Afonso Ventania – Bikerrepórter
No coração do país, Brasília comemora um marco histórico: 28 anos da cultura de respeito à faixa de pedestres. Implementada em 1º de abril de 1997, essa iniciativa revolucionou a mobilidade urbana e se tornou um exemplo para o Brasil, influenciando a forma como motoristas e pedestres interagem no trânsito.
A capital federal foi pioneira ao adotar um modelo em que os motoristas dão preferência ao pedestre sem a necessidade de semáforos nas vias e rodovias que cortam o Planalto Central. Com um simples gesto de estender o braço, o sinal de vida, os pedestres sinalizam sua intenção de atravessar, e os condutores, em sua maioria, param para garantir a passagem segura. A prática, que hoje parece natural para os brasilienses, nasceu de campanhas educativas e da conscientização sobre a segurança viária.
A iniciativa partiu do já falecido coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) Renato Azevedo que, em uma viagem a Espanha, notou que a faixa de pedestre era respeitada. Naquele período, o então governo do DF em união com a mídia e a sociedade civil iniciaram a Campanha Paz no Trânsito. O respeito à faixa de pedestre, no entanto, não estava previsto nas ações até então planejadas pelos órgãos de fiscalização de trânsito. Foi, então, que Azevedo tomou a iniciativa e implementou o respeito à faixa de pedestre.

O bikerrepórter do Jornal de Brasília, Afonso Ventania, contou esta história em reportagem no ano passado e que é uma das cinco finalistas do Prêmio de Jornalismo do Fórum Internacional de Transporte (ITF, sigla em inglês).
Para comemorar a data, o Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal (CPTran), que inclui o Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) e o Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), realizou nesta terça-feira (1º/4) um evento em comemoração aos 28 anos de respeito à faixa de pedestres na 307 Sul, onde foi instalada a primeira faixa, em 1997.
No local, aconteceram ações educativas e comunitárias voltadas à segurança no trânsito. Policiais, alunos de escolas de ensino fundamental e a comunidade cantaram parabéns e até cortaram um bolo em homenagem à faixa. A programação incluiu também apresentações do grupo de teatro Rodovia, da PMDF, com uma abordagem lúdica para ensinar regras básicas de trânsito aos motoristas e pedestres. Além disso, foram realizadas blitzes educativas, com distribuição de materiais informativos.
A educadora física Júlia de Alencar concorda que o respeito à faixa de pedestre é um dos símbolos da capital federal e é essencial para a redução de sinistros. “É de extrema importância para evitar acidentes que envolvem pedestres, ciclistas e motoristas; desde aqueles com pequenos danos materiais até os mais graves”.
Marilei Sousa Rosa, moradora da Asa Sul, lembra que o respeito já foi bem maior e que hoje os motoristas não respeitam tanto a faixa de pedestre. “Algumas vezes, os carros não querem parar. Deram uma relaxada na faixa. Eu até já quase fui atropelada com a minha filha”, diz. Para ela, a solução é intensificar as campanhas de educação. “Os órgãos de fiscalização precisam investir em educação também para prevenir acidentes”, completa.
Exemplo nacional
O respeito à faixa de pedestres em Brasília se consolidou como referência para outras cidades brasileiras. Ao longo dos anos, diversas capitais tentaram replicar o modelo, algumas com êxito parcial. A iniciativa também chamou a atenção de organismos internacionais, sendo considerada um caso de sucesso em educação e cultura no trânsito.
Segundo dados do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), a taxa de atropelamentos na cidade teve uma redução significativa desde a adoção da medida. Desde 1997, quando Brasília se consolidou como a capital da travessia segura na faixa, as reduções foram expressivas: no primeiro ano, o número de pedestres mortos caiu de 266 (1996) para 202 (1997), representando 24% de redução. E de lá para cá, a quantidade de pedestres mortos tem sido cada vez menor, mesmo com a crescente frota de veículos e da população do DF.
Apesar da frota de veículos ter triplicado nestes 28 anos, passando de 605 mil veículos (1996) para 2.113.453 veículos (2025), a quantidade de pedestres que perderam a vida no trânsito do DF, em 2025, foi 69% menor que em 1996, caindo de 266 para 82 mortes por atropelamento. E, dessas 82 mortes, somente uma ocorreu na faixa de pedestre – o que mostra que a faixa de pedestre é realmente o lugar seguro para a travessia.
Novas faixas
Além de ampliar a quantidade de faixas no último ano – passando de 4.356 para 4.484 em todo o DF, o Detran-DF revitalizou 3.686 faixas (88%) em 2024 e outras 590 agora em 2025. Também foram instaladas 256 placas de sinalização das faixas em 2024 e outras 40 neste ano. Nos próximos dias, outras 143 faixas passarão por revitalização nas vias urbanas do Distrito Federal.
Quem desrespeita o direito do pedestre, previsto no artigo 214 do Código de Trânsito Brasileiro, deixando de dar-lhe a preferência de passagem quando ele se encontra na faixa, comete infração gravíssima penalizada com multa de R$ 293,47 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Desafios
Apesar dos avanços, manter a cultura do respeito à faixa de pedestres continua sendo um desafio. O crescimento da frota de veículos, o aumento da população e a chegada de novos moradores vindos de regiões onde a prática não é comum exigem campanhas constantes de conscientização.
 
								 
             
		 
																								
												
												
											
 
																	
																															 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
									 
																	 
														


 
											 
											 
											 
											


 
														 
														 
														 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
														 
																											 
										 
																			 
										 
																			