Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Senadora Damares Alves indica R$ 3,8 milhões para instituições que atendem jovens com autismo no DF

Publicado em

No mês em que se reforça a importância da inclusão, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) prestou contas de uma das ações mais sensíveis de seu mandato, o apoio a instituições que cuidam de crianças e jovens com Autismo no Distrito Federal. Durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, que integra o ciclo de debates sobre os direitos das pessoas com deficiência e doenças raras, a parlamentar anunciou a indicação de R$ 3,8 milhões em emendas parlamentares, nos últimos dois anos, para aprimorar o atendimento oferecido por essas instituições. Damares destacou que a inclusão deve ser tratada como uma pauta contínua, e não apenas lembrada em datas específicas. Segundo ela, o tema e os investimentos relacionados precisam estar na agenda de prioridades do país, especialmente na capital federal.

Os recursos foram destinados a diversas instituições que desempenham papel fundamental no atendimento a pessoas com deficiência em todo o DF, auxiliando diretamente às famílias e ajudando a complementar o trabalho do governo local. Entre elas, está a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), que desde 1964 atua no desenvolvimento do potencial de jovens e adultos com deficiências intelectual e múltipla, buscando ampliar sua autonomia e qualidade de vida.

Leia Também:  Senadora Damares articula para trazer hospital referência no combate ao câncer para DF e Entorno

Também recebeu apoio a Associação Pestalozzi de Brasília, fundada em 1965, uma entidade filantrópica sem fins lucrativos que oferece atendimento gratuito a adultos com deficiência intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo a transição do ambiente familiar para o convívio social.

Advertisement

O Instituto PAS (Instituto Pedro Araújo dos Santos), que oferece apoio acolhedor a famílias atípicas por meio de cursos, palestras e atendimentos psicológicos, também foi contemplado. Seu lema, “Transformamos vidas com amor e inclusão”, resume a missão da instituição. A AMPARE (Associação de Mães, Pais e Amigos de Reabilitação Especial) recebeu investimentos para fortalecer sua equipe multidisciplinar, responsável por elaborar planos personalizados que visam o desenvolvimento físico, emocional e social de cada assistido, defendendo que cada indivíduo tem um papel essencial na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Outra beneficiada foi a CEAL Ludovico Pavoni (CEAL/LP), referência em atendimento a pessoas com deficiência auditiva, intelectual e com TEA. Já a Associação Tudo Azul promove atividades terapêuticas voltadas ao público autista, incluindo sessões de psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e fisioterapia, com foco no enfrentamento de desafios cotidianos, desenvolvimento da comunicação, promoção da autoconfiança e integração social.

Leia Também:  Brasília ganha Conferência para ampliar direitos das Mulheres

Essas instituições, que estão atendendo em todas as regiões do Distrito Federal, não só ajudam a suprir a demanda local, como também têm sido fundamentais para complementar o trabalho do governo no fortalecimento das políticas públicas voltadas à inclusão.

Advertisement

A atuação da senadora Damares Alves o amor e carinho com a inclusão e com a transparência na aplicação de recursos públicos, beneficiando diretamente famílias que dependem desse tipo de apoio.

Dados do site Autismo e Realidade indicam que, em 2004, a taxa de diagnóstico de TEA era de 1 para cada 166 crianças. Atualmente, estima-se que 1 em cada 36 crianças receba esse diagnóstico.

No Distrito Federal, aproximadamente 13 mil pessoas vivem com TEA, segundo a Associação Brasileira de Autismo, o que evidencia a urgência em fortalecer a rede de diagnóstico e o tratamento precoce.

Advertisement

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

COMENTE ABAIXO:

Politica

📣 Detran-DF leva educação de trânsito a mais de 3,4 mil pessoas no DF!🚦🚶‍♀️🚴‍♂️🚗

Published

on

Entre os dias 26 e 28 de setembro, o Detran-DF realizou mais de 20 ações educativas em 12 regiões administrativas, impactando diretamente 3.464 pessoas com iniciativas que promovem a segurança viária e o respeito à vida no trânsito.

👉 Foram palestras, blitzes educativas, espetáculos teatrais e intervenções artísticas, com linguagem adaptada para públicos diversos — desde crianças da educação infantil até motoristas profissionais.

🌟 Destaques do fim de semana:
✔️ Samambaia liderou a mobilização com mais de 1.000 crianças atendidas
✔️ Gama recebeu o projeto Café na Faixa e uma blitz da campanha Paz no Trânsito
✔️ Taguatinga, Ceilândia, Sudoeste e Planaltina também contaram com ações interativas e educativas

Advertisement

💬 Nosso compromisso é formar cidadãos conscientes desde cedo e construir uma cultura de paz no trânsito. Juntos, salvamos vidas! ❤️

📖 Leia a matéria completa no site oficial do Detran-DF:
👉 https://www.detran.df.gov.br/detran-df-leva-educacao-de-transito-para-mais-de-34-mil-pessoas-no-fim-de-semana/

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Leia Também:  Celina Leão empossa novas representantes do Conselho dos Direitos da Mulher do DF
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA