Diversas

O drama da “mulher safada”: como lidar com a culpa por gostar de sexo

Publicado em

Sergii Gnatiuk/Getty Images

Psicóloga explica por que mulheres que gostam muito de sexo são julgadas, apesar de agirem exatamente como os homens

Em tempos de empoderamento e liberdade sexual feminina, muitas mulheres descobriram o próprio prazer e, finalmente, se dedicaram a ele. Apesar de ser algo extremamente positivo, fez surgir uma situação pela qual grande parte do público feminino passa: o drama da mulher safada, aquela que gosta muito de sexo.

Na atual sociedade, que, apesar de já ter avançado muito, ainda é machista e patriarcal, mulheres safadas vivem o paradoxo entre saber que podem e devem ser sexuais e serem constantemente julgadas por agirem exatamente como os homens sempre tiveram aval para agir.

“Há quem pense, inclusive, que, ao ser muito sexual, a mulher está tentando ‘tomar o lugar do homem’ na sociedade, tentando ocupar um espaço que não é seu. Freud, inclusive, afirmava que a mulher tinha ‘inveja do falo’, porque elas lutavam para ter os mesmos direitos que os homens”, explica a psicóloga Alessandra Araújo.

Mulheres gostam menos de sexo?

Já se sabe que não é verdade a afirmação de que homens são mais sexuais que mulheres – uma vez que o desejo sexual é multifatorial e não depende apenas de hormônios para acontecer. O que muitas vezes acontece é que diversas mulheres se distanciam do sexo justamente por causa de toda a repressão que tiveram ao longo de suas vidas.

Advertisement

“Sem contar que a maior parte das vítimas de abuso são as mulheres. Certas limitações sexuais são consequências desse tipo de trauma”, afirma a terapeuta.

Como lidar com a culpa?

Juntamente com o julgamento, os tabus e as crenças limitantes da sociedade perante mulheres livres e sexuais, surge a culpa. Apesar de quase inevitável que, em algum momento, esse sentimento apareça, é possível driblá-lo e lidar com ele da melhor forma possível para viver em paz como uma mulher safada.

Confira as dicas da sexóloga:

Advertisement
  • Faça terapia! Isso é uma ferramenta essencial para descobrir quais crenças e tabus que levaram você a sentir essa culpa e ressignificá-los;
  • Conheça seu próprio corpo;
  • Tente não se importar com o julgamento das outras pessoas, afinal, não importa qual caminho você escolha, sempre vai haver alguém que discorda. É melhor ser julgada por estar feliz sendo quem se é do que ser infeliz para agradar aos outros e ser julgada da mesma forma.

SEXOMULHER

Fonte: Metropoles

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Angélica revela ser a favor do aborto: "A mulher tem que poder decidir"

Diversas

Detran-DF fará alterações no trânsito para eventos religiosos

Published

on

Intervenções visam dar segurança aos fiéis que participarão de vias sacras e procissões na Ceilândia, no Guará e no Paranoá

Zélia Ferreira

O Departamento de Trânsito organizou esquemas de trânsito especiais para garantir a segurança dos fiéis que participarão de eventos religiosos em razão da Semana Santa. As intervenções acontecerão na sexta-feira (18), pela manhã no Guará, à tarde e noite no Paranoá e no Setor P Norte; nas tardes de sábado (19), domingo (20) e quarta-feira (23) , na Ceilândia.

Advertisement

Procissão Via Sacra Guará
Na sexta-feira (18), das 8h30 às 12h, aproximadamente 10 mil fiéis sairão da Paróquia Maria Imaculada, na EQ 15/17 do Guará II, passando pela Avenida Central e contornando a 4ª Delegacia de Polícia em direção ao Condomínio Sargento Wolf, de frente para o Conjunto U da QE 26, onde será o encerramento da encenação. O trânsito ficará interrompido durante toda a manhã e os agentes atuarão em quatro viaturas fazendo os fechamentos e a Unidade de Motociclistas fará o patrulhamento do trânsito durante o evento para garantir segurança aos participantes.

Via Sacra do Paranoá
Das 15h30 às 22h de sexta-feira (18), haverá a procissão Via Sacra do Paranoá, com a participação estimada de quatro mil fiéis. A concentração será na Av. Paranoá, altura do Terminal e o percurso será desde o palco montado ao lado da Caesb até a quadra coberta próxima à Caixa Econômica e à Administração do Paranoá. O Detran-DF, com o apoio da Polícia Militar, realizará o acompanhamento da procissão nos dois sentidos da via, garantindo a segurança dos participantes durante todo o trajeto.

Leia Também:  Desigualdade de gênero: seis homens e uma mulher na lista ao STJ

Via Sacra Paróquia São Marcos e São Lucas
Na sexta-feira (18), das 15h às 21h, cerca de 1,5 mil pessoas sairão da Paróquia São Marcos e São Lucas, localizada na EQNP 9/13, percorrerão um trecho da avenida principal do P norte (P2), descerão pela VC 311, virando na rua P da QNP 11 e subindo até o quadradão da QNP 11. Os agentes do Detran-DF, em duas viaturas, realizarão o acompanhamento da procissão fazendo os fechamentos necessários ao longo do percurso a fim de garantir a segurança dos participantes durante o trajeto.

Advertisement

Procissão Dia de São Jorge e Santo Expedito
A procissão acontecerá no sábado (19) e na quarta-feira (23), das 17h às 19h, na Avenida Hélio Prates. Os fiéis sairão da Paróquia São Jorge e Santo Expedito e caminharão até a altura da Polyelle Calçados, na QNM 18 de Ceilândia, de onde retornarão ao ponto inicial. Os agentes do Detran-DF acompanharão a procissão fazendo as intervenções que se fizerem necessárias para a segurança do público.

Procissão de Páscoa da Ceilândia
No domingo (20), das 6h às 7h30, aproximadamente 180 pessoas participarão de uma procissão saindo da Paróquia São Marcos e São Lucas, na EQNP 9/13 e se dirigindo pela via P2 Norte até próximo ao Asas Grill Espetos, subindo em direção ao Supermercado Caprichosos. De lá, pegam a via P1 Norte até o Tô Aqui Beer e descem em direção à paróquia de onde partiram. Os agentes acompanharão os fiéis em todo o trajeto, em uma viatura de quatro rodas e duas motocicletas, a fim de garantir a segurança dos participantes.

Leia Também:  Record TV demora para pagar cachê de reality. Entenda!

Fonte: Ascom Detran

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA