Politica
Paula Belmonte alerta para falhas ambientais em vistoria a abatedouro

Em visita técnica, presidente da CPI do Rio Melchior encontrou maquinário sucateado, vazamentos, e inconsistências sobre impermeabilização do solo e no deságue da água no rio
Brasília, 22 de agosto de 2025 – A presidente da CPI do Rio Melchior na Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputada Paula Belmonte (Cidadaniq), demonstrou preocupação com as condições de equipamentos, manutenção e cuidados com o manejo da água pelo Abatedouro da Seara Alimentos, em Samambaia, durante visita técnica realizada no local nesta sexta-feira (23).
“Todos os maquinários estão vazando, a gente não sabe como é a impermeabilização do solo”, disse Paula, ao longo da vistoria no local, sempre ressaltando o olhar que a CPI tem aos danos ambientais que vêm sendo provocados na região, entre Ceilândia e Samambaia. “Isso nos traz muita preocupação. Eu não consegui identificar uma impermeabilização com cuidado, vejo um processo muito rudimentar”.
Denúncias
A ida ao abatedouro da Seara foi motivada por denúncias recebidas pela CPI do Melchior que mostram água avermelhada, em tom de sangue, sendo despejadas no rio, o que também havia sido verificado em sobrevoo realizado pelos integrantes da CPI pela região.
Nesta sexta-feira, contudo, a coloração da água estava normal. Segundo técnicos da empresa, a mudança da coloração foi ‘normalizada’ devido a um ajuste no PH da água. Paula, porém, ressaltou por diversas vezes que o tema será analisado com propriedade: “Nós vamos entender o que aconteceu para que essa água ficasse daquela cor e o que tinha dentro daquela água”.
A deputada também cobrou os órgãos de controle e exigiu que eles estejam atentos e mantenham inspeções mais constantes no local. “Nós temos agências reguladoras que precisam estar acompanhando mensalmente para que o meio ambiente não seja prejudicado”, cobrou Paula.
Representantes do “Movimento Salve o Rio Melchior” agradeceram a deputada “por sua coragem e determinação em trazer transparência” para a situação do Rio Melchior. Paula destacou que, como presidente da CPI, seu compromisso é fazer um debate propositivo em torno do tema.
Os trabalhos da CPI do Rio Melchior têm avançado de forma consistente desde o primeiro semestre, demonstrando que o nível de poluição do local é altamente prejudicial para a população local. Especialistas apontam altas concentrações de mercúrio nas águas do rio, conforme detalhado por professores da Universidade de Brasília em audiência pública ao colegiado em maio.
Fonte: Ascom Paula Belmonte

Politica
Adasa comemora o dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado.

11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, bioma considerado o “berço das águas” e que abastece grandes bacias hidrográficas do Brasil, como a Amazônica, São Francisco e Paraná, tornando-se primordial para a segurança hídrica, a biodiversidade e o equilíbrio ambiental do país.”🌱💧
Sem um Cerrado saudável, a água do DF e de boa parte do território nacional fica em risco. Por isso, ao longo de seus 21 anos, a Adasa tem trabalhado para proteger essa origem invisível, garantindo a conservação e a gestão sustentável da água que chega até você. 🚰
Preserve o Cerrado. Preserve nossa água. 🤝
Fonte: Ascom Adasa
-
Saúde6 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas6 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica3 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte3 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila