Politica
Doutora Jane celebra 25 anos da Liga de Quadrilhas Juninas e reforça compromisso com a cultura popular
Com um discurso emocionante e a energia de quem honra suas raízes, a deputada distrital Doutora Jane (MDB) protagonizou, nesta quarta-feira (21), a sessão solene que celebrou os 25 anos da Liga Independente de Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (LINQDFE) na Câmara Legislativa.
Na chegada ao auditório, a parlamentar abraçou os representantes das quadrilhas, desejando sorte e muita alegria para a temporada:
“Quero desejar a todos vocês muita sorte no circuito, que possam se divertir muito também e fazer a gente se divertir e sorrir”, disse, emocionada.
Mais do que uma homenagem, a solenidade foi um ato de reconhecimento à força da cultura popular e ao papel transformador das quadrilhas nas comunidades do DF. Como madrinha da Liga, Doutora Jane reforçou seu compromisso com o movimento junino, destacando a importância de apoiar quem mantém viva essa tradição.
Emocionada, ela completou:
“Vocês enchem nossos corações. Vocês são a cultura viva do DF. Me sinto honrada em contribuir com vocês. Essa potência de vocês me contagia e me alimenta”, arrancando mais uma vez o carinho e o reconhecimento do público presente com aplausos.
Desde o início do mandato, a parlamentar tem atuado como uma das principais defensoras da cultura junina, aproximando instituições e garantindo apoio concreto aos grupos. A mais recente conquista dessa articulação é a parceria com o Senac-DF, que neste sábado (24) promove um workshop de automaquiagem junina, fruto direto da atuação de Doutora Jane em prol da qualificação e valorização dos quadrilheiros e quadrilheiras.
Durante a solenidade, o gestor comercial do Senac, Alexandre Chiarelli, fez questão de ressaltar:
“Quero parabenizar a deputada Doutora Jane por demonstrar esse compromisso com a cultura e com vocês. O Senac vai continuar sempre à disposição. É muito especial e importante fazermos parte disso”.
Na oportunidade, Doutora Jane também agradeceu ao diretor regional do Senac-DF, Vítor Corrêa, que não pôde estar presente, mas enviou o representante para prestigiar a solenidade.
O representante do Sesc, Gustavo Beier, também reforçou o apoio à cultura popular:
“É um grande prazer ter vocês, representantes das quadrilhas juninas, participando das nossas festas no Sesc. Fico muito feliz com todo esse movimento”, afirmou.
Um dos momentos mais marcantes do evento foi o depoimento emocionado do presidente da LINQDFE, Márcio Nunes, que destacou a trajetória e a força do movimento:
“A Liga é garra, é amor. É muito bom ver os quadrilheiros sendo bem recebidos e valorizados. Tivemos muitos desafios, mas também muitas conquistas. Temos várias quadrilhas campeãs. O DF é uma potência. A gente faz tudo com muito carinho e amor. Estou desde a fundação da Liga, há 12 anos na gestão, e nunca vi ninguém acreditar tanto nesse movimento como a senhora acredita, deputada. Quero agradecer demais pelo seu apoio”.
O encerramento foi marcado por um momento de muita emoção: o tradicional marcador de quadrilha, Waguinho, entoou um grito de guerra que arrepiou o auditório e emocionou a todos, especialmente Doutora Jane, que se despediu reforçando seu compromisso:
“Contem comigo. A cultura popular sempre terá no meu mandato uma voz firme, presente e comprometida”.
Os representantes de cada quadrilha também foram agraciados com moção de louvor da sessão solene.
Fonte: Ascom Deputada Dra. Jane
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
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