Diversas

Governo de Goiás realiza ação para acelerar abertura de empresas nos municípios goianos

Publicado em

Representantes da Junta Comercial estão visitando prefeituras para apresentar detalhes do funcionamento da RedeSim, plataforma que simplifica registro de negócios

Os municípios goianos que estão com dificuldades para gerenciar a RedeSim – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios – estão recebendo a visita técnica da Junta Comercial de Goiás (Juceg) para destravar o processo de aberturas de empresas. Apesar do registro mercantil estar concentrado na Juceg, algumas licenças para abertura de empresas, como a de uso de solo, passam pelas prefeituras.

A medida visa atender, de imediato, as prefeituras onde houve troca de funcionalismo e, por consequência, a falta de pessoal treinado para operar a rede. A série de visitações teve início em fevereiro, por Goiânia. A diretoria da Juceg esteve com a secretária municipal de Planejamento e Urbanismo Estratégico de Goiânia, Ana Carolina Nunes de Souza Almeida, no último dia 13, para apresentar detalhes do funcionamento da RedeSim, já implementada nos 246 municípios goianos.

Essa reunião de alinhamento é fundamental para agilizar o processo de registro mercantil nos municípios, que pode estar impedido devido à falta de senhas e pessoal capacitado, conforme explica o presidente da Junta, Euclides Barbo Siqueira. “Nosso principal foco é dar celeridade ao processo do empresário. Por isso, a importância do trabalho, em conjunto, da Juceg com as secretarias municipais”, considera.

Advertisement

Esclarecimentos
Para Sérgio Floriano Lemos, diretor da RedeSim em Goiás, a reunião com a Seplan de Goiânia mostrou uma realidade que se repete em outras cidades. “Percebemos que em alguns municípios em que não houve a continuidade na gestão, os novos servidores estão encontrando certa dificuldade em fazer a engrenagem funcionar”, explica. Por isso, a equipe técnica da RedeSim fará um giro pelo estado levando esclarecimento e até treinando novos funcionários para essa área, caso necessário.

Leia Também:  Marcha das Mulheres Indígenas começa nesta segunda em Brasília

As viagens ao interior, de acordo com Floriano, terão sequência após o feriado de carnaval. “Vamos treinar o pessoal, ensinar o sistema e conceder novas senhas para que, não fiquem prejudicados os registros empresariais nessas cidades”, explica. O diretor ressalta que qualquer município que enfrente dificuldades para execução da plataforma pode entrar em contato com a diretoria, na Juceg, para receber novo treinamento ou passar por reciclagem.

A RedeSim, que já foi levada, via convênio entre prefeituras e Juceg, para todos os municípios goianos, reúne, em um único ambiente virtual, os órgãos de registro, as administrações tributárias no âmbito federal, estadual e municipal e os órgãos licenciadores. A última cidade goiana a aderir ao sistema foi Santa Helena de Goiás, cujo convênio foi assinado no dia 14 de fevereiro. “Chegar aos 246 municípios goianos é um marco pra essa gestão. Da mesma forma, não mediremos esforços para que essas mesmas cidades saibam executar o sistema com excelência, colhendo todos os bons frutos que essa tecnologia nos traz”, finaliza Euclides.

Advertisement

Fotos: Juceg

Leia Também:  TCDF autoriza construção de dois novos hospitais públicos no DF

Legenda 1: Diretoria da Redesim aplica treinamento para funcionários da Prefeitura de Abadiânia

Legenda 2: Diretoria da Juceg visita Secretaria de Planejamento de Goiânia para explicar funcionamento da Redesim

Advertisement

Junta Comercial – Governo de Goiás

COMENTE ABAIXO:

Diversas

Cresce índice de satisfação da população com respostas do Detran-DF

Published

on

Além da redução de 26% no número de registros de Ouvidoria, satisfação com as respostas da autarquia sobe para 57% em 2024

Zélia Ferreira

(Brasília – 11/3/2025) – A Ouvidoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal registra redução na quantidade de demandas recebidas em 2024 e aumento no índice de satisfação do cidadão com as respostas dadas. Enquanto em 2023 foram registradas 22.371 manifestações, em 2024 esse número caiu para 16.509, representando uma redução de 26% e mudando a autarquia da 5ª para a 6ª posição no ranking dos órgãos mais demandados do Governo do Distrito Federal. Em 2022, o Detran-DF chegou a ocupar o 3º lugar em demandas.

Advertisement

Outro dado interessante a ser observado está na qualidade da resposta dada ao cidadão. Em 2023, a Ouvidoria do Detran-DF criou o manual de procedimentos que permitiu diminuir o tempo médio de resposta e ganhar na qualidade das devolutivas, aumentando o índice de satisfação do usuário de 35% para 57% em 2024 e atingindo a marca de 9 dias no tempo médio de resposta.

“Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a experiência do cidadão que busca os serviços da Ouvidoria. Esse canal de comunicação direto com o usuário serve de termômetro para que possamos melhorar cada vez mais a prestação de serviços à população do DF. Estamos empenhados nisso. Já reestruturamos o setor, ampliamos o quadro de servidores, desenvolvemos procedimentos para otimizar o trabalho de apuração e resposta de forma ágil e implementamos análises dos relatórios estatísticos dos registros para orientar internamente o trabalho das áreas mais demandadas”, explica o diretor-geral, Takane Kiyotsuka.

Pesquisa de satisfação
Depois que o cidadão recebe a resposta da Ouvidoria, há uma pesquisa de satisfação a ser respondida. Esse feedback do cidadão é muito importante para que a autarquia possa replanejar suas ações e melhorar cada vez mais os serviços prestados.

Advertisement

Dados da pesquisa respondida pelos usuários, em 2024, apontam uma resolutividade de 30% e a satisfação com a resposta em 57%. O número de reclamações caiu de 19.009 em 2023 para 14.140 em 2024, uma redução de 26%.

Leia Também:  Em razão do “O Maior São João do Cerrado”, que será realizado nos dias 18, 19 e 20 de agosto, ao lado do Estádio Abadião, em Ceilândia, o Detran, fará intervenções nas vias da região. A partir desta segunda-feira (14)

Sigilo e conforto
O cidadão pode fazer uso dos canais da Ouvidoria no conforto de sua casa, pelo telefone 162 e site ParticipaDF (participa.df.gov.br), para registrar: reclamação de serviços que não foram atendidos a contento; elogios; e denúncias. Vale destacar que o registro de denúncias é sigiloso e seguro, mas é importante colocar todos os elementos que possibilitem que a corregedoria possa apurar corretamente e punir o servidor denunciado, como data, local, provas documentais e outros. Informações completas agilizam o trâmite.

“Quando a manifestação for anônima, é importante destacar que o órgão não tem como retomar o contato para complementar as informações e, às vezes, as informações contidas no registro da denúncia não são suficientes para identificar corretamente o servidor e comprovar a prática do delito”, esclarece a Ouvidora, Ana Carolina de Almeida. Ela ainda reforça que, ao optar por fazer uma manifestação anônima, o cidadão fica ciente de que está renunciando ao direito de resposta, já que o órgão não tem como identificá-lo. Nos casos de demandas identificadas, o cidadão deve ficar atento ao e-mail cadastrado porque a movimentação da demanda será informada por lá.

Advertisement

Outra observação importante é que, desde março 2024, a base da Receita Federal foi integrada ao ParticipaDF – se o cadastro do CPF não estiver atualizado, o cidadão não consegue ter sua demanda registrada no sistema.

Leia Também:  Reconstruir a floresta e promover o desenvolvimento sustentável são prioridades para 2024

Histórico
A pandemia de Covid-19 e a revolução digital geraram grande impacto no volume de demandas de Ouvidoria e a equipe reduzida não conseguia cumprir os prazos. Com as demandas vencidas, a caixa era bloqueada e acabava impactando as demandas que ainda estavam no prazo, gerando um acúmulo de demandas vencidas.

Foi assinado um Acordo de Cooperação com a Ouvidoria-geral, onde a caixa de demandas foi desbloqueada para que fossem tratadas e respondidas. A equipe da Ouvidoria do Detran-DF realizou vários plantões para dar vazão às demandas. “Eram quase três mil demandas vencidas em janeiro de 2023. Com a ampliação da equipe, adoção do manual de procedimentos e reuniões com as áreas técnicas para que passassem a priorizar as demandas de Ouvidoria, conseguimos reduzir para 900 demandas vencidas já em maio e, em julho de 2023, já havíamos zerado as demandas vencidas.”, destacou a Ouvidora do Detran-DF, Ana Carolina de Almeida.

Advertisement

Áreas mais demandadas
Os assuntos mais demandados junto à Ouvidoria do Detran-DF em 2024 foram: fiscalização (4.327), sinalização/engenharia (2.418), veículos (2.199) e habilitação (513). A maioria das reclamações são pedindo a presença do órgão, como a fiscalização de estacionamento irregular (1.424) e som automotivo (494), por exemplo. A solicitação de sinalização de trânsito ocupa o segundo lugar das demandas, com destaque para quebra-molas (836) e faixa de pedestre (546). Transferência de propriedade e emissão de ATPV-e somaram 1.123 demandas e 1.076 demandas por emissão do CRLV. No primeiro semestre de 2023, a emissão de Carteira Nacional de Habilitação era o assunto mais reclamado, seguido de emissão de CRLV e transferência de veículos. Atualmente, as demandas sobre emissão de CNH registram apenas 3,1% das ocorrências (513).

Fonte: Ascom Detran

COMENTE ABAIXO:
Advertisement
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA