Politica
Crianças atendidas por instituições sociais participam de tarde de diversão no Nosso Natal
 
																								
												
												
											Garotada conheceu o espaço junto com familiares, e brincou na pista de patinação, roda-gigante e carrossel; evento foi realizado pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, sob coordenação da primeira-dama Mayara Noronha Rocha
Cerca de 350 crianças conheceram as instalações do Nosso Natal, evento comemorativo do Governo do Distrito Federal (GDF), na Esplanada dos Ministérios, nesta segunda-feira (2). A ação social faz parte da campanha promovida pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais, e contemplou pequenos atendidos por instituições sociais do Varjão, Samambaia e Paranoá. A garotada foi ao espaço acompanhada de pais e responsáveis, totalizando público de aproximadamente 700 pessoas.
“É um dia de muita alegria. Poder começar a semana recebendo essas crianças, criando memórias afetivas, realmente é o que dá sentido à nossa cidade. Brasília é conhecida como a cidade dos sonhos e as nossas crianças hoje estão vivendo isso”, salientou a primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha Rocha. “Tenho certeza que daqui a muitos anos, o que elas viveram no dia de hoje, estará na memória. Aqui elas andaram de carrossel, roda gigante, patinação no gelo, participaram de muitas oficinas, apresentações e ainda ganharam presentes.”
 
A garotada foi ao espaço acompanhada de pais e responsáveis, totalizando público de aproximadamente 700 pessoas | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília
O espaço foi reservado para os pequenos das 17h às 20h. Depois, as portas foram abertas para a população, que pode conferir gratuitamente todas as atrações montadas no local, até o dia 23 e de 25 a 30 de dezembro, das 17h às 23h. Nos dias 24 e 31, não haverá visitação. O evento é realizado pela Chefia-Executiva de Políticas Sociais em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
“Neste ano, o GDF decidiu fazer um grande evento, um Natal que Brasília nunca viu. A intenção é trazer as pessoas de todas as regiões, inclusive do Entorno, para viver esse momento tão especial”, destacou a chefe-executiva de Políticas Sociais, Talita Mattosinhos. Segundo ela, a campanha ainda prevê o tradicional almoço natalino nos restaurantes comunitários do DF, com ceia a R$ 1 e atrações culturais no próximo dia 16.
 
Os irmãos Ana Jullia da Silva, 10, e Laura Hevellyn, 6, acompanhados da mãe, a dona de casa Raquel Silva, e dos outros dois irmãos, aproveitaram todas as atrações disponíveis, como a roda-gigante e a oficina de cartinhas
Magia natalina
Diversão foi a palavra chave desta segunda-feira (2) para os irmãos Ana Jullia da Silva, 10, e Laura Hevellyn, 6. Acompanhados da mãe, a dona de casa Raquel Silva, e dos outros dois irmãos, elas aproveitaram todas as atrações disponíveis, como a roda-gigante e a oficina de cartinhas, e levaram bonecas e um carrinho para casa. “O que você mais gostei foi a roda gigante”, disse Laura, ao que a irmã completou: “Foi a primeira vez que vi o Papai Noel, achei ele muito legal.”
Para Maria Luísa Carvalho, 7, a melhor parte foi a apresentação de canções natalinas, em que ela e a mãe puderam cantar e dançar juntas. “Foi muito legal. Estou muito feliz de vir aqui neste Natal”, disse. Já Rayanne Oliveira, 10, ficou encantada com a decoração do espaço. “É lindo aqui, as decorações, os brinquedos, tudo é bonito”, disse.
A autônoma Gilmara Viana compareceu no evento natalino do ano passado e garantiu que as instalações deste ano estão ainda melhores. “Acho que (o evento) se superou. Achei muito, muito lindo”, disse. “É maravilhoso por ser gratuito e dar oportunidade não só a mim, mas a outras famílias também, de virem com seus filhos para curtir esse momento especial.”
 
Para as crianças, a programação também oferece trenzinho, casa do Papai Noel, teatro infantil e oficinas de confecção de adereços natalinos e cartas ao Bom Velhinho
Programação
No local, os visitantes podem contemplar a árvore de Natal de 30 metros, além de brincarem na roda-gigante, carrossel, presépio e a grande novidade deste ano: a pista de patinação no gelo. Também estará à disposição do público uma praça de alimentação e uma feira de presentes, além de apresentações musicais e artísticas.
Para as crianças, a programação também oferece trenzinho, casa do Papai Noel, teatro infantil e oficinas de confecção de adereços natalinos e cartas ao Bom Velhinho. Para o teatro e as oficinas, é necessário retirar ingressos antecipados, de forma gratuita. São duas sessões por dia, às 18h e às 20h, com 80 ingressos para cada uma delas. A reserva dos bilhetes começa às 8h do dia da sessão, no site do evento.
Nosso Natal
→ Período: 1º a 30 de dezembro (exceto dia 24)
→ Horário: 17h às 23h
→ Local: Esplanada dos Ministérios
→ Entrada: Gratuita
→ Ingressos de oficinas: Serão disponibilizados presencialmente no local
→ Programação completa neste link
 
																	
																															Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
 
														O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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