Saúde
Celulite bacteriana no rosto faz tatuadora passar 11 dias internada

A brasiliense Layane Monize Botosso, 26 anos, foi diagnosticada com celulite infecciosa após notar uma ferida misteriosa no rosto
“O médico disse que se eu não tivesse ido para o hospital, poderia ter piorado em casa, o que resultaria em consequências mais sérias”, lembra Layane.
A condição, também conhecida como celulite bacteriana, é diferente da celulite comum. Ela é resultado de uma inflamação provocada por bactérias que conseguem chegar às camadas mais profundas da pele através de uma pequena ferida causada por uma picada de inseto, lesões de dermatite ou micose, após uma cirurgia ou até mesmo ao coçar a pele.
“Por mais leve que seja o ferimento na pele, ele pode se tornar a porta de entrada para bactérias”, afirma o oftalmologista Danillo Almeida de Carvalho, do Hospital Santa Lúcia e do Visão Hospital de Olhos e Clínica de Oftalmologia e Especialidades (COE), em Brasília.
Lesões na pele
O médico explica que, ao esfregar a pele, prejudicamos a integridade dela. O uso de maquiagem ou sujeira nas mãos são fatores que aumentam o risco de infecções desse tipo. Além disso, a celulite bacteriana é mais comum em pacientes que tenham imunossupressão, diabetes ou problemas linfáticos.
Layane não sabe exatamente o que provocou o quadro dela. Ela percebeu uma ferida próxima ao olho quando acordou na manhã de 25 de fevereiro, mas, em um primeiro momento, imaginou que poderia ser uma espinha ou um terçol.
“Tenho muita agonia de levar a mão ao rosto, mas devo ter coçado. Achei estranho porque nunca tive espinha nesse local. Fui pesquisar o que poderia ser, mas realmente não imaginei que fosse tão grave”, lembra.
No dia seguinte, a tatuadora acordou com o olho inchado e bastante dor na região e na cabeça. A vertigem ao levantar foi decisiva para fazê-la procurar orientação médica. No hospital, veio o diagnóstico de celulite infecciosa após uma tomografia e exames laboratoriais.
“O médico indicou a internação por ser na face, com risco de ir para o olho, um lugar muito perigoso. Foi um susto muito grande. A gente nunca espera passar por um problema desses”, conta.
Riscos sérios
Os sintomas mais frequentes da celulite infecciosa são vermelhidão, dor, inchaço dos tecidos e calor no local da lesão. O paciente também pode sentir febre e mal-estar.
Quando o problema não é diagnosticado corretamente ou tratado, as bactérias podem se espalhar rapidamente e o quadro evoluir para uma infecção generalizada, com risco de meningite e cegueira. No entanto, casos assim são pouco frequentes.
No período em que ficou internada, Layane foi medicada com antibióticos venosos que conseguiram reverter o quadro. A brasiliense recebeu alta na última quinta-feira (9/3), após 11 dias de internação.
Ela deve passar por um pequeno procedimento cirúrgico nas próximas semanas para drenar o acúmulo de pus que se formou internamente no ferimento. A pele continua avermelhada, com aspecto de uma queimadura.
Prevenção
A celulite infecciosa pode ser prevenida com hábitos simples, como manter as mãos limpas e remover a maquiagem antes de dormir para evitar que ela se acumule na região próxima aos olhos.

Saúde
Brasileiro é listado por Stanford entre os 2º dos cientistas mais influentes do mundo

Jorge Faber Fará Palestra, nos EUA, Sobre Novos
Tratamentos para a Apneia do Sono por meio da Odontologia
Pesquisador da UnB, onde orienta alunos de Mestrado e Doutorado, o ortodontista Jorge Faber, PhD, está listado pela Universidade de Stanford (EUA) entre os 2% dos cientistas mais influentes do mundo. Ele também consta da lista dos 31 pesquisadores da Universidade de Brasília que se destacam globalmente pela contribuição à Ciência. Nesta semana, Faber irá representar o Brasil como palestrante no Congresso Americano de Ortodontia, na Filadélfia. Ele irá falar a uma plateia internacional de 10 mil pesquisadores sobre novos tratamentos para a apneia obstrutiva do sono, feitos pela Odontologia. A apneia atinge 49 milhões de brasileiros e um bilhão de pessoas em todo o mundo.
A atuação de Faber, a partir de Brasília, repercute internacionalmente. Ele já deu aulas a outros pesquisadores, em congressos científicos em mais de 30 países, na Europa, Ásia continente americano e Oceania. Tem mais de 120 artigos científicos publicados.
O trabalho de Faber se destaca por pesquisar temas de aplicação imediata na Odontologia. Entre eles, impressão 3D na ortodontia, com a publicação pioneira do primeiro artigo internacional sobre o tema há 20 anos; a estética do sorriso, com diversas publicações amplamente citadas; e o tratamento da apneia do sono em crianças e adultos, área na qual tem realizado importantes estudos científicos.
Sobre o Impacto da Apneia (AOS) – A Apneia Obstrutiva do Sono atinge cerca de 20 milhões de brasileiros e um bilhão de pessoas no mundo. É um distúrbio respiratório que causa pausas na respiração durante o sono, levando a roncos, sonolência excessiva e a outros problemas de saúde. Casos mais graves podem levar a problemas cardiovasculares, e a impactar a rotina do paciente, com consequências como baixa produtividade no trabalho, falta de concentração e até causar acidentes de trânsito. O brasiliense Jorge Faber é um dos renomes mundiais na pesquisa sobre Apneia Obstrutiva do Sono.
CLÍNICA FABER
Brasília Shopping, 4o Andar, Sl. 408
Brasília – DF
Tel. (61) 3328.1798
Informações para a Imprensa
Engenho Comunicação
(61) 3242.1095 / (61) 99250-2385
Legenda da Foto: Dr. Jorge Faber
-
Politica3 dias ago
Senado vai debater o colapso da saúde pública no DF
-
Entretenimento4 dias ago
A ascensão meteórica de Ju Marques: A voz da Seresta Internacional
-
Saúde2 dias ago
Brasileiro é listado por Stanford entre os 2º dos cientistas mais influentes do mundo
-
Diversas4 dias ago
XXIV Marcha dos Gestores e Legislativos Municipais impacta trânsito no Eixo Monumental