Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Curiosidades

Mulher sofre rompimento de aorta com orgasmo

Publicado em

Algumas doenças vasculares são  imperceptíveis por anos, da mesma maneira como podem apresentar sinais e romper artérias em momentos diversos. Uma mulher de 45 anos sofreu uma ruptura da artéria, após um orgasmo e foi levada ao  hospital.

Ela relatou ter ouvido um estalo durante a relação sexual, seguido de fortes dores nas costas e no peito com falta de ar e náuseas. Tudo teria acontecido subitamente e o diagnóstico foi Síndrome Aórtica Aguda (SAA), considerada rara e de alto risco.

A condição decorre de aspectos clínicos comprometedores da parede da artéria aorta – a maior e mais importante do corpo. De acordo com o cirurgião vascular, membro titular da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV, Josualdo Euzébio Silva, as características da situação são dissecção aórtica, hematoma intramural e  úlcera aórtica penetrante.

Advertisement

A primeira é derivada de ruptura na camada interna da parede arterial,  criando um espaço para o sangue se acumular, aumentando a separação entre camadas. Já a segunda, é caracterizada pelo sangramento entre as camadas,  sem uma abertura na camada interna, assim, a parede se torna mais espessa. Por último, a úlcera aórtica penetrante é definida como um desgaste da parede, causado pela aterosclerose, penetrando na camada média do vaso, provocando um hematoma ou dissecção.

Leia Também:  Pesquisa aponta que 31% das brasileiras acima de 18 anos são consideradas desinformadas a respeito do Câncer de Mama

Os fatores de risco são hipertensão, doença aterosclerótica – ou seja, a presença de placas de gordura nos vasos, entre outras doenças, como aquelas que afetam o tecido conjuntivo, traumas e variações genéticas.

A mulher contou ser hipertensa e fumante, mas não fazia acompanhamento médico para controlar a pressão. O tabaco também é considerado extremamente prejudicial à saúde vascular.

Advertisement

Josualdo afirma que os sintomas variam entre físicos e psicológicos, assim como, ainda apresentam diferentes intensidades, de acordo com a gravidade da situação. Normalmente, tremores nas mãos, sudorese, náuseas, vômitos, palpitações, taquicardia, dor de cabeça, elevação da pressão, ansiedade, agitação, irritabilidade, insônia, alterações no humor e perda de apetite são os mais comuns. Um detalhe é que a febre, agitação extrema, convulsões, alucinações, desorientação, perda de consciência e dificuldades respiratórias são sinais mais graves.

Qualquer desses indícios é motivo para procurar um hospital urgentemente. O diagnóstico precoce, com o auxílio de imagens, previne uma fatalidade. Vale alertar que a SAA é uma condição crônica, precisa de acompanhamento constante. O tratamento envolve controle rigoroso da pressão arterial e frequência cardíaca e, em casos específicos, pode ser necessário cirurgia.

Leia Também:  CineMaterna do mês de outubro realiza sessão especial para famílias com bebês no Iguatemi Brasília
Gabrielle Silva
Advertisement

Multi Comunicar

(32) 99114-5408

COMENTE ABAIXO:

Curiosidades

Fruteira ou geladeira? Descubra o segredo para ter frutas sempre fresquinhas 

Published

on

Foto: Freepik

Nutricionista do Divino Fogão explica por que algumas devem ficar separadas na geladeira para não acelerarem o amadurecimento das demais

 

São Paulo (SP), outubro de 2025: Na hora de organizar as frutas em casa, é comum surgir a dúvida: o que pode ficar na fruteira e o que precisa ser guardado na geladeira? A resposta faz diferença não só na durabilidade, mas também no sabor e na qualidade dos alimentos. Segundo a nutricionista do Divino Fogão, Jéssica Benazzi, o modo de armazenamento influencia diretamente no amadurecimento e misturar algumas frutas pode acelerar demais esse processo.

Advertisement

 

“Algumas frutas, como maçã, banana e abacate liberam etileno, um gás natural que estimula o amadurecimento. Quando ficam próximas de frutas mais sensíveis, como morango ou uva, acabam fazendo com que elas estraguem mais rápido”, explica a nutricionista.

 

Advertisement

Frutas que podem ficar na fruteira

Bananas, maçãs, abacates, mamões, mangas, pêssegos e peras devem ser mantidos fora da geladeira enquanto estiverem verdes ou firmes. “Essas frutas amadurecem melhor em temperatura ambiente. Depois de maduras, podem ir à geladeira para conservar por mais tempo”, orienta Jéssica Benazzi.

Leia Também:  A Lei Maria da Penha e a Proteção às Vítimas

 

Advertisement

Frutas que devem ir à geladeira

Morango, uva, ameixa, kiwi, melancia (após cortada), melão (após cortado) e frutas vermelhas no geral devem ser armazenadas sob refrigeração. “Esses alimentos são mais sensíveis ao calor e à umidade. O ideal é guardá-los em potes de vidro ou plásticos bem fechados, de preferência forrados com papel toalha, para reduzir a umidade e evitar o mofo”, recomenda.

 

Advertisement

A nutricionista do Divino Fogão ainda concede algumas dicas que podem auxiliar na conservação. Separe as frutas maduras das verdes, pois isso evita que as maduras acelerem o amadurecimento das demais. Evite lavar antes de guardar, já que a umidade favorece o aparecimento de fungos. Neste caso, lave apenas antes de consumir. Use a gaveta da geladeira, ela mantém a umidade e a temperatura mais estáveis, ideais para a maioria das frutas. Congelar algumas porções já cortadas ajuda a aproveitar melhor frutas como banana, manga, uva, morango e abacate que podem ser usadas em vitaminas e sobremesas. “Cuidar da forma de armazenar as frutas é uma maneira simples de evitar o desperdício e garantir o consumo de alimentos sempre frescos, saborosos e nutritivos”, finaliza.

Leia Também:  Programa destaca aumento de casos de violência contra a mulher

 

Sobre o Divino Fogão: 

Advertisement

Desde 1984, o Divino Fogão lançou-se no mercado com uma estratégia inovadora, servindo o que há de mais saboroso e variado da comida típica da fazenda. Hoje, o Divino Fogão é nacionalmente reconhecido por seus produtos de excelente qualidade e com sabor genuinamente brasileiro. Receitas próprias e exclusivas foram desenvolvidas ao longo dos anos, procurando atender o paladar brasileiro. A rede conta hoje com mais de 220 pontos de vendas que incluem as operações em shopping centers e o projeto de dark kitchen, voltado apenas ao sistema delivery.

 

 

Advertisement

 

Assessoria de Imprensa Divino Fogão

DFREIRE Comunicação e Negócios

Luciana Abritta – lucianaabritta@dfreire.com.br – (11) 99299-0411

Advertisement

Marcela Baptista – marcela@dfreire.com.br – (11) 96488-2265

Caroline Souza – caroline@dfreire.com.br – (11) 98333-6683

Leticia Fernandes – leticia@dfreire.com.br – (11) 95975-8788

Advertisement

Juliana Beletato – juliana@dfreire.com.br – (11) 95054-9649

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA