Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

IgesDF anuncia novas tecnologias na Farmácia Hospitalar 

Publicado em

Por Luciane Paz
Fotos: Davidyson Damasceno
Novos equipamentos e tecnologias irão transformar a cadeia de suprimentos, reduzir desperdícios e garantir segurança medicamentosa
O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) anunciou, nesta quarta-feira (03), a implementação de novos equipamentos e tecnologias que irão transformar o controle da cadeia de suprimentos do Instituto, reduzir desperdícios e garantir maior segurança medicamentosa. Durante dois dias de evento, os farmacêuticos hospitalares do IgesDF serão capacitados para atuar com segurança nos novos processos e fluxos fundamentados em novas tecnologias implantadas pelo Instituto.
 Legenda: Da esquerda para a direita o diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda Jr, a tesoureira do CRF Karla Cristina Guedes, a vice-presidente do CRF Anna Maly Eduardo, superintendente de Administração e Logística do IgesDF, Bárbara Santos, o presidente do CRF, Huberto Lopes e a gerente de insumos farmacêuticos e OPME do IgesDF, Jéssica Nobre/ Crédito: Davidyson Damasceno- IgesDF
O evento, organizado pela Superintendência de Administração e Logística com o apoio da presidência do IgesDF, acontece nos dias 03 e 04 no auditório do Conselho Regional de Farmácia (CRF) com a presença de farmacêuticos de todas as unidades geridas pelo Instituto, incluindo o Hospital de Base (HBDF), Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), Hospital Cidade do Sol (HCSol) e Unidades de Pronto Atendimento (Upas). Mais de 90 profissionais se inscreveram, representando uma adesão de mais de 95% dos profissionais da área.
Humberto Lopes, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Distrito Federal (CRF-DF), abriu o evento parabenizando o instituto pelos avanços na área farmacêutica. “Estou acompanhando a evolução e o trabalho que têm feito e convido a divulgarem em nossa revista, que é distribuída nacionalmente, sobre os avanços farmacêuticos desenvolvidos pelo Instituto. Que seja ampliado para todo o país”, disse ele.
 O diretor-presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante Lacerda, também participou da abertura do evento, destacando os novos projetos que o IgesDF vem implementando em sua gestão, pautados na Governança Clínica e sobre a importância de trazer o olhar da rede privada para a saúde pública do DF. “O controle de desperdícios na farmácia trará mudanças significativas e economias que poderão ser revertidas para a gestão de pessoas”, afirmou.
Ele ressaltou ainda a importância dos profissionais compreenderem e acompanharem as mudanças em desenvolvimento. “Virão inúmeros projetos, modernização no parque tecnológico para trazer melhorias para vocês. Me coloco à disposição e conto com o apoio de vocês, lideranças, para que possamos trazer qualidade e segurança aos nossos usuários”, finalizou.
 Tecnologia na Farmácia Hospitalar
A capacitação está sendo conduzida por Bárbara Santos, superintendente de Administração e Logística do IgesDF e Jéssica Nobre, gerente de insumos farmacêuticos e OPME.  Bárbara falou sobre as formações, conceitos, gestões e projetos que serão colocados em prática e o impacto que isso trará para as unidades.
Entre as novidades, destaca-se a utilização de máquinas de unitarização de medicamentos, que irá trazer agilidade e segurança no processo de dispensação de medicamentos por dose unitária. “São máquinas inovadoras com redução de trabalho manual, permitindo que vocês possam focar em novos projetos e melhorias. Comprimidos e ampolas já saem individualizados, com código de barras e rastreamento”, explicou Bárbara.
Ela destacou que o investimento visa a segurança do paciente, melhora no processo de dispensação de medicamentos, além de evitar desperdícios e eventos adversos. As máquinas serão distribuídas entre as unidades da UCAD (Unidade de Administração e Distribuição), que enviará os medicamentos para as UPAs e Hospital Cidade do Sol. Já no Hospital de Base e Hospital Regional de Santa Maria os equipamentos serão instalados nas unidades.
Além disso, Bárbara anunciou o uso de robôs para a dispensação de medicamentos, com os testes iniciando no Hospital de Base. “Começaremos no HBDF e ampliaremos para outras unidades. O robô sairá da farmácia para realizar entrega do medicamento conforme prescrição médica ao posto de enfermagem, com todo um mapeamento para envio, integrado com elevadores, rastreabilidade e uso de senhas para a retirada do medicamento”, explicou.
Outra tecnologia mencionada foi o dispensário eletrônico, que faz o controle unitário dos produtos conforme a prescrição médica. “É parecido com um armário grande e seguro controlado por biometria, que garante rastreabilidade, segurança e transparência para gestores hospitalares e pacientes, com total integração de informações via software”, disse Bárbara.
Serão implementados também o uso de inteligência artificial e Palmtop (coletor de dados), que otimizarão a dispensação de todas as farmácias do Instituto com eficiência operacional.
Além das novidades, os participantes tiveram a oportunidade de se atualizar sobre processos já em andamento no IgesDF, como a rastreabilidade de medicamentos e a verticalização do centro de distribuição, podendo tirar dúvidas e participar ativamente das discussões.
“Os avanços tecnológicos que estamos implementando na farmácia hospitalar visam não só melhorar a eficiência dos processos, mas também aumentar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos pacientes. É essencial que nossos profissionais estejam capacitados e alinhados com essas inovações para que possamos continuar a oferecer um atendimento de excelência”, explicou Jéssica Nobre, gerente de insumos farmacêuticos e OPME do Instituto de Gestão Estratégica.
Assessoria de Comunicação

imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 17h

Acesse: https://igesdf.org.br/

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Assédio sexual: coronel acusado por seis militares da FAB é absolvido

Politica

Lula deve indicar Miriam Belchior para a Casa Civil, afirma Rui Costa

Published

on

Brasília (DF), 29/05/2024 - A secretária executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, durante anúncio de novas medidas de apoio à população e à reconstrução do Rio Grande do Sul. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, confirmou nesta quinta-feira (29) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu a atual secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, para assumir o comando do ministério a partir de abril, quando ele deixará o cargo para se dedicar à disputa eleitoral.

Segundo Rui Costa, a decisão já foi comunicada pelo presidente tanto a ele quanto à futura ministra. “Ela foi ministra do Planejamento, é uma técnica competente e dará continuidade ao trabalho do governo. A prioridade do presidente é manter pessoas da própria equipe, evitando rupturas nas ações em andamento”, afirmou.

Miriam Belchior é filiada ao PT desde a década de 1980 e tem trajetória consolidada em gestões petistas. Já ocupou os cargos de ministra do Planejamento e da Casa Civil, presidiu a Caixa Econômica Federal e foi coordenadora do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ela também foi casada com o ex-prefeito de Santo André, Celso Daniel, assassinado em 2002.

Estratégia do Planalto

Com a proximidade do prazo legal para desincompatibilização, o governo Lula deve passar por uma série de mudanças ministeriais. A estratégia do Palácio do Planalto é utilizar a visibilidade da Esplanada como impulso eleitoral para ampliar a base governista no Congresso Nacional em 2026.

Advertisement
Leia Também:  Detran-DF recebe Selo Ouro do QualiVida 2025 por excelência em qualidade de vida no trabalho

Entre os ministros que devem deixar o governo para disputar eleições estão Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), Camilo Santana (Educação) e a própria Simone Tebet (Planejamento), além de outros integrantes do primeiro escalão.

A avaliação de governistas é que a direita tende a sair fortalecida das próximas eleições, especialmente pelo desempenho nas redes sociais. Por isso, o Planalto aposta em nomes conhecidos para tentar equilibrar a disputa e garantir maior representação no Congresso.

Fonte: Jovem Pan
COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA