Diversas
Record TV demora para pagar cachê de reality. Entenda!

Reprodução
Ex-participantes receberão R$ 3 mil reais, mas só verão a cor do dinheiro após 90 dias. Enquanto isso, todos ficam presos à emissora
Acontece que, mesmo sendo eliminados pelo público, os ex-participantes ficam presos à Record TV, por conta do contato. E as primeiras pessoas a deixarem o reality show ainda têm mais um problema para receber os R$ 3 mil do cachê: vão ter que esperar 90 dias para ver a cor da grana.
Enquanto isso, eles não podem participar de nenhum outro programa televisivo nas emissoras concorrentes e ainda precisam de autorização para fazer qualquer outro tipo de entrevista fora.
Os 10 mandamentos de A Grande Conquista
Esta coluna teve acesso, em primeira mão, às condições contratuais do novo reality show da Record, A Grande Conquista. E nós separamos para você os “10 mandamentos” do programa, trazendo as regras e condições estipuladas no contrato firmado entre a emissora e os participantes.
1. Ficarás à nossa total disposição
De cara, a RecordTV estabelece que os participantes deverão permanecer à disposição da emissora durante um período fixo, e que poderão ser chamados a qualquer momento para atuar em ações relacionadas à atração, como em seus outros programas.
Dessa forma, os eliminados não poderão participar de qualquer outro programa no formato de reality, jogo ou de gênero similar, enquanto A Grande Conquista estiver sendo gravada ou exibida pela emissora.
2. Não falarás mal da RecordTV
Para evitar que os ex-participantes saiam do programa “dando com a língua nos dentes” e se queixando da produção, da edição ou dos acordos estipulados em contrato, a emissora tratou de deixar bem clara a proibição de “quaisquer considerações pessoais acerca da sua relação jurídica contratual, condições de trabalho, eventuais insatisfações com a RecordTV”, em entrevistas ou programas ao vivo e gravados.
Segundo a emissora, a regra visa resguardar sua imagem e a dos participantes. Ou seja, aqueles que quiserem “fazer a Dra. Deolane Bezerra”, e sair do programa detonando a atração e sua direção, serão penalizados com multa.
3. Não atirarás nos coleguinhas
Surpreendendo um total de zero pessoas, o contrato também estipula a proibição do porte de armas de fogo dentro dos locais de filmagem.
Se algum desavisado decidir entrar armado no reality, além da multa contratual, poderá responder por ação indenizatória, ajuizada pela emissora, tanto cível quanto penalmente.
4. Não serás violento ou obsceno
Depois da última edição de A Fazenda, marcada pelo excesso de agressividade de alguns participantes, ameaças de violência e duas expulsões, a RecordTV já deixou claro em seu contrato que A Grande Conquista não dará margem para a baixaria explícita.
Não serão admitidos comportamentos indevidos ou violentos, física ou verbalmente, bem como qualquer gesticulação obscena.
É, meus amigos leitores, dedo do meio e ameaças? Nem pensar! O participante que andar fora da linha, poderá ser penalizado até mesmo com expulsão. Resta saber se a emissora fez mesmo a lição de casa e seguirá à risca suas próprias determinações.
5. Não falarás sobre religiões na emissora do Bispo
Como acontece em outros realities da RecordTV, em A Grande Conquista também estão proibidas as declarações de cunho religioso, criminoso ou que a emissora julgue prejudicial à sua imagem.
Para quem espera encontrar diversidade religiosa e cultural, talvez seja melhor assistir ao BBB.
6. Não desistirás da competição, sob pena de multa
Manter os confinados numa Vila ou numa Mansão não é tarefa fácil. Pensando nisso, o contrato determina que o participante que desistir da disputa deverá arcar com a multa rescisória, além de devolver toda e qualquer quantia recebida.
Isso mesmo: sai sem cachê e sem os valores decorrentes de publicidade.
O contrato deixa claro, ainda, que existe a possibilidade de haver repescagem em A Grande Conquista. Desse modo, participantes já eliminados poderão retornar ao elenco gigantesco do programa, assim como aconteceu, recentemente, na edição do BBB23.
7. Aceitarás um singelo cachê
Aqueles que passarem apenas na primeira fase da atração receberão três mil reais. Já os sobreviventes que conseguirem sair da Vila, chegarão à Mansão com mais 37 mil reais.
Ainda que para a realidade brasileira esses valores sejam significativos, quando se trata de reality shows, são premiações bastante modestas, concorda?
Já o prêmio final será de um milhão de reais, pagos em até 90 dias, podendo ser parcelado em três vezes.
8. Não passarás sem ser examinado
Para garantir que os participantes estão realmente aptos a encarar o confinamento e todas as dinâmicas do reality, a emissora exigiu que todos eles se submetam à avaliação psicológica. A aprovação nesse “exame” é condição determinante para entrar na disputa do grande prêmio.
9. Não dividirás o prêmio com ninguém
A RecordTV é categórica ao afirmar em contrato que, em hipótese alguma, o prêmio poderá ser dividido pelo finalista com algum outro competidor. Inclusive, o simples fato de insinuar ou combinar essa divisão de recompensa com um terceiro dentro do programa, poderá ser suficiente para determinação de uma expulsão.
10. Acordarás na hora que a gente mandar
Não suficiente, todos os horários das tarefas cotidianas serão determinados pela produção do programa. Logo, os competidores terão um horário fixo – que deve ser atendido – para acordar, fazer as suas refeições e até para dormir.
Para nós, telespectadores, essa é uma boa notícia. Ninguém merece assistir ao povo dormindo, né não?

Diversas
Cresce índice de satisfação da população com respostas do Detran-DF

Além da redução de 26% no número de registros de Ouvidoria, satisfação com as respostas da autarquia sobe para 57% em 2024
Zélia Ferreira
(Brasília – 11/3/2025) – A Ouvidoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal registra redução na quantidade de demandas recebidas em 2024 e aumento no índice de satisfação do cidadão com as respostas dadas. Enquanto em 2023 foram registradas 22.371 manifestações, em 2024 esse número caiu para 16.509, representando uma redução de 26% e mudando a autarquia da 5ª para a 6ª posição no ranking dos órgãos mais demandados do Governo do Distrito Federal. Em 2022, o Detran-DF chegou a ocupar o 3º lugar em demandas.
Outro dado interessante a ser observado está na qualidade da resposta dada ao cidadão. Em 2023, a Ouvidoria do Detran-DF criou o manual de procedimentos que permitiu diminuir o tempo médio de resposta e ganhar na qualidade das devolutivas, aumentando o índice de satisfação do usuário de 35% para 57% em 2024 e atingindo a marca de 9 dias no tempo médio de resposta.
“Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a experiência do cidadão que busca os serviços da Ouvidoria. Esse canal de comunicação direto com o usuário serve de termômetro para que possamos melhorar cada vez mais a prestação de serviços à população do DF. Estamos empenhados nisso. Já reestruturamos o setor, ampliamos o quadro de servidores, desenvolvemos procedimentos para otimizar o trabalho de apuração e resposta de forma ágil e implementamos análises dos relatórios estatísticos dos registros para orientar internamente o trabalho das áreas mais demandadas”, explica o diretor-geral, Takane Kiyotsuka.
Pesquisa de satisfação
Depois que o cidadão recebe a resposta da Ouvidoria, há uma pesquisa de satisfação a ser respondida. Esse feedback do cidadão é muito importante para que a autarquia possa replanejar suas ações e melhorar cada vez mais os serviços prestados.
Dados da pesquisa respondida pelos usuários, em 2024, apontam uma resolutividade de 30% e a satisfação com a resposta em 57%. O número de reclamações caiu de 19.009 em 2023 para 14.140 em 2024, uma redução de 26%.
Sigilo e conforto
O cidadão pode fazer uso dos canais da Ouvidoria no conforto de sua casa, pelo telefone 162 e site ParticipaDF (participa.df.gov.br), para registrar: reclamação de serviços que não foram atendidos a contento; elogios; e denúncias. Vale destacar que o registro de denúncias é sigiloso e seguro, mas é importante colocar todos os elementos que possibilitem que a corregedoria possa apurar corretamente e punir o servidor denunciado, como data, local, provas documentais e outros. Informações completas agilizam o trâmite.
“Quando a manifestação for anônima, é importante destacar que o órgão não tem como retomar o contato para complementar as informações e, às vezes, as informações contidas no registro da denúncia não são suficientes para identificar corretamente o servidor e comprovar a prática do delito”, esclarece a Ouvidora, Ana Carolina de Almeida. Ela ainda reforça que, ao optar por fazer uma manifestação anônima, o cidadão fica ciente de que está renunciando ao direito de resposta, já que o órgão não tem como identificá-lo. Nos casos de demandas identificadas, o cidadão deve ficar atento ao e-mail cadastrado porque a movimentação da demanda será informada por lá.
Outra observação importante é que, desde março 2024, a base da Receita Federal foi integrada ao ParticipaDF – se o cadastro do CPF não estiver atualizado, o cidadão não consegue ter sua demanda registrada no sistema.
Histórico
A pandemia de Covid-19 e a revolução digital geraram grande impacto no volume de demandas de Ouvidoria e a equipe reduzida não conseguia cumprir os prazos. Com as demandas vencidas, a caixa era bloqueada e acabava impactando as demandas que ainda estavam no prazo, gerando um acúmulo de demandas vencidas.
Foi assinado um Acordo de Cooperação com a Ouvidoria-geral, onde a caixa de demandas foi desbloqueada para que fossem tratadas e respondidas. A equipe da Ouvidoria do Detran-DF realizou vários plantões para dar vazão às demandas. “Eram quase três mil demandas vencidas em janeiro de 2023. Com a ampliação da equipe, adoção do manual de procedimentos e reuniões com as áreas técnicas para que passassem a priorizar as demandas de Ouvidoria, conseguimos reduzir para 900 demandas vencidas já em maio e, em julho de 2023, já havíamos zerado as demandas vencidas.”, destacou a Ouvidora do Detran-DF, Ana Carolina de Almeida.
Áreas mais demandadas
Os assuntos mais demandados junto à Ouvidoria do Detran-DF em 2024 foram: fiscalização (4.327), sinalização/engenharia (2.418), veículos (2.199) e habilitação (513). A maioria das reclamações são pedindo a presença do órgão, como a fiscalização de estacionamento irregular (1.424) e som automotivo (494), por exemplo. A solicitação de sinalização de trânsito ocupa o segundo lugar das demandas, com destaque para quebra-molas (836) e faixa de pedestre (546). Transferência de propriedade e emissão de ATPV-e somaram 1.123 demandas e 1.076 demandas por emissão do CRLV. No primeiro semestre de 2023, a emissão de Carteira Nacional de Habilitação era o assunto mais reclamado, seguido de emissão de CRLV e transferência de veículos. Atualmente, as demandas sobre emissão de CNH registram apenas 3,1% das ocorrências (513).
Fonte: Ascom Detran
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