Diversas
Conheça os 12 cursos on-line gratuitos ofertados pela Embrapa Cerrados no e-Campo
Foto: Reprodução
Os interessados em temas da fruticultura tropical, na produção integrada e boas práticas agrícolas, na recuperação e renovação de pastagens degradadas e na produção integrada de borracha natural têm à disposição 12 cursos on-line totalmente gratuitos e disponíveis no e-Campo, a plataforma de capacitações on-line da Embrapa.
Os cursos são autoinstrucionais (permitem o aprendizado autônomo) e assíncronos, ou seja, o participante pode acessar os conteúdos a qualquer momento.
Saiba quais são os cursos desenvolvidos pela Unidade atualmente disponíveis e com inscrições abertas:
Recuperação e Renovação de Pastagens Degradadas no Cerrado
Lançamento: 2024
Destinado a produtores rurais, técnicos extensionistas, consultores, professores, gestores públicos, estudantes e pessoas interessadas no tema, o curso tem carga horária de 50 horas. O objetivo é promover um espaço de aprendizagem sobre a identificação e estratégias, visando auxiliar técnicos e produtores rurais na escolha de soluções sustentáveis e adequadas para diferentes níveis de degradação do solo.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Produção Integrada: Introdução à Produção Integrada (Módulo I)
Lançamento: 2024
Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e destinado a produtores rurais, técnicos agrícolas e demais interessados com formação profissional de nível superior, o curso possui carga horária de 20 horas e traz informações gerais sobre a filosofia e procedimentos para a adoção da Produção Integrada (P.I.) como alternativa economicamente rentável e ambientalmente equilibrada, que permite ofertar ao consumidor um produto diferenciado, seguro para o consumo, com origem conhecida e produzido em conformidade com as Boas Práticas Agrícolas. Além da disponibilidade de alimentos mais saudáveis, a adoção desse sistema contribui para o desenvolvimento sustentável na produção de alimentos, com redução dos custos de produção e, consequentemente, maior rentabilidade para os produtores rurais.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Produção Integrada: Gestão e Planejamento da Empresa Rural (Módulo II)
Lançamento: 2024
Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e destinado a produtores rurais, técnicos agrícolas e demais interessados com formação profissional de nível superior, o curso possui carga horária de 60 horas e traz informações gerais sobre aspectos específicos da Produção Integrada, como segurança do alimento, rastreabilidade do processo produtivo, assistência técnica e organização de produtores, segurança, saúde e bem-estar do trabalhador rural.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Produção Integrada: Práticas Culturais do Maracujá (Módulo III)
Lançamento: 2024
Este curso também foi desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Viçosa na temática da Produção Integrada. Para realizá-lo, o participante precisa ter concluído os cursos “Produção Integrada: Introdução à Produção Integrada” (Módulo I) e “Produção Integrada: Gestão e Planejamento da Empresa Rural” (Módulo II). Com carga horária de 40 horas, o Módulo III aprofunda os conhecimentos nas Práticas Culturais da Produção Integrada do Maracujá com base nas Boas Práticas Agrícolas e nas Normas Específicas para a obtenção da Certificação da Produção Integrada de Maracujá.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Minicurso Fruticultura Tropical: Avanços na propagação dos maracujás
Lançamento: 2024
Destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes, o curso tem carga horária de 7 horas. O objetivo é oferecer informações básicas e os avanços das pesquisas sobre os tipos de propagação e sua importância para o uso diversificado dos maracujás azedos, doces, silvestres e ornamentais.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Minicurso Fruticultura Tropical – Abacate: Instruções técnicas para cultivo comercial
Lançamento: 2023
Destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes, o curso tem carga horária de 8 horas. O objetivo é fornecer informações gerais sobre o cultivo comercial de abacate, desde a implantação do pomar até a comercialização do fruto.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Minicurso Fruticultura Tropical – Goiaba: Instruções técnicas para cultivo comercial
Lançamento: 2023
Destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes, o curso tem carga horária de 8 horas. O objetivo é oferecer informações gerais sobre o cultivo comercial de goiaba, desde a implantação do pomar até a comercialização do fruto.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Minicurso Fruticultura Tropical – Manga: instruções técnicas para cultivo comercial
Lançamento: 2023
Destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes, o curso tem carga horária de 8 horas. O objetivo é oferecer informações gerais sobre o cultivo de manga, desde a implantação do pomar até a comercialização do fruto.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Minicurso Fruticultura Tropical – Mercado e comercialização de frutas frescas e processadas
Lançamento: 2023
Destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes, o curso tem carga horária de 6 horas. O objetivo é oferecer informações gerais para elaboração de um plano de negócios para acesso aos mercados de frutas frescas e processadas.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Minicurso Fruticultura Tropical – Maracujás: cultivares, sistemas de produção e mercado
Lançamento: 2022
Destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes, o curso tem carga horária de 4 horas. O objetivo é oferecer informações técnicas básicas e sistematizadas sobre o cultivo de maracujás.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Minicurso Fruticultura Tropical – Pitayas: melhoramento genético e sistemas de produção
Lançamento: 2022
Destinado a produtores rurais, extensionistas, professores, gestores públicos e estudantes, o curso tem carga horária de 8 horas. O objetivo é oferecer informações gerais sobre o cultivo comercial de pitaya, desde a implantação do pomar até a comercialização do fruto.
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Produção Integrada de Borracha Natural (Seringueira – Fase Fazenda)
Lançamento: 2022
Destinado a profissionais de nível superior da área agropecuária, devidamente registrados em seus conselhos de classe profissional, o curso tem carga horária de 60 horas. O objetivo é que o participante entenda o contexto do programa de certificação da produção integrada de borracha natural (Seringueira – Fase Fazenda), instituído pela instrução normativa número 6 de 26/04/2021 (MAPA, 2021).
Mais detalhes aqui.
Faça o curso acessando https://ava.sede.
Estatísticas
A Embrapa Cerrados começou a desenvolver e ofertar cursos na plataforma em 2021. Desde então, foram recebidas 17.458 inscrições de todos os estados do Brasil e de outros 20 países, com 5.635 conclusões (32,3%), de acordo com as estatísticas do e-Campo até janeiro deste ano.

Número de inscritos por curso até 2024. Os cursos “Excelência e qualidade em bioanálise do solo” e “Diagnóstico comportamental da atividade produtiva” são oferecidos a públicos específicos.
Distribuição geográfica dos participantes dos cursos oferecidos pela Embrapa Cerrados no Brasil e no mundo até 2024.
O público participante dos cursos da Embrapa Cerrados é predominantemente de estudantes (63,42%), mas também há produtores (11,23%), técnicos de assistência técnica e extensão rural (7,04%), professores (3,54%), entre outros. O nível de escolaridade vai do ensino fundamental (1,62%) até o pós-doutorado (0,99%), sendo o maior contingente de alunos com curso superior incompleto (30,63%).
A principal área de formação é a Agronomia (38,21%), mas há alunos com outras formações distintas: Ciências Agrárias (5,14%), Administração (4,01%), Biológicas (3,19%), Direito (2,02%) e Engenharias (1,56%). Os homens (60,57%) são maioria. Apenas 30,56% dos participantes têm vínculo empregatício e 24,51% se declaram agentes multiplicadores.
Fábio Faleiro, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, aponta que os cursos oferecidos pela Unidade na plataforma e-Campo apresentam dezenas de tecnologias desenvolvidas pela Embrapa e parceiros e são importantes ferramentas de capacitação e de transferência de tecnologia.
“Por meio dessa importante plataforma digital de capacitação, as informações são difundidas para todas as unidades federativas do Brasil, o que possibilita o aumento da adoção das tecnologias e, em consequência, o aumento dos seus impactos econômicos, sociais e ambientais”, afirma, acrescentando que os cursos contam não apenas com a participação das equipes de pesquisa e desenvolvimento, como também das equipes de transferência de tecnologia que atuam na produção pedagógica, técnica e audiovisual, o que tem possibilitado a oferta de cursos muito bem avaliados pelos participantes.
Sobre o e-Campo
Lançada em 2017 pela Embrapa, a plataforma e-Campo conta atualmente com 171 capacitações ativas, a maior parte gratuita e autoinstrucional. Até janeiro deste ano, os cursos haviam recebido mais de 1,3 milhão de inscrições de participantes do Brasil e de outros 102 países, com 441 mil concluintes. Conheça todas as capacitações on-line acessando https://e-campo.
Breno Lobato (MTb 9417/MG)
Embrapa Cerrados
Contatos para a imprensa
cerrados.imprensa@embrapa.br
Telefone: (61) 3388-9945
Diversas
Detran-DF flagra 14 condutores alcoolizados em operação em Águas Claras
Em menos de três horas, 120 motoristas foram abordados e realizaram o teste do etilômetro
Valquíria Cunha
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre 23h30 de terça-feira (14) e 1h15 desta quarta-feira (15), uma grande Operação Lei Seca na Avenida Castanheiras, altura da Rua Maracá, em Águas Claras. A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e teve como objetivo coibir infrações relacionadas ao consumo de álcool e reforçar a segurança viária na região.
Durante a operação, 120 condutores foram abordados e submetidos ao teste do etilômetro. Desse total, 14 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. As equipes também registraram outras irregularidades, como um caso de excesso de passageiro, um de não uso do cinto de segurança, um de transporte de criança sem cadeirinha, um escapamento alterado em carro e outro em motocicleta, uma Carteira Nacional de Habilitação vencida, dois condutores inabilitados, um caso de falta de equipamento obrigatório e três outras infrações diversas.
A ação contou com a participação de 12 agentes e 6 viaturas do Detran-DF, além do apoio de uma viatura e dois policiais da PMDF.
-
Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília
-
Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”






