Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Epreendedorismo

Experiências e vidas transformadas com a Incubadora de Projetos

Publicado em

Turma de incubados participantes da primeira aula do Hackacity Guará em 2024
Créditos: Diogo Leon Xavier

Nos últimos anos, Hackacity Guará já beneficiou diversos projetos e startups com evolução de empreendimentos no DF

Moldar o futuro com uma proposta visionária, levar experiências intensas e inspiradoras, transformar uma comunidade com aulas gratuitas. Mais que mentorias e um programa de Incubadora de Projetos, o Hackacity Guará tem muitos exemplos de ideias que saíram do papel e se tornaram realidade, com propósito cumprido para tornar o Guará uma cidade melhor, mais inclusiva, segura e sustentável. Na última segunda-feira (dia 8), teve início o ciclo de aulas para as novas turmas.

Advertisement

Durante a primeira aula, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar um pouco sobre seus projetos, empresas e ideias. A inauguração das aulas teve a presença do secretário Executivo da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI DF), Alexandre Villain, que deu boas vindas à turma.

Desde 2018, o Hackacity Guará atua de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes. O programa possui uma plataforma para o desenvolvimento inteligente da cidade, incubando startups locais e discutindo formas de ressignificar o espaço urbano.

A Incubadora se torna um espaço aberto, com oferta de mentorias gratuitas durante seis meses, de abril a setembro, levando oportunidades para os interessados participarem com soluções inovadoras. Podem se inscrever pessoas com perfil empreendedor, desenvolvedor, pesquisador ou simplesmente com interesse em inovação, nos encontros semanais, às segundas-feiras à noite, no auditório da Administração do Guará,  com fácil acessibilidade, perto do Metrô.

Advertisement
Leia Também:  Amor que cura: Rede Feminina transforma internação em celebração no Hospital de Base

Experiências com projetos que levam benefícios

Durante a incubação, os empreendedores têm acesso as mentorias coletivas e individuais com especialistas renomados. Conceitos como movimento lean, MVP, validação, aspectos jurídicos, investimento, vendas, media training e internacionalização são tratados durante as aulas pelos facilitadores, responsáveis por cases de sucesso no Brasil.

A incubadora de startups tem o intuito de incentivar práticas que tornam a cidade mais inteligente, ao impulsionar as startups nascentes, que são ideias de negócio inovadoras, repetíveis e escaláveis, em benefício da comunidade. Ao final dos meses de preparo, é realizado o “Demo Day”, como forma de apresentação da evolução dos empreendimentos. Nessa oportunidade, vários especialistas avaliam os projetos, os nichos de atuação e níveis de maturidade dos trabalhos.

Advertisement

Segundo a coordenadora pedagógica do Hackacity, Juliana Martineli, o programa proporciona maior desenvolvimento dos negócios. “Nosso objetivo é ensiná-los a evitar os erros que outras empresas cometem ao longo da jornada. Sabemos que o empreendedorismo é uma saída como criação de renda e desenvolvimento social, e isso já explica o porquê a incubadora gratuita é transformadora”, ressalta.

Para o administrador do Guará, Artur Nogueira, o Hackacity fomenta inovação e beneficia empreendedores, transformando a cidade para melhor. “O Hackacity tem sido muito importante para o fortalecimento do empreendedorismo no Guará. O incentivo à geração de emprego e renda é uma determinação do governador Ibaneis Rocha e tem recebido nosso apoio total. A Incubadora tem auxiliado talentos da nossa cidade com suporte técnico, desenvolvimento tecnológico e muita inovação”, destaca o administrador do Guará.

Leia Também:  População de Taguatinga e Ceilândia recebem ações educativas de trânsito

Projetos que são exemplos para empreendedores

Advertisement

O Hackacity Guará é uma iniciativa do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal – Codese-DF, com apoio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF e da Administração do Guará, e fomento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil.

A Incubadora de Projetos visa catalisar a criação de novos negócios em diversos setores da economia, promovendo a colaboração entre os participantes do cenário empresarial e empreendedor no Distrito Federal, especialmente aqueles residentes na cidade do Guará que estão iniciando, desenvolvendo ou consolidando empreendimentos.

SERVIÇO: 

Advertisement

Incubadora de Projetos Hackacity Guará

Aulas com mentorias: Toda segunda-feira

Horário: Das 19h às 22h

Advertisement

Local: Auditório da Administração Regional do Guará, QE 25 do Guará II

Período das aulas: Abril a Dezembro de 2024

Informações: https://hackacity.com.br/

Advertisement

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO – HACKACITY GUARÁ

Proativa Comunicação

Contatos: Giselli Ribeiro (61) 98324-4086 / Flávio Resende (61) 99216-9188

Advertisement

proativa@proativacomunicacao.com.br/ rpdigital@proativacomunicacao.com.br

Twitter (X) /Facebook/Instagram: @ProativaC

Instagram: @hackacityguara

Advertisement

hackacity.com.br

COMENTE ABAIXO:

Epreendedorismo

MEIs excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para regularizar pendências e voltar ao regime simplificado

Published

on

EMPREENDEDORISMO
Acompanhamento do pedido deve ser feito diariamente nos sistemas oficiais, Foto: Divulgação

Procedimento é necessário para que o empreendedor possa voltar a atuar formalmente como MEI no ano-calendário vigente

Os microempreendedores individuais que foram excluídos do Simples Nacional e, consequentemente, desenquadrados do Simei, têm até 31 de janeiro para regularizar pendências e solicitar o retorno ao regime simplificado. O procedimento é necessário para que o empreendedor possa voltar a atuar formalmente como MEI no ano-calendário vigente.
O primeiro passo é verificar a situação do CNPJ no Portal do Simples Nacional. Caso conste como “não optante pelo Simples Nacional” e “não enquadrado no Simei”, é fundamental identificar os motivos da exclusão. Em geral, o desenquadramento ocorre por débitos tributários ou outras pendências junto à Receita Federal, aos estados ou aos municípios.
SITUAÇÃO FISCAL – Após a identificação das pendências, o microempreendedor deve regularizar sua situação fiscal, o que pode incluir o pagamento à vista ou o parcelamento de débitos. A verificação e a regularização devem ser feitas no e-CAC da Receita Federal, com acesso por meio da conta Gov.br. Somente após a regularização completa é possível avançar para a etapa seguinte.
REENQUADRAMENTO – Concluída a regularização, o empreendedor deve solicitar a opção pelo Simples Nacional no portal oficial do regime. Uma vez deferida essa opção, é necessário realizar, em seguida, o pedido de reenquadramento no Simei. As solicitações são analisadas de forma sequencial, e o enquadramento como MEI depende, obrigatoriamente, da aprovação prévia no Simples Nacional.
ACOMPANHAMENTO DIÁRIO – O Ministério do Empreendedorismo reforça que o acompanhamento do pedido deve ser feito diariamente nos sistemas oficiais, já que eventuais pendências identificadas durante a análise precisam ser resolvidas dentro do prazo legal. Caso o pedido não seja feito até 31 de janeiro, o retorno ao Simples Nacional e ao Simei somente poderá ser solicitado no próximo ano.

Advertisement
Leia Também:  🟢 GDF Mais Perto do Cidadão no Paranoá! 🟢

 

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

 

Advertisement

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA