Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Detran-DF intensifica ações de engenharia para melhorar segurança viária

Publicado em

Zélia Ferreira

Manutenções semafóricas, instalação de placas, revitalização de faixas de pedestres, vagas de estacionamento, quebra-molas estão entre as milhares de ações realizadas em 2025

(Brasília – 4/2/2025) – A fim de garantir mais segurança viária e organizar o fluxo de veículos e pessoas nas vias urbanas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal intensificou as ações de engenharia em 2025. Balanço da Diretoria de Engenharia de Trânsito aponta 2,1 mil manutenções semafóricas, instalação de 2,3 mil placas, revitalização de 4,5 mil faixas de pedestres, 44,5 mil vagas de estacionamento, 21,3 mil quebra-molas e outros 623 mil m² de sinalizações diversas.

Advertisement

“A crescente frota veicular e o aumento populacional do DF têm exigido da nossa equipe de engenharia um esforço cada vez maior na organização do tráfego a fim de que as pessoas possam se locomover de forma segura pela cidade, seja a pé, de bicicleta, equipamentos autopropelidos ou veículos motorizados. E é isso que temos feito, trabalhando diuturnamente no aperfeiçoamento na sinalização viária e manutenção dos equipamentos instalados nas vias. Nossos servidores têm buscado soluções estratégicas e aperfeiçoado os protocolos operacionais para reduzir os efeitos negativos da concentração do fluxo veicular e proporcionar mais segurança viária, fluidez e acessibilidade nas vias urbanas”, explica o diretor-geral do Detran-DF, Marcu Bellini.

Leia Também:  Saiba quais são os sintomas da endometriose

Durante o ano de 2025, a Diretoria de Engenharia de Trânsito do Detran-DF realizou a sinalização de 44.558 vagas de estacionamento, incluindo 398 vagas para idoso, 533 vagas para portadores de deficiência e 294 vagas para motocicletas. As equipes também sinalizaram 21.350 ondulações transversais (quebra-molas), sendo 17.829 novas implantações e 3.521 revitalizações, e 4.523 faixas de pedestres, das quais 731são semaforizadas e outras 3.792 não semaforizadas.

“O cuidado com as faixas de pedestres, linhas de divisão de fluxo e legendas horizontais em interseções estratégicas, principalmente em áreas de grande circulação de pedestres, mostram nossa preocupação com os mais vulneráveis: os pedestres”, destaca o diretor de Engenharia de Trânsito, Eduardo Dutra.

Advertisement

E acrescenta: “Mas não é só isso, nossa preocupação também é com a organização do tráfego de veículos, trazendo mais segurança aos condutores e melhor fluidez por meio de uma sinalização mais clara e otimizada, como fizemos na W3 Sul e Norte e no Eixo Monumental, com aplicação de tachões e pintura termoplástica que permitem maior visibilidade da divisão dos fluxos, e na L1 e L2 Sul e Norte onde todas as faixas de retenção, setas direcionais e outras demarcações no solo foram revitalizadas, trazendo mais ordenação ao fluxo veicular”.

Leia Também:  Deputada alerta sobre vídeos que disseminam notícias falsas

No total, 622.994 m² de sinalização horizontal (marcas no solo) foram pintadas, sendo 7.252 m² de faixa de aproximação, 24.951 m² de faixa de retenção, 42.739 m² de eixo de via (tracejado), 85.305 m² de linha de bordo, 462.746 m² de sinalização geral e 44.238 tachas e tachões instalados nas vias urbanas do DF.

A sinalização vertical também recebeu atenção especial da Diretoria de Engenharia, sendo instaladas 2.323 novas placas. No total, 293 placas foram substituídas e 2.232 postes de sustentação das placas de sinalização foram instalados.

Advertisement

Equipamentos

Os cruzamentos semafóricos também tiveram atenção especial das equipes de engenharia, que realizaram 2.151 ações de manutenção preventiva e corretiva, incluindo 74 repinturas, a colocação de 202 adesivos com número, 103 manutenções de tótens, 106 manutenções de botoeiras sonoras e outras 1.666 manutenções gerais relacionadas ao funcionamento dos equipamentos semafóricos. Além disso, foram implantados 116 novos cruzamentos com semáforos, com a instalação de sete novos controladores de avanço do sinal.

Ainda foram realizadas 2.811 manutenções preventivas e corretivas de equipamentos de controle de tráfego e velocidade, sendo 1.123 barreiras eletrônicas, 795 controladores de velocidade (tipo pardal) e 893 controladores de avanço semafórico.

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Politica

Martins destina recursos e transforma vidas com o projeto Sorriso Perfeito Família Feliz

Published

on

Levar dignidade, autoestima e esperança a quem mais precisa tem sido uma das marcas do trabalho do deputado Martins Machado (Republicanos). Com sensibilidade e compromisso social, o parlamentar destinou recursos para fortalecer o Projeto Sorriso Perfeito Família Feliz, uma ação que há mais de 25 anos vem transformando vidas por meio da saúde bucal.

Ao acreditar que o sorriso é símbolo de confiança e bem-estar, Martins Machado investe em iniciativas que devolvem muito mais do que dentes saudáveis: devolvem a alegria de viver. Com a destinação da emenda parlamentar, o projeto já realizou mais de 3 mil procedimentos odontológicos e 45 implantes dentários, beneficiando 480 pacientes nas regiões administrativas do Itapoã e do Paranoá.

Cada atendimento representa uma história de superação. Pessoas que antes tinham vergonha de sorrir hoje recuperaram a vontade de se olhar no espelho, de conviver e de sonhar. Famílias inteiras foram impactadas, mostrando que a solidariedade e o cuidado têm o poder real de transformar vidas.

Advertisement

Essa é mais uma iniciativa que reflete o compromisso de Martins Machado com o ser humano, com as famílias do Distrito Federal e com o fortalecimento de ações sociais que fazem a diferença na vida de quem mais precisa.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de Goiás conclui instalação de Gabinetes de Crise em 13 unidades de saúde de Goiânia
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA