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Referência nacional: 28 anos do respeito à faixa de pedestre

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Foto: Afonso Ventania / Bikerreporter do Jornal de Brasília

Trânsito da PMDF organiza ações educativas com crianças e comunidade para comemorar aniversário do maior símbolo da capital federal

Afonso Ventania – Bikerrepórter

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No coração do país, Brasília comemora um marco histórico: 28 anos da cultura de respeito à faixa de pedestres. Implementada em 1º de abril de 1997, essa iniciativa revolucionou a mobilidade urbana e se tornou um exemplo para o Brasil, influenciando a forma como motoristas e pedestres interagem no trânsito.

A capital federal foi pioneira ao adotar um modelo em que os motoristas dão preferência ao pedestre sem a necessidade de semáforos nas vias e rodovias que cortam o Planalto Central. Com um simples gesto de estender o braço, o sinal de vida, os pedestres sinalizam sua intenção de atravessar, e os condutores, em sua maioria, param para garantir a passagem segura. A prática, que hoje parece natural para os brasilienses, nasceu de campanhas educativas e da conscientização sobre a segurança viária.

A iniciativa partiu do já falecido coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Renato Azevedo que, em uma viagem a Espanha, notou que a faixa de pedestre era respeitada. Naquele período, o então governo do DF em união com a mídia e a sociedade civil iniciaram a Campanha Paz no Trânsito. O respeito à faixa de pedestre, no entanto, não estava previsto nas ações até então planejadas pelos órgãos de fiscalização de trânsito. Foi, então, que Azevedo tomou a iniciativa e implementou o respeito à faixa de pedestre.

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faixa
Foto: Afonso Ventania / Bikerreporter do Jornal de Brasília

O bikerrepórter do Jornal de Brasília, Afonso Ventania, contou esta história em reportagem no ano passado e que é uma das cinco finalistas do Prêmio de Jornalismo do Fórum Internacional de Transporte (ITF, sigla em inglês).

Para comemorar a data, o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (CPTran), que inclui o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), realizou nesta terça-feira (1º/4) um evento em comemoração aos 28 anos de respeito à faixa de pedestres na 307 Sul, onde foi instalada a primeira faixa, em 1997.

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No local, aconteceram ações educativas e comunitárias voltadas à segurança no trânsito. Policiais, alunos de escolas de ensino fundamental e a comunidade cantaram parabéns e até cortaram um bolo em homenagem à faixa. A programação incluiu também apresentações do grupo de teatro Rodovia, da PMDF, com uma abordagem lúdica para ensinar regras básicas de trânsito aos motoristas e pedestres. Além disso, foram realizadas blitzes educativas, com distribuição de materiais informativos.

A educadora física Júlia de Alencar concorda que o respeito à faixa de pedestre é um dos símbolos da capital federal e é essencial para a redução de sinistros. “É de extrema importância para evitar acidentes que envolvem pedestres, ciclistas e motoristas; desde aqueles com pequenos danos materiais até os mais graves”.

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Marilei Sousa Rosa, moradora da Asa Sul, lembra que o respeito já foi bem maior e que hoje os motoristas não respeitam tanto a faixa de pedestre. “Algumas vezes, os carros não querem parar. Deram uma relaxada na faixa. Eu até já quase fui atropelada com a minha filha”, diz. Para ela, a solução é intensificar as campanhas de educação. “Os órgãos de fiscalização precisam investir em educação também para prevenir acidentes”, completa.

Exemplo nacional

O respeito à faixa de pedestres em Brasília se consolidou como referência para outras cidades brasileiras. Ao longo dos anos, diversas capitais tentaram replicar o modelo, algumas com êxito parcial. A iniciativa também chamou a atenção de organismos internacionais, sendo considerada um caso de sucesso em educação e cultura no trânsito.

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Segundo dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a taxa de atropelamentos na cidade teve uma redução significativa desde a adoção da medida. Desde 1997, quando Brasília se consolidou como a capital da travessia segura na faixa, as reduções foram expressivas: no primeiro ano, o número de pedestres mortos caiu de 266 (1996) para 202 (1997), representando 24% de redução. E de lá para cá, a quantidade de pedestres mortos tem sido cada vez menor, mesmo com a crescente frota de veículos e da população do DF.

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Apesar da frota de veículos ter triplicado nestes 28 anos, passando de 605 mil veículos (1996) para 2.113.453 veículos (2025), a quantidade de pedestres que perderam a vida no trânsito do DF, em 2025, foi 69% menor que em 1996, caindo de 266 para 82 mortes por atropelamento. E, dessas 82 mortes, somente uma ocorreu na faixa de pedestre – o que mostra que a faixa de pedestre é realmente o lugar seguro para a travessia.

Novas faixas

Além de ampliar a quantidade de faixas no último ano – passando de 4.356 para 4.484 em todo o DF, o Detran-DF revitalizou 3.686 faixas (88%) em 2024 e outras 590 agora em 2025. Também foram instaladas 256 placas de sinalização das faixas em 2024 e outras 40 neste ano. Nos próximos dias, outras 143 faixas passarão por revitalização nas vias urbanas do Distrito Federal.

Quem desrespeita o direito do pedestre, previsto no artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro, deixando de dar-lhe a preferência de passagem quando ele se encontra na faixa, comete infração gravíssima penalizada com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

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Desafios

Apesar dos avanços, manter a cultura do respeito à faixa de pedestres continua sendo um desafio. O crescimento da frota de veículos, o aumento da população e a chegada de novos moradores vindos de regiões onde a prática não é comum exigem campanhas constantes de conscientização.

Fonte: Jornal de Brasilia
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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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