Politica
Três campos sintéticos de futebol são inaugurados em Samambaia
Dois espaços foram reformados, enquanto um é totalmente novo; obras tiveram investimento de R$ 1,7 milhão e vão beneficiar moradores da segunda maior cidade do DF
Tudo pronto para a bola rolar em três campos sintéticos de Samambaia, inaugurados pelo Governo do Distrito Federal (GDF) nesta sexta-feira (5). As obras de construção e de reforma tiveram investimento de quase R$ 1,7 milhão e vão beneficiar os moradores da cidade que conta com 247 mil habitantes, a segunda mais populosa do DF. Com as novas estruturas, Brasília chega a 80 campos sintéticos entregues por este GDF desde 2019.
A governadora em exercício, Celina Leão, destacou o poder transformador do esporte ao inaugurar os campos sintéticos, nesta sexta (5), em Samambaia | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
“Inaugurar campo sintético é uma alegria muito grande. É um lugar que agrada não só as crianças, mas os trabalhadores e a família como um todo. O esporte é uma ferramenta poderosa para mudar a vida das pessoas. Somos o governo que mais fez campos sintéticos na história do Distrito Federal porque a gente acredita na transformação que o esporte traz”, afirmou a governadora em exercício, Celina Leão.
Dos três espaços liberados nesta sexta-feira (5), um é totalmente novo, no Setor de Mansões Taguatinga, próximo ao Hospital Regional de Samambaia. Por lá, o que antes era um campo de terra batida, sem iluminação e inseguro para a prática de esportes, agora abriga mais um espaço destinado à formação de jovens atletas na capital federal.
Os campos sintéticos de Samambaia se unem a outros três inaugurados em 2024: no Paranoá, no Taquari e na Feira do Produtor, em Ceilândia | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília
As obras do campinho no Setor de Mansões Taguatinga, que começaram em janeiro deste ano e tiveram investimento de R$ 940 mil, incluíram estudo de solo, construção de base e implantação de módulo do campo sintético, arquibancada, alambrado e iluminação elétrica fotovoltaica com placas solares.
Entre os jovens atletas, a empolgação é visível. O pequeno Júlio Juan Lira, de 11 anos, que gosta de jogar na função de volante, lembrou das limitações do antigo espaço: “O campo de terra era pequeno, não tinha iluminação e machucava muito a gente”. O garoto não escondeu o entusiasmo em poder jogar bola no campinho novo: “A gente ficou feliz demais com esse campo. Vai ser muito mais legal, vai dar mais dinâmica para treinar”, completou.
Outros dois campos novinhos estão à disposição da população. Um no Centro Olímpico, na QN 319, e outro na QR 311. Os espaços foram reformados e o serviço contemplou novos alambrados e remoção e instalação de grama sintética com manta drenante. Os trabalhos começaram em março e tiveram investimentos de R$ 300 mil e de R$ 456 mil, respectivamente.
“Poder entregar esses espaços à população do DF faz com que a gente consiga trazer mais dignidade para a comunidade, além de oportunizar um lugar apto para que as escolinhas possam desempenhar suas funções. Quanto mais equipamentos nós tivermos, mais oportunidades nós temos de lançar atletas de alto rendimento”, destacou o secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira.
“Dá até uma alegria a mais e motivação de vir jogar com essa grama verdinha”, diz Miguel Vieira, de 13 anos | Foto: Renato Alves/Agência Brasília
O campinho da 311 é o palco do projeto social Schalke 12, coordenado por Farion Souza Lima. Para ele, a reforma, que fez do barrão um campo sintético, chega “em um bom momento” e é fundamental para a iniciativa.
“Nossa missão é transformar vidas através do esporte, do futebol. A gente atende hoje aqui 140 crianças e jovens, meninos e meninas. As atividades são gratuitas e ocorrem três vezes por semana. É um lugar de extrema vulnerabilidade social. Nós, que somos professores, sabemos da importância na vida dessas crianças, desses jovens. Aqui a gente trabalha princípios e valores, questão de lealdade, compromisso, integridade. Então esse equipamento é de extrema importância, tanto para essas crianças, quanto para as famílias.”
O pequeno Miguel Vieira, de 13 anos, fez questão de estar presente na entrega do campo sintético reformado do Centro Olímpico de Samambaia. “Eu faço escolinha de futebol há dois anos aqui. Eu caía muito, me machucava, porque o campinho era muito ruim. Antes a bola corria menos também, isso atrapalhava no desempenho do time. Dá até uma alegria a mais e motivação de vir jogar com essa grama verdinha”, disse, empolgado.
Os equipamentos se unem a outros três inaugurados em 2024: no Paranoá, no Taquari e na Feira do Produtor, em Ceilândia. No ano passado, o GDF entregou 22 campos novos à população.
Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
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