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Politica

A importância da detecção precoce no Câncer de Cabeça e Pescoço

Publicado em

Texto: Anna Beatriz Vieira
Fotos: Alberto Ruy/IgesDF
Inca prevê que surjam 39.550 novos casos no Brasil. Hospital de Base é referência no tratamento
Desde 2022 o mês de julho recebeu a cor verde como forma de promover o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado neste domingo (27). A especialidade abrange diversos cânceres localizados em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, seios paranasais, fossas nasais, glândulas salivares, couro cabeludo e tireoide. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), quando descoberto na fase inicial, o índice de cura pode chegar a 90%.
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que surjam 39.550 novos casos de câncer de cabeça e pescoço no Brasil em 2025, sendo 2.760 no Centro-Oeste. Apenas no primeiro semestre deste ano, o Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), administrado pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), confirmou o diagnóstico de 856 novos casos, dos quais quase 150 são de câncer de tireoide.
Segundo a médica endocrinologista do HBDF e doutora em câncer de tireoide avançado Cristiane Jeyce, o perigo é que, na maior parte dos casos, o câncer é assintomático e, quando os exames não são realizados regularmente, a doença já é identificada em estágios mais avançados, o que diminui a chance de cura.
“O câncer de tireoide é o tumor endocrinológico mais comum e afeta mais as mulheres que os homens, geralmente na faixa entre 20 e 55 anos. Apesar disso, o tumor nos homens pode apresentar um padrão mais agressivo. Infelizmente, eles acabam buscando acompanhamento médico com menor frequência”, destaca a médica.
Os principais sintomas do câncer de cabeça e pescoço incluem o surgimento de nódulo no pescoço, manchas brancas ou avermelhadas na boca, feridas que não cicatrizam em até duas semanas, dor de garganta persistente por mais de 15 dias, dificuldade ou dor ao engolir e alterações na voz ou rouquidão prolongada. Esses sinais podem estar relacionados a outras condições clínicas, por isso é fundamental procurar um médico para avaliação e diagnóstico correto.
Necessidade de diagnóstico preciso
A realização dos exames corretos é fundamental para a detecção e o diagnóstico precoce da doença. Em 2016, Darlene da Conceição descobriu um tumor durante o tratamento para hipotireoidismo que já realizava há 15 anos. “Passei vários anos fazendo o acompanhamento para meu problema de tireoide, mas estranhava que meu médico nunca solicitava um ultrassom. Eu já sabia que esse tipo de exame era necessário para identificar possíveis cânceres, então busquei uma nova médica. No primeiro atendimento ela solicitou a realização do ultrassom e descobrimos o nódulo”, lembra.
Apesar de ser técnica em medicina nuclear na época, e saber identificar a alteração, Darlene não percebeu o aumento do seu nódulo. “Me assustei em um primeiro momento, já estava com pouco mais de 2 cm e era necessário realizar uma punção. Com o câncer constatado, passei por cirurgia de retirada da glândula. Felizmente, hoje posso falar que estou há nove anos livre do câncer”, completa.
Apesar da cirurgia ter sido necessária no caso de Darlene, a médica Cristiane enfatiza que cada caso tem a sua particularidade. “Cada paciente possui o seu histórico, tumores e situações diferentes. Nunca devemos seguir o tratamento como uma regra para todos. O importante é manter os exames em dia e procurar ajuda médica”, explica.
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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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