Social
Aniversário e conexão Nova York e Manaus entre os destaques da coluna
Segunda-feira de Carnaval especial para a primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha (foto), que completa neste dia 12 de fevereiro mais um ano de vida. A comemoração será intimista, em clima de descanso, na paradisíaca Fernando de Noronha, onde Mayara brinda em família o aniversário e aproveita para recarregar as energias no feriadão carnavalesco. Um pouco de sossego antes de retornar para Brasília, onde dará prosseguimento aos inúmeros projetos filantrópicos comandados no DF e que contam com o apoio do governador Ibaneis Rocha.
DUPLA HOMENAGEM
Logo após o Carnaval, a médica cardiologista Margarita Coronel Bazzano abre a sua cobertura em Brasília para um jantar em homenagem à amiga de longa data, a médica oncologista Luci Ishii. Na ocasião, será celebrado o aniversário de Luci e o aplaudido trabalho social desenvolvido por ela na Associação Brasiliense de Apoio ao Paciente com Câncer (Abac-Luz).
SOL DE VERÃO
O Carnaval carioca, que este ano levou uma grande quantidade de brasilienses ao Rio de Janeiro, está sendo de muito sol e mar, diferente de anos anteriores, quando o período foi de chuva e céu nublado. Sol de verão que está levando recorde de público às ruas da cidade nos muitos blocos que estão saindo e sendo acompanhados por multidões em clima de descontração.
SEM CONFETE
Embaixadores estrangeiros que costumam passar o Carnaval na capital lamentaram a ausência dos desfiles das escolas de samba brasilienses. Muitos deles costumam assistir aos desfiles nos camarotes da Secretaria de Turismo. Desfiles agora só pela televisão, acompanhando as agremiações que enfrentam a passarela da Sapucaí.
DELÍCIAS NO…
O Aeroporto Internacional de Brasília está lançando a 1ª edição do AeroBSB Gastro Week, com a participação de 22 restaurantes e lanchonetes do terminal brasiliense. Cada um deles selecionou produtos, criou combos e até pratos especiais feitos exclusivamente para a ação, com descontos entre 10% e 35%. Os passageiros e visitantes que passarem…
…AEROPORTO
…pelo terminal brasiliense até o dia 18 deste mês poderão garantir os descontos e ainda ganhar uma hora de estacionamento grátis ao comprar um dos produtos do AeroBSB Gastro Week. A iniciativa tem como objetivo divulgar as opções gastronômicas do Aeroporto de Brasília e criar experiências para quem passar pelo terminal no DF durante este período de alta temporada.
LÁ E CÁ
- Deputado Átila Lins participa de audiência em Nova York
- O deputado federal Átila Lins esteve em Nova York, Estados Unidos, representando a Câmara dos Deputados na Audiência Parlamentar Anual da União Interparlamentar – UIP, nas Nações Unidas – ONU. O decano da Câmara dos Deputados e vice-presidente da UIP, grupo brasileiro, integrou a delegação brasileira que debateu sobre o tema “Acabar com os conflitos: receitas para um futuro pacífico.”
- Empresário Átila Filho esteve em Manaus
- Já o empresário Átila Albuquerque Filho estava a milhares de quilômetros do pai. Representando a mãe, a empresária Rita Lins, ele esteve em Manaus para o evento de lançamento da contagem regressiva da reinauguração do icônico Hotel Tropical, agora chamado Tropical Hotel Amazônia, comprado e reformado pelo Grupo Fametro, do qual Rita é sócia. A grandiosa inauguração será no Réveillon de 2025.
BALADINHA
A sexta edição da badalada festa Arca de Noé aterrissa na capital no dia 13 de abril. O brasiliense já pode se preparar para curtir muita música, com DJs de várias partes do Brasil com um repertório diverso, que vai do hip hop ao pop, e do funk à eletrônica. Além do já tradicional parque de diversão, contará com inúmeras performances que ocorrerão na noite. O local da festa ainda é segredo.
CAMAROTE
A Billboard Brasil, em parceria com a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA), está com um espaço exclusivo no Camarote Rio Carnaval no Sambódromo da Marquês de Sapucaí. Durante os seis dias de desfiles das escolas cariocas, artistas, jornalistas e influenciadores digitais estarão marcando presença no disputado local.
POIS É
Estelionatário de Brasília, que hoje atua na Câmara dos Deputados, após enganar e tomar dinheiro de empresários de Brasília e de outros estados do país, está circulando no Carnaval do Rio. Marcando presença nos camarotes e festas mais caras da temporada. Há quem diga que ele está pagando tudo com o dinheiro dos golpes que deu.
NAS…
O Grupo R2 idealizou neste Carnaval, o projeto Carnavoou. Com influenciadores digitais a bordo, um Boeing 737 executivo tem no trajeto cinco cidades em cinco dias, mostrando o que o Brasil tem de mais rico e juntando os melhores carnavais do país em um só voo, com serviço de bordo, traslado, hotel, segurança, música e muita diversão.
…ALTURAS
A jornada inclui Brasília, Salvador, Recife, Rio e São Paulo. Entre os passageiros, Sarah Andrade, Gabriel Santana, Sarah Aline, Gabi Lopes, By Pamella, Laddy Nada, Nicole Louise, Cela Lopes, Fábio Marxx, Agatha Braga, Tokinho, Alexandrismos, Carol Paiffer, Matheus Pasquarelli, Mário Portella e Jéssica Marisol, entre outros nomes.
Fotos: Wesley Carvalho e Arquivo Pessoal
Social
Educação Infantil não é “brincadeira”: primeiros anos na escola definem bases cognitivas, sociais e emocionais das crianças
Cuidadores e ambientes domésticos nem sempre proporcionam os estímulos corretos para o pleno desenvolvimento durante a primeira infância
Por lei, no Brasil, todas as crianças com quatro anos completos até 31 de março devem obrigatoriamente serem matriculadas pelos pais e responsáveis na pré-escola, etapa inicial da educação básica. Com a matrícula durante os primeiros anos sendo facultativa, muitas famílias adiam o início da vida escolar dos filhos, motivados pela ideia de que crianças tão pequenas vão à escola “apenas para brincar”, em uma rotina que preenche o tempo, mas é esvaziada de sentido.
Clique aqui para baixar a sugestão de imagem. Crédito: Freepik
|
Essa visão, entretanto, desconsidera conceitos fundamentais do desenvolvimento infantil e a intencionalidade da rotina escolar. A Educação Infantil não é apenas um espaço de cuidados ou brincadeiras que ocupam o dia. De acordo com especialistas da área, é um período decisivo para a construção das habilidades cognitivas, socioemocionais e físicas que acompanharão a criança por toda a vida. Em um ambiente pedagógico, brincadeiras e atividades lúdicas são desenhadas com propósito, para estimular a coordenação motora, a comunicação, a autonomia e o convívio social, por exemplo.
A diretora do colégio Progresso Bilíngue de Vinhedo (SP), Luciane Moura, destaca a importância de enxergar a etapa com a seriedade que ela merece. “Na primeira infância, tudo o que a criança vivencia, cada brincadeira e experiência, têm um impacto profundo no desenvolvimento do cérebro. A escola organiza esses estímulos de forma intencional, garantindo que brincar também seja aprender. Essa intencionalidade dá à infância um papel central na formação de bases sólidas para toda a trajetória escolar e para a vida do futuro adulto”, afirma.
A primeira infância, quando o cérebro infantil apresenta maior plasticidade, também se destaca como o período mais favorável para a aquisição de um segundo idioma, permitindo que as crianças absorvam sons, estruturas linguísticas e vocabulário de forma natural, sem as barreiras típicas do aprendizado na idade adulta. “Escolas bilíngues inserem no contexto das aulas músicas, histórias, interações cotidianas e brincadeiras mediadas em outra língua, o que ajuda, no futuro, a ter uma fluência mais próxima do que um nativo teria”, acrescenta Luciane.
Quando levar a criança para a escola ou creche?
A idade de ingresso da criança em uma creche ou escola de educação infantil também costuma gerar dúvidas, e muitas famílias esbarram na ideia de que “a criança ainda é muito pequena para ir à escola”. Não há uma regra única para todas as famílias, mas há um consenso entre especialistas que quanto mais cedo a criança for exposta a ambientes seguros, estimulantes e socialmente ricos, mais benefícios tende a apresentar.
“A socialização diária com outras crianças, aliado a uma rotina pedagógica estruturada, amplia o repertório infantil de maneira significativa. Outro benefício é a construção de vínculos saudáveis com outros adultos, favorecendo a capacidade de adaptação e contribuindo para a segurança emocional. Cada mês na primeira infância é uma oportunidade de aprendizagem que não se repete da mesma forma depois”, comenta Larissa Berdu, diretora pedagógica do colégio Progresso Bilíngue de Indaiatuba (SP).
Babás, avós e cuidadores desempenham papel importante no cotidiano das famílias, enquanto a escola oferece experiências pedagógicas e sociais que exigem formação profissional específica. Em ambientes educacionais, as atividades de linguagem, motricidade, investigação, música e interação são planejadas com intencionalidade e foco no desenvolvimento global da criança e na construção do pertencimento ao coletivo, algo que não é possível reproduzir no ambiente doméstico.
Dicas para os pais escolherem a escola ideal
Para as famílias que estão no processo de decisão pela escola, a recomendação é observar alguns aspectos práticos que ajudam a identificar se a escola oferece um ambiente adequado para a primeira infância. “É importante que os pais visitem a instituição, observem a interação entre professores e crianças, perguntem sobre a proposta pedagógica, conheçam as atividades que fazem parte do cotidiano e os espaços físicos que serão frequentados pelos pequenos. Ambientes seguros e estimulantes, rotina clara e diversificada, comunicação transparente com as famílias e profissionais qualificados são indicadores relevantes”, diz Larissa.
Além disso, vale acompanhar como a escola lida com temas como acolhimento na adaptação, construção de autonomia, socialização e, quando for o caso, a abordagem bilíngue. “A combinação entre ambiente acolhedor, planejamento pedagógico consistente e práticas que respeitam o ritmo da criança costuma ser um bom sinal de que ela terá uma experiência positiva nos primeiros anos escolares”, completa Luciane.
As especialistas
Larissa Berdu atua há mais de 30 anos na área da Educação. É formada em Pedagogia pela Unicamp e possui Pós-graduação em Educação Infantil, pela Universidade Castelo Branco. Com ampla experiência em docência e gestão pedagógica, trabalhou em diferentes segmentos da Educação Básica. Desde 2020, é diretora pedagógica do Colégio Progresso Bilíngue Indaiatuba, SP.
Luciane Moura possui graduação em Pedagogia e Psicopedagogia e MBA em Gestão Escolar. Acumula mais de 20 anos de experiência na educação, atuando como professora, coordenadora e, há mais de 11 anos, como diretora do Colégio Progresso Bilíngue Vinhedo/SP.
Sobre a ISP – International Schools Partnership
A International Schools Partnership (ISP) é um grupo internacional presente em 25 países, com 109 escolas privadas e mais de 92.500 estudantes em todo o mundo. A ISP apoia e capacita as instituições de ensino, desenvolvendo novos padrões de excelência em educação, para transformar as escolas em referência em suas comunidades locais e no setor educacional global. O aluno da ISP está no centro da jornada de aprendizagem e é preparado para o futuro, tendo acesso a educadores apaixonados e experientes, e ferramentas para que adquira confiança, conhecimento e habilidades; e aprimore seu aprendizado acadêmico, pessoal, social e emocional em um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo. Para mais informações, acesse o site.
-
Social3 dias agoEducação Infantil não é “brincadeira”: primeiros anos na escola definem bases cognitivas, sociais e emocionais das crianças
-
Entretenimento3 dias agoTemporaneo esquenta janeiro com mais um fim de semana dedicado ao rock em Brasília
-
Saúde2 dias agoUnidades de Pronto Atendimento do DF recebem ações voltadas ao cuidado com a saúde mental
-
Politica2 dias agoMais de 7,2 mil motoristas do Distrito Federal já tiveram CNH renovada automaticamente, com economia de quase R$ 6,8 milhões







