Politica
Governo de Goiás amplia rol de medicamentos gratuitos para pacientes com doenças hematológicas raras
Novo medicamento utilizado no tratamento de doença falciforme foi incluído na farmácia do Hemocentro, em Goiânia, em parceria com o Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa
O Governo de Goiás, por meio do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz, deu mais um passo importante para fortalecer o cuidado dos pacientes portadores de doenças raras que afetam o sangue. A partir deste mês, incluiu a dispensação do medicamento Alfaepoetina, utilizado para otimizar o tratamento da doença falciforme.
A cooperação técnica entre a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos (Rede Hemo) e o Centro Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB) tem fortalecido o atendimento a esse público. Atualmente, na farmácia do Hemocentro são dispensados os medicamentos Hidroxiuréia, Deferasirox, Deferiprona, Desferroxamina, Eculizumabe e, agora, a Alfaepoetina.
A parceria contempla o tratamento farmacológico de pessoas com doença falciforme, mas também hemoglobinúria paroxística noturna (HPN) e Doença de Gaucher. Para a diretora técnica da Rede Hemo, Ana Cristina Novaes, esse é um avanço significativo no atendimento. “A ampliação do programa para incluir esse medicamento representa um passo importante no tratamento da doença falciforme”, afirma.
A médica hematologista do Hemocentro Coordenador, Érika Paiva, afirma que ao centralizar consultas médicas, exames e dispensação de medicamentos em um único local, é possível eliminar barreiras que dificultam o tratamento. “Os pacientes realizam a consulta médica, exames e, no mesmo dia, podem receber a medicação oral ou realizar a infusão intravenosa na unidade ambulatorial do Hemocentro, sem a necessidade de deslocamento até o Cemac JB”, destaca a médica.
Parceria
No último dia 18 de junho, a Rede Hemo assinou um termo de cooperação técnica com o Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof/UFG) para acompanhamento e tratamento oftalmológico de pacientes atendidos pelo Hemocentro. Nesse caso, o objetivo é realizar o rastreio para retinopatia em todos os portadores de hemoglobinopatias. A regulação desse serviço ficará a cargo da Secretaria da Saúde (SES-GO).
Foto: Divulgação / Idtech
Legenda: Farmácia do Hemocentro disponibiliza uma série de medicamentos para pacientes com doenças hematológicas raras
Secretaria da Saúde – Governo de Goiás
Politica
“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.
Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.
Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.
Fonte: Metrópoles
-
Politica3 dias agoGDF registra mais de 2,8 mil ações fiscais em 2025 e reforça proteção ambiental
-
Social2 dias agoEducação Infantil não é “brincadeira”: primeiros anos na escola definem bases cognitivas, sociais e emocionais das crianças
-
Saúde4 dias agoProjeto do Sesc-DF oferece apoio emocional a estudantes para lidar com ansiedade e estresse
-
Politica4 dias agoJaneiro Branco reforça a importância de reconhecer e acolher crises emocionais





