Politica

Educação quer aumentar o número de escolas em tempo integral

Publicado em

Ao programa CB.Poder, a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destacou a importância do FCDF

Educação quer aumentar o número de escolas em tempo integral. Hoje, 180 escolas atendem em tempo integral.

A ampliação das escolas em tempo integral e a contratação de mais professores para a rede pública foram temas do CB.Poder —parceria entre Correio e TV Brasília — desta terça-feira (1º/8). À jornalista Ana Maria Campos, a secretária de educação, Hélvia Paranaguá, falou que sonha que até o fim da atual metade das escolas no Distrito Federal atuem em tempo integral.

Advertisement

A chefe da pasta comemorou o anúncio do presidente Lula que pretende ampliar as escolas em tempo integral no Brasil, visando atender um milhão de alunos. “Sonhamos muito em ampliar e o anúncio veio em um momento muito bom para a educação alavancar mais ainda esse tema”, frisa. Hélvia conta que há uma grande procura dos pais para matricular seus filhos em escolas em tempo integral, em virtude de saber que sua prole está em segurança enquanto trabalha. “Temos no DF, hoje, 180 escolas que estão atendendo educação em tempo integral, mas no universo de mais de 700 escolas ainda é pouco. Precisamos avançar muito ainda”, afirma. A secretaria anunciou que até o fim da atual gestão o Distrito Federal deve ter metade de suas escolas em tempo integral. (Vídeo ~~~)

Leia Também:  Ensaios técnicos levam emoção do público às escolas de samba do Rio

Na última segunda-feira (31/7), o governador Ibaneis nomeou 700 servidores aprovados no concurso público da Secretaria da Educação (SEEDF), e Hélvia explica que em um primeiro momento seriam chamados apenas 500 nomes, mas que o governador pediu para ampliar a lista. “Ele deu um susto na gente, porque ele assinou o decreto de manhã chamado quinhentos monitores, pois o concurso iria vencer. Era o último prazo, não tinha mais como hoje chamar ninguém. E no último momento ele pediu para chamar mais 200 servidores”, expõe.

Hélvia Paranaguá destacou a importância do Fundo Constitucional do DF para a educação, no qual 60% dos gastos da pasta é pago com orçamento do fundo. “Se reduzir a arrecadação eu vou ficar sem poder fazer investimentos na área da educação. A melhoria dos equipamentos tecnológicos, a qualidade da merenda e o transporte, tudo isso fica comprometido”, lembra.

Advertisement

José Augusto Limão – Foto: Kayo Magalhães/CB – Correio Braziliense

COMENTE ABAIXO:

Politica

Detran-DF nas festividades do 65º Aniversário de Brasília

Published

on

Equipes de policiamento e fiscalização de trânsito atuarão das 14h às 2h nos três dias de comemoração em apoio à Polícia Militar

Zélia Ferreira

Entre sábado (19) e segunda-feira (21), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal realizará controle de tráfego nas vias S2 e N2 da Esplanada dos Ministérios, em apoio à Polícia Militar, para garantir a segurança das mais de 150 mil pessoas esperadas nas comemorações do 65º Aniversário de Brasília. As intervenções no trânsito acontecerão das 14h às 2h do dia seguinte.

Advertisement

Os agentes de trânsito farão o controle do tráfego de veículos nas vias adjacentes durante todo o período do evento, coibindo o estacionamento em local proibido ou que prejudique a fluidez nas vias a fim de garantir a segurança nas proximidades dos locais de shows e a incolumidade física do público. A sinalização dos locais será implantada na noite de sexta-feira (18).

A Unidade de Operações Aéreas (Uopa) atuará com o helicóptero Sentinela, a fim de ter uma visão privilegiada e abrangente de toda a área do evento, possibilitando o monitoramento em tempo real das condições de tráfego, a identificação imediata de pontos de congestionamento e a indicação de rotas alternativas, fazendo a coordenação eficiente das equipes em solo, principalmente em horários críticos de chegada e dispersão do público.

Leia Também:  PEI encerra ciclo com 71% da meta cumprida na área da educação

As orientações repassadas pela equipe do Sentinela serão utilizadas para reposicionamento das equipes em áreas com maior necessidade e fechamento ou abertura de vias conforme a dinâmica do fluxo, além de auxiliar na implementação de rotas alternativas em casos de obstrução de vias.

Advertisement

Já a Unidade de Motociclistas Operacionais (Umop) atuará de forma a proporcionar mobilidade tática avançada para as operações de trânsito durante o evento, oferecendo capacidade de resposta rápida, versatilidade de deslocamento e presença ostensiva em áreas de difícil acesso para outros veículos.

Para isso, os motociclistas do Detran-DF farão intervenção imediata em pontos críticos de congestionamento, fiscalização dinâmica em áreas de estacionamento irregular e pontos de parada e desembarque não autorizados, além de coibir infrações de trânsito e proporcionar resposta rápida a incidentes e emergências. A escolta de veículos de emergência, como ambulâncias e Corpo de Bombeiros, por exemplo, e comboios oficiais ficará a cargo dos motociclistas operacionais do Detran-DF.

“É importante que todos estejam atentos às orientações dos agentes de trânsito e dos policiais militares, trafegando com muita atenção e velocidade reduzida, para que o tráfego de pedestres transcorra de forma segura e que possamos realmente festejar com alegria e segurança o aniversário de nossa cidade”, ressalta o diretor de Policiamento e Fiscalização de Trânsito do Detran-DF, Glauber Peixoto.

Advertisement

Vale destacar que o Buraco do Tatuí sentido norte está em obras. Outra informação importante é que o controle de acesso ao estacionamento da Cúria será realizado pelo pessoal da Catedral, sendo a entrada e saída realizadas pela via S2. Na entrada do túnel do Itamaraty, o Detran-DF fará controle da entrada e saída de veículos de PCD e Idosos para os estacionamentos e impedirá a entrada de pedestres pelo túnel. Os agentes implantarão dois pontos de travessia de pedestres nas extremidades da alça leste do Eixo Rodoviário, com a presença de viaturas a partir das 13h para facilitar o tráfego de pedestres que se dirigem aos locais de show.

Leia Também:  Educação vai sugerir mudança na legislação para ampliar creches públicas no DF

Fonte: Ascom Detran

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA