Politica
“Queremos que empresa honre contrato que firmou”, diz secretária de Saúde
Segundo a secretária, Hospital do Gama colocou servidores a disposição do Hospital de Santa Maria durante a greve – (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
Ao CB.Poder, a chefe da pasta disse que está remanejando profissionais para cobrir serviços durante a greve de cozinheiros na Saúde. Repasses para empresa terceirizada foram efetuados, inclusive com adiantamentos. “Não há passivos”, ressaltou
A greve dos profissionais responsáveis pela produção de alimentos para o Hospital de Base de Brasília e o Hospital de Santa Maria (copeiras e cozinheiras) foi tema do CB.Poder — parceria entre Correio Braziliense e TV Brasília — de ontem. À jornalista Ana Maria Campos, a secretária de Saúde do DF, médica Lucilene Florêncio, falou sobre as medidas que estão sendo adotadas para lidar com a crise, como redistribuição de servidores, principalmente da área de nutrição, para auxiliar unidades com falta de mão de obra.
A titular da pasta afirmou que os repasses de recursos para a empresa terceirizada responsável pelos trabalhadores que estão em greve são feitos regularmente (eles pararam as atividades por atraso no pagamento dos salários). E deixou claro: o Governo do Distrito Federal (GDF) busca o diálogo, mas quer o cumprimento de todas as cláusulas do contrato firmado pela empresa e vai usar os meios jurídicos cabíveis para isso.
Uma questão que está em discussão hoje é a greve das cozinheiras do Hospital de Base. Esse problema está resolvido?
Nós da Secretaria de Saúde e o pessoal do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) temos acompanhado juntos essa situação. Temos uma empresa que está no segundo ano de contrato (que dura 24 meses e finda agora no dia 30 de julho). Desde o início, tivemos algumas intercorrências, mas o que temos a dizer é que o Iges-DF e a Secretaria de Saúde têm feito os repasses e não temos passivos com a empresa. Esse repasse tem sido feito regularmente, inclusive algumas antecipações. Esperamos que haja o pagamento das copeiras e dos cozinheiros para que eles retornem.
Está faltando alimentação no hospital?
Não. Hoje pela manhã, tivemos realmente uma ausência de colaboradores da empresa, tanto no Hospital de Base quanto no Hospital de Santa Maria. No Hospital de Base o quantitativo de colaboradores foi em torno de 40%; no Hospital de Santa Maria, cerca de 20%. O Hospital do Gama disponibilizou servidores do setor de nutrição (nutricionistas, técnicos e cozinheiros) ao Hospital de Santa Maria para fazer todo esse preparo e a entrega do alimento para as nossas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que também são ligadas ao Iges-DF. São 13 UPAs.
Como está sendo executada essa operação?
As unidades de saúde da região Central e Norte do DF são abastecidas pelo Hospital de Base. E as da região Sul, por alimentos preparados e distribuídos pelo Hospital de Santa Maria, com a ajuda do Hospital do Gama. Mas a Secretaria de Saúde tem uma rede robusta e solidificada. Temos várias empresas que prestam serviço nos outros hospitais da Saúde do DF. Estamos prontos para prestar apoio para que em nenhum momento nosso cidadão fique sem atendimento.
Quem faz esse serviço de fornecimento de alimentação aos hospitais?
Temos quatro empresas da parte da Secretaria de Saúde, e uma empresa que atende a rede do Iges-DF. Estamos com chamamento aberto e no próximo dia 22 teremos a abertura para propostas. Vamos aguardar quais serão as empresas que prestarão esse serviço. Obviamente, até o dia 30 de julho a empresa tem um compromisso conosco. Estamos buscando o diálogo e os meios jurídicos para o cumprimento de todas as cláusulas contratuais.
A questão de pessoal é sempre um problema na Saúde, certo? Como estão os concursos públicos?
Temos um concurso que está na fase de inscrição, para técnicos em enfermagem. Existem algumas categorias com cadastro reserva, como médicos, odontólogos, enfermeiros, generalistas, farmacêuticos e administradores. Também há uma série de categorias que têm um concurso vigente, para o qual podemos chamar, caso haja necessidade. Temos ainda um processo em fase final na Secretaria de Planejamento, para chamar os servidores tornados sem efeito (aqueles que nós convocamos e não tomaram posse).
Uma portaria permite que servidores da Saúde lotados no Iges-DF possam escolher onde ficar. Quando termina?
No final de agosto. Isto permitirá que os servidores decidam se querem voltar para a Secretaria.
*Estagiário sob a supervisão de Hylda Cavalcanti
Fonte: Correio Brasiliense
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
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