Diversas
“Dia Nacional do Nepal” Embaixada comemora em Brasília.
Embaixador Nirmal Raj Kafle destacou o progresso do seu país e as boas relações com o Brasil
A embaixada do Nepal em Brasília realizou, nesta quarta-feira (20), a celebração do Dia da Constituição, comemorado como Data Nacional. O evento reuniu autoridades, diplomatas, representantes do Itamaraty, da ABC, do Instituto Rio Branco e de outras agências do Governo. Também contou com a presença de oficiais da Embrapa, da APEX, além de empresários e jornalistas.
O embaixador Nirmal Raj Kafle lembrou, em seu discurso, que a Constituição do Nepal foi promulgada oito anos atrás, por uma Assembleia democraticamente eleita. “Ela simboliza a conclusão do processo que se seguiu a um conflito que durou uma década. A Constituição é nosso farol de esperança para a paz e a estabilidade; progresso e prosperidade”, destacou.
Conforme o embaixador Kafle, seu país “está no caminho de institucionalizar as conquistas políticas arduamente alcançadas. A Constituição garante direitos fundamentais, justiça e inclusão. O governo nepalês permanece comprometido a manter esses princípios”.
A economia nepalesa permanece estável e o Nepal pretende sair do status de País Menos Desenvolvido até 2026.
Brasil e Nepal estabeleceram relações diplomáticas em 1976. A Embaixada do Nepal em Brasília foi inaugurada em 2010, sendo a única missão diplomática do país na América do Sul.
“As relações bilaterais são sólidas e os países têm trabalhado juntos em algumas agendas de interesse mútuo”, disse o embaixador Kafle, que apontou a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre os dois países como um marco dessa relação.
Entre as possibilidades de parcerias futuras, o diplomata elencou as áreas de energia renovável, agricultura e turismo. O trabalho da Câmara de Comércio Nepal-Brasil e os Grupos Parlamentares de Amizade também colaboram para a aproximação dos dois países.
O Ministro Everton Frask Lucero. Diretor do Departamento de Índia, Sul e Sudeste da Ásia do Itamaraty também fez uso da palavra e parabenizou o Nepal, reforçando as boas relações bilaterais.
Diversas
Detran-DF flagra 14 condutores alcoolizados em operação em Águas Claras
Em menos de três horas, 120 motoristas foram abordados e realizaram o teste do etilômetro
Valquíria Cunha
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre 23h30 de terça-feira (14) e 1h15 desta quarta-feira (15), uma grande Operação Lei Seca na Avenida Castanheiras, altura da Rua Maracá, em Águas Claras. A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e teve como objetivo coibir infrações relacionadas ao consumo de álcool e reforçar a segurança viária na região.
Durante a operação, 120 condutores foram abordados e submetidos ao teste do etilômetro. Desse total, 14 foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool. As equipes também registraram outras irregularidades, como um caso de excesso de passageiro, um de não uso do cinto de segurança, um de transporte de criança sem cadeirinha, um escapamento alterado em carro e outro em motocicleta, uma Carteira Nacional de Habilitação vencida, dois condutores inabilitados, um caso de falta de equipamento obrigatório e três outras infrações diversas.
A ação contou com a participação de 12 agentes e 6 viaturas do Detran-DF, além do apoio de uma viatura e dois policiais da PMDF.
-
Politica6 dias agoCinco oficinas de acessórios automotivos localizadas no Setor H Norte, em Taguatinga, foram alvos de operação desencadeada pela Polícia Civil (PCDF)
-
Social3 dias agoNa Trilha do Teatro leva riso, música e escuta para seis escolas do DF
-
Politica6 dias agoEstrela da Vida: homenagem ao Corpo de Bombeiros de Brasília
-
Politica4 dias agoCrícia Martins participa de ação do Outubro Rosa e emociona ao relembrar milagre de cura: “Prevenir é um gesto de amor à vida”






