Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Deputada alerta sobre vídeos que disseminam notícias falsas

Publicado em

São falsos os vídeos que circulam na Internet sobre a suposta prisão da deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), que teria sido expedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, além de outra versão do mesmo tema, em que também é citada a suposta intervenção do presidente da Câmara dos Estados Unidos, Mike Johnson, em decisões da Suprema Corte brasileira. Os dois vídeos somam-se a um terceiro, com conteúdo parecido, e que também envolvia o ministro Moraes e a deputada, com o mesmo intuito de gerar desinformação. Ambos os conteúdos são inverídicos.

Ao contrário do que dizem os vídeos, a deputada esteve sim, nos Estados Unidos, na semana passada, mas foi para participar de um programa de aprimoramento no tema Primeira Infância, sua principal pauta como parlamentar.

Paula Belmonte solicita a quem a segue nas redes sociais e também aos que acompanham a sua trajetória política pelos mais diversos canais de comunicação, que não compartilhem esse tipo de notícia enganosa.

Advertisement

Fonte: Ascom Deputada Paula Belmonte

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  No carnaval, junte-se ao Bloco do Vale

Politica

CDH realizará audiência pública sobre a Síndrome do X Frágil

Published

on

Debate no Senado vai discutir desafios do diagnóstico e tratamento da Síndrome do X Frágil, condição genética ligada à deficiência intelectual e ao autismo, que pode afetar entre 24 mil e 52 mil pessoas no Brasil.

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado promove, no dia 22 de setembro (segunda-feira), às 10h, no Plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, audiência pública para debater a Síndrome do X Frágil (SXF), considerada a causa hereditária mais comum de deficiência intelectual e transtorno do espectro autista. A iniciativa atende ao Requerimento 85/2025, de autoria do senador Flávio Arns (PSB/PR).

“A realização da audiência pública contribuirá para aprofundar o debate e propor políticas públicas que garantam diagnóstico precoce, tratamento adequado e inclusão social para pessoas com Síndrome do X Frágil e seus familiares”, justificou Arns.

A audiência reunirá especialistas da área médica, representantes de associações de pacientes e gestores públicos, e terá como objetivo avaliar a situação atual no Brasil, incluindo o acesso a exames genéticos, terapias multidisciplinares e apoio educacional.

Advertisement

Dados sobre a Síndrome do X Frágil

Leia Também:  Justiça proíbe que Michelle Bolsonaro receba título de cidadã paulistana no Theatro Municipal de SP

Estudos internacionais estimam que a prevalência seja de aproximadamente 1 em cada 4.000 a 5.000 homens e 1 em cada 6.000 a 8.000 mulheres. A SXF é a causa hereditária mais comum de deficiência intelectual e autismo, e a identificação precoce é fundamental para ampliar o acesso a tratamento e inclusão.

No Brasil, ainda não há um levantamento oficial, mas estimativas do Instituto Buko Kaesemodel apontam para cerca de 24 mil a 52 mil pessoas com a Síndrome do X Frágil, a maioria homens.

Advertisement

A reunião será interativa, transmitida ao vivo e aberta à participação dos interessados por meio do portal e-Cidadania (senado.leg.br/ecidadania) ou pelo telefone da Ouvidoria: 0800 061 2211.

Assessoria de Comunicação – Comissão de Direitos Humanos
📞 Tel: (61) 9.9241-7132
📧 arthur.reis@senado.leg.br
| imprensa.damaresalves@senado.leg.br

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA