amanhã, pois o futuro é apenas um novo capítulo a ser escrito com muita alegria”, completa.

SERVIÇO
Espetáculo Celebracíon
Balés: Paquita e Tangos.
Data: 1/9, domingo, às 18hs (apresentação única)
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Duração do espetáculo: começa às 18hs com 1h30 de duração
Preços dos ingressos: R$ 55 no site furando Fila:
https://www.furandoafila.com.br/comprar/4852/celebracion

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Social

Na Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF

Published

on

De outubro a novembro, projeto de arte-educação transforma a rotina escolar em experiência sensorial com mediação, espetáculo teatral e laboratório de musicalização.

Do campo ao ensino especial, seis escolas do DF recebem o projeto Na Trilha do Teatro para fazer do horário de aula um encontro com o riso, a curiosidade e o som do próprio corpo. Voltado a crianças de 6 a 10 anos, o programa articula três ações gratuitas e complementares: uma mediação teatral que prepara o olhar do público, a apresentação do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-surpresa” e um laboratório de musicalização infantil. A iniciativa é realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

O projeto aposta na formação de espectadores e na presença qualificada de artistas dentro da escola. A proposta é criar pontes entre obra e plateia, ativando repertórios sensoriais e afetivos. Na prática, a visita movimenta toda a comunidade escolar: professores, equipes pedagógicas, estudantes e famílias, que veem pátios e salas se transformarem em palco; e a rotina, em experiência.

Advertisement

“É muito importante poder retomar com esse projeto de arte-educação, as escolas são espaços fundamentais para a formação de espectadores e cidadãos, afinal educação e cultura são pilares para uma sociedade justa”, conta o ator Pedro Caroca.

A trilha começa com a mediação teatral: uma conversa leve e provocadora, antes do espetáculo, que apresenta referências, convida à escuta e à participação das crianças. Nessa etapa, é distribuída uma cartilha pedagógica e lúdica com o material de apoio, para que a experiência siga ecoando em sala de aula depois da apresentação.

Leia Também:  Uma tarde Inesquecível: Homenagens e confraternização marcam o Dia do Gestor Escolar na CRE PARANOÁ E ITAPOÃ

 

Em seguida é a vez do espetáculo “Seu Cocó e as Caixas-supresa”. E entra em cena Seu Cocó, um palhaço que “toca sem saber que toca” e convida o público a passear por um acervo de incertezas e descobertas: canções inventadas, poesias invisíveis, trava-línguas dançados, adivinhas misteriosas e cantigas de roda. O humor e a brincadeira abrem espaço para que cada criança reconheça seu próprio jeito de perceber ritmos, silêncios e histórias.

Advertisement

“O espetáculo é sobre a beleza de transformar o comum no extraordinário. Cada caixa é uma porta que se abre para a poesia e a imaginação compartilhada com o público. Meu maior desejo é que cada jogo e cada descoberta tragam a leveza e o encantamento que só a palhaçaria consegue provocar”, afirma a diretora Ana Vaz.

Para fechar, o laboratório de musicalização infantil, conduzido por Pedro Caroca, transforma o corpo em instrumento e a turma em orquestra. Por meio de jogos e dinâmicas, as crianças experimentam tempo, pulso, timbre e harmonia de modo prático e lúdico, uma iniciação ao universo sonoro que fortalece a escuta coletiva e a autonomia criativa.

Após as visitas escolares, será lançada uma exposição virtual com o olhar e a voz dos estudantes participantes. Ilustrações e depoimentos vão compor o acervo, ao lado de registros fotográficos e audiovisuais da equipe. A mostra, com curadoria do museólogo Marino Alves, ficará disponível permanentemente no site www.natrilhadoteatro.com.br.

Advertisement

“A exposição apresentará o processo de concepção e realização do projeto, destacando como as ações propostas impactaram os públicos, quais memórias foram evocadas e quais sentimentos vieram à tona. O teatro toca e emociona, e a museologia pode compartilhar e discutir as relações criadas entre artista e públicos ”, explica o curador Marino Alves.

Leia Também:  Governo de Goiás investe meio bilhão em políticas sociais no Entorno do DF

Esta é a segunda edição de Na Trilha do Teatro. Em 2023, a iniciativa passou por 11 escolas públicas em diferentes regiões administrativas do DF. Agora, amplia o compromisso com a acessibilidade, oferecendo interpretação em LIBRAS, audiodescrição e material pedagógico acessível.

Programação

Advertisement

28 de outubro – Escola Classe Kanegae no Riacho Fundo

29 de outubro – Centro de Ensino Especial de Deficientes Visuais (CEEDV) Asa Sul

30 de outubro – Escola Classe Itapeti no Paranoá

Advertisement

05 de novembro – Escola Classe Guariroba em Samambaia

06 de novembro – Escola Classe Córrego das Corujas em Ceilândia

07 de novembro – Escola Bilíngue de Taguatinga

Advertisement

Baú Comunicação Integrada

www.baucomunicacao.com.br

Camila Maxi – (61) 98334-4279

Advertisement

Michel Toronaga – (61) 98185-8595

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA