Diversas

Mulheres comandam Enem e são maioria e isso tem muitos significados; entenda

Publicado em

Por Nathália Maciel

Mulheres são maioria na prova do Enem e isso tem muitos significados; entenda

Segundo o boletim do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIESSE), em relação a rendimentos, as mulheres ganharam 21% a menos do que os homens por setor de atividades, mesmo quando as mulheres eram maioria

Mulheres compõem a maioria no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano, representando 61,3% dos mais de 3 milhões de inscritos. Já os homens representam 38,7%, totalizando 1,5 milhão.

A busca pela igualdade de gênero deve ser pelo caminho da educação. Para a professora e especialista em direitos humanos, Gina Vieira (Foto), a educação é uma das chaves para incentivar a liderança feminina, porém esse caminho ainda tem muito o que avançar.

Advertisement

Conforme destacado pela professora Gina, as mulheres atualmente enxergam o Enem como uma oportunidade de investir em seu futuro, impulsionadas principalmente pela necessidade de conquistar maior autonomia financeira.

“Ter uma formação em nível superior aumenta significativamente as chances de a mulher, tanto ter acesso ao mundo do trabalho, quanto ter uma remuneração melhor, o que certamente colabora para maior autonomia e maior qualidade de vida”, diz a professora.

Leia Também:  Estudo aponta que Ozempic e Wegovy estão relacionados à patologia ocular rara

Segundo o boletim do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIESSE), em relação a rendimentos, as mulheres ganharam 21% a menos do que os homens por setor de atividades, mesmo quando as mulheres eram maioria.

Advertisement

A especialista explica que, para que as mulheres ocupem cargos mais elevados no trabalho com salários mais altos, é fundamental que o Estado ofereça oportunidades de educação de qualidade.

“A presença de um maior número de mulheres fazendo o Enem para mim é um forte indicador de que as mulheres tomaram ainda mais consciência do poder que a educação tem quanto a permitir que elas sejam protagonistas de suas histórias. Elas não vão parar, e é ótimo que não parem. Acredito que, de fato, o futuro é feminino” afirma a educadora.

A moradora de Ceilândia, Nathalia Lara Gomes, hoje com 25 anos, vai prestar a prova e diz que para ela, alcançar um diploma de ensino superior é uma oportunidade para mudar a sua situação financeira. A estudante assegura que o Enem tem sido uma das portas que ela tem para alcançar a sua realização profissional.

Advertisement

Nathalia também relata que em suas experiencias no mercado de trabalho percebeu que as mulheres sempre precisavam se esforçar mais do que homens, principalmente para subir de cargo. “Percebi o machismo mais ainda quando comecei a trabalhar. Todas as mulheres que conheci em cargos altos de uma empresa sempre precisavam ser grossas ou falar mais alto para que fossem respeitadas”, diz a estudante.

Leia Também:  Teoria da conspiração liga capa da Vogue com Gisele Bündchen ao satanismo; entenda

Além disso, a especialista diz que investir em mulheres pode gerar grandes avanços tanto para economia, quanto para a sociedade. “Nós já temos pesquisas suficientes que sinalizam que investir em mulheres e em grupos historicamente excluídos traz muitos ganhos não só para as mulheres e para estes grupos, mas para as famílias, as comunidades, o território onde estas pessoas têm incidência, portanto, os ganhos são para a sociedade como um todo”.

Supervisão de Luiz Claudio Ferreira

Advertisement

Fonte: Jornal de Brasilia

COMENTE ABAIXO:

Diversas

Detran-DF fará alterações no trânsito para eventos religiosos

Published

on

Intervenções visam dar segurança aos fiéis que participarão de vias sacras e procissões na Ceilândia, no Guará e no Paranoá

Zélia Ferreira

O Departamento de Trânsito organizou esquemas de trânsito especiais para garantir a segurança dos fiéis que participarão de eventos religiosos em razão da Semana Santa. As intervenções acontecerão na sexta-feira (18), pela manhã no Guará, à tarde e noite no Paranoá e no Setor P Norte; nas tardes de sábado (19), domingo (20) e quarta-feira (23) , na Ceilândia.

Advertisement

Procissão Via Sacra Guará
Na sexta-feira (18), das 8h30 às 12h, aproximadamente 10 mil fiéis sairão da Paróquia Maria Imaculada, na EQ 15/17 do Guará II, passando pela Avenida Central e contornando a 4ª Delegacia de Polícia em direção ao Condomínio Sargento Wolf, de frente para o Conjunto U da QE 26, onde será o encerramento da encenação. O trânsito ficará interrompido durante toda a manhã e os agentes atuarão em quatro viaturas fazendo os fechamentos e a Unidade de Motociclistas fará o patrulhamento do trânsito durante o evento para garantir segurança aos participantes.

Via Sacra do Paranoá
Das 15h30 às 22h de sexta-feira (18), haverá a procissão Via Sacra do Paranoá, com a participação estimada de quatro mil fiéis. A concentração será na Av. Paranoá, altura do Terminal e o percurso será desde o palco montado ao lado da Caesb até a quadra coberta próxima à Caixa Econômica e à Administração do Paranoá. O Detran-DF, com o apoio da Polícia Militar, realizará o acompanhamento da procissão nos dois sentidos da via, garantindo a segurança dos participantes durante todo o trajeto.

Leia Também:  Aos 470 anos, SP oferece oportunidades, mas maioria quer deixar cidade

Via Sacra Paróquia São Marcos e São Lucas
Na sexta-feira (18), das 15h às 21h, cerca de 1,5 mil pessoas sairão da Paróquia São Marcos e São Lucas, localizada na EQNP 9/13, percorrerão um trecho da avenida principal do P norte (P2), descerão pela VC 311, virando na rua P da QNP 11 e subindo até o quadradão da QNP 11. Os agentes do Detran-DF, em duas viaturas, realizarão o acompanhamento da procissão fazendo os fechamentos necessários ao longo do percurso a fim de garantir a segurança dos participantes durante o trajeto.

Advertisement

Procissão Dia de São Jorge e Santo Expedito
A procissão acontecerá no sábado (19) e na quarta-feira (23), das 17h às 19h, na Avenida Hélio Prates. Os fiéis sairão da Paróquia São Jorge e Santo Expedito e caminharão até a altura da Polyelle Calçados, na QNM 18 de Ceilândia, de onde retornarão ao ponto inicial. Os agentes do Detran-DF acompanharão a procissão fazendo as intervenções que se fizerem necessárias para a segurança do público.

Procissão de Páscoa da Ceilândia
No domingo (20), das 6h às 7h30, aproximadamente 180 pessoas participarão de uma procissão saindo da Paróquia São Marcos e São Lucas, na EQNP 9/13 e se dirigindo pela via P2 Norte até próximo ao Asas Grill Espetos, subindo em direção ao Supermercado Caprichosos. De lá, pegam a via P1 Norte até o Tô Aqui Beer e descem em direção à paróquia de onde partiram. Os agentes acompanharão os fiéis em todo o trajeto, em uma viatura de quatro rodas e duas motocicletas, a fim de garantir a segurança dos participantes.

Leia Também:  Entenda por que Thereza Collor está sendo processada pela irmã

Fonte: Ascom Detran

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA