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Politica

IgesDF realiza 1° Workshop de Media Training para porta-vozes

Publicado em

Foto Alberto Ruy
Treinamento promove interação prática e prepara gestores para lidar com a imprensa em situações desafiadoras
Por Pollyana Cabral
Na manhã desta segunda-feira (18), o auditório do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foi palco de um evento inédito promovido pela equipe de
Comunicação Social (Ascom) do IgesDF: o 1° Workshop de Media Training. A iniciativa visou capacitar os porta-vozes da instituição para atuarem com segurança e estratégia em entrevistas e situações de crise, em um encontro repleto de simulações, palestras e dinâmicas interativas.
Logo no início, uma simulação de “quebra-queixo” — entrevistas rápidas, geralmente realizadas em corredores ou ambientes públicos — surpreendeu a superintendente do HRSM, Eliane Abreu, que precisou responder perguntas inesperadas feitas por jornalistas sobre casos reais e fictícios. “Foi desafiador e, ao mesmo tempo, uma experiência enriquecedora. Essas situações exigem preparação e agilidade, e é exatamente isso que queremos aprimorar”, comentou Eliane.
A programação contou com palestras de destaque. A assessora de comunicação do IgesDF, Roberta Diniz, apresentou a Política de Comunicação e os pilares da nova Ascom, destacando diretrizes para porta-vozes e estratégias de gestão de crise. “A comunicação institucional é essencial para construir credibilidade e confiança, e estamos aqui para apoiar cada porta-voz a desempenhar seu papel”, afirmou Roberta.
Outros nomes como o do planejador estratégico e jornalista, Luiz Ribeiro, abordou posturas em cenários críticos e a análise de casos práticos. Em uma mesa-redonda com o superintendente do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), Guilherme Porfírio, e a gerente geral de assistência, Fernanda Hak, os participantes vivenciaram uma coletiva de imprensa simulada, com direito a perguntas incisivas e feedbacks construtivos.
Após um coffee break oferecido pela chefe de relações públicas da Ascom, Janaína Picciani, mais dinâmicas de “quebra-queixo” colocaram novos gestores à prova, incluindo Elaine Silvestre, gerente geral de Pessoas do IgesDF, e Francivaldo Soares, superintendente das UPAs do DF.
O evento seguiu com palestras da chefe do Núcleo de Comunicação, Luciane Paz, e do publicitário e planejador estratégico, Bruno Tavares, que discutiram a importância de manter a clareza e transparência nas informações e o gerenciamento de crises. Para encerrar, uma simulação de entrevista de rádio ao vivo foi conduzida com a participação da gerente de projetos, Tatiana Tostes e do gerente do Hospital Cidade do Sol (HSol), Flávio Amorim, reforçando a importância de se adaptar a diferentes formatos de comunicação.
“Saímos daqui mais preparados e conscientes da nossa responsabilidade como porta-vozes. Esse treinamento nos ajudou a entender melhor a dinâmica com a imprensa e como nossas ações refletem na imagem institucional”, destacou Flávio Amorim.
Com feedbacks positivos dos participantes, o workshop consolidou-se como um marco na preparação dos gestores do IgesDF, reforçando o compromisso da instituição com a comunicação assertiva e eficaz.
Assessoria de Comunicação

imprensa@igesdf.org.br

( 61 3550-9281
Atendimento à imprensa: Segunda a sexta – 8h às 18h
Sábados, domingos e feriados – 9h às 17h

Acesse: https://igesdf.org.br/

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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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