Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Diversas

Antiembaçantes nos óculos garantem visão nítida e maior segurança para trabalhadores

Publicado em

Crédito: Freepik

Quem usa óculos sabe o quanto as lentes embaçadas atrapalham a vida cotidiana, como nos dias de chuva ou quando usamos máscara. Alguns profissionais sofrem ainda mais com o problema, devido às condições e exigências do próprio ofício. Para que desempenhem suas atividades com maior conforto visual, é recomendável a aplicação de produtos antiembaçantes sobre as lentes. Para determinadas profissões seu uso é uma questão de garantia de resultados de qualidade e, sobretudo, segurança.

O embaçamento é causado pela combinação de umidade e mudança de temperatura. Esses fatores levam à condensação do vapor de água presente no ar em gotículas que se acumulam sobre a superfície interior ou exterior das lentes. Quanto maior a umidade e mais brusca a mudança de temperatura, mais elas ficam embaçadas.

Advertisement

Para garantir uma visão clara e nítida nessas situações, é necessário proteger as lentes dos óculos. “O kit ZEISS AntiFog consiste em um spray e uma flanela para limpeza adequada das lentes. Combinados, criam uma película invisível na superfície das lentes, a qual repele as moléculas de água, impedindo que elas se agrupem em pequenas gotas, o que leva à sua evaporação. O tecido proporciona uma aplicação suave, sem danificar o revestimento antirreflexo”, explica Paula Queiroz, Diretora de Marketing e Produtos da ZEISS Vision Brasil. “A solução em spray evita o embaçamento por até 72 horas e ainda ajuda a preservar a qualidade das lentes, pois dificulta o surgimento de riscos”, ressalta Paula.

Leia Também:  Seduc apresenta Núcleo de Inteligência de Segurança Escolar a novos diretores de Cuiabá e Várzea Grande

Conheça alguns dos profissionais que devem dar atenção especial à utilização de antiembaçantes nas lentes dos óculos:

Trabalhadores da área da saúde: Médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais do setor estão constantemente expostos a ambientes com alta umidade e variações de temperatura e utilizam máscaras no dia a dia. Procedimentos como nebulização, esterilização de instrumentos, lavagem de mãos, higienização dos pacientes, entre outros, geram vapor d’água, o que aumenta a umidade relativa do ar. Hospitais e clínicas também são locais onde há mudança brusca de temperatura, devido à presença de ar condicionado em alguns recintos.

Advertisement

Profissionais do setor alimentício: Chefs de cozinha, cozinheiros, baristas, entre outros, lidam diariamente com o calor necessário ao preparo dos alimentos e bebidas e o vapor gerado durante o processo. O ar quente em contato com a temperatura mais amena das lentes dos óculos gera o embaçamento.

Profissionais que trabalham em câmaras frias: esses ambientes são projetados para armazenar produtos que necessitam de refrigeração ou congelamento, como alimentos, medicamentos, vacinas e outros itens perecíveis. O choque de temperatura entre o ambiente externo e a câmara fria pode causar o embaçamento das lentes dos óculos. Entre esses profissionais, estão: técnicos em refrigeração, engenheiros de alimentos, farmacêuticos, encarregados de produção e açougueiros.

Leia Também:  Ateliê de férias no MAB Educativo

Motoristas: as lentes desses profissionais embaçam em dias chuvosos, o que pode prejudicar a visão e a segurança ao volante.

Advertisement

Profissionais da indústria e construção civil: trabalhadores de fábricas, metalúrgicas, indústrias químicas e alimentícias, além de pedreiros, pintores, eletricistas e engenheiros civis, entre outros, necessitam usar máscaras para evitar acidentes provocados pelo contato com partículas, respingos, poeira e gases. As máscaras direcionam o vapor da respiração para as lentes, comumente mais frias que o ar quente e úmido que exalamos, o que gera o embaçamento.

Atletas e esportistas: ciclistas, motociclistas, corredores e preparadores físicos podem se beneficiar do tratamento antiembaçante em seus óculos, pois ele evita que o vapor do suor se condense nas lentes.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Diversas

Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena

Published

on

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte
Livro “Desmistificando o Autismo” de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação.
“O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas”, comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.
A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de  desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.
A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.
Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. “Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado”, conclui.
A venda do livro “Desmistificando o Autismo”, da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo.
Sobre Letícia Sena
Fonoaudióloga e doutoranda pela Universidade Federal de São Paulo, Letícia é analista do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e desenvolvimento atípico, com formação pelo Instituto Par – Centro de Ciências e Tecnologia do Comportamento, é especialista em Comunicação Aumentativa e Alternativa e especialista em Terapia da Aceitação e do Compromisso pelo Centro Brasileiro de Ciência Comportamental e Contextual. Letícia, é certificada nos métodos Prompt, PECS, PODD, CoreWords e contribui com publicações, inclusive internacionais, sobre autismo e empreendedorismo feminino.
Letícia é fundadora da Clínica Instituto Índigo e realiza a gestão, supervisões e orientações parentais, incluindo o acompanhamento de casos e clínicas em diferentes estados do Brasil e fora do Brasil.
Instagram: @fga_leticiasena
LinkedIn: Letícia Sena
Sobre o Instituto Índigo
Clínica multidisciplinar referência no atendimento a crianças e adolescentes autistas, síndromes genéticas raras, transtornos de aprendizagem, da fala, alimentação e atrasos no desenvolvimento. Atua com fonoaudiologia, psicologia, terapia ABA, terapia ocupacional, fisioterapia, psicomotricidade, psicopedagogia, neuropsicologia e educação física. Os tratamentos são personalizados, com supervisão estruturada, registros diários, orientação parental e treinamento escolar, com atendimento presencial em consultório, em domicílio e consultorias a distância. Conta com a UniÍndigo, universidade voltada à formação de terapeutas na área e professores da rede regular de ensino e investe em inovação, como o desenvolvimento de um agente de inteligência artificial próprio.
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Marta sonha com título inédito antes da estreia na Copa: ‘Não é para mim, é para o Brasil’
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA