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Epreendedorismo

Dra. Larissa Coimbra transforma a vida de milhares de pesquisadores, mestres e doutores através do empreendedorismo acadêmico

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O Doutora Bio foi a primeira iniciativa na empresa de Dra. Larissa, na qual o objetivo principal é ensinar acadêmicos a terem uma vida mais leve na graduação e na pós-graduação. Este projeto surgiu a partir das diversas experiências vivenciadas por Dra. Larissa. Nesse sentido, através das suas vivências ao longo de 12 anos na universidade, ela busca ensinar escrita científica e como lidar com atitudes tóxicas vindas do meio acadêmico, a fim de contribuir positivamente com a jornada dos seus seguidores e alunos.

Além de ajudar acadêmicos de graduação e pós graduação a lidarem com a universidade com mais leveza e acolhimento, a pesquisadora expandiu seus métodos para o perfil @dra.larissacoimbra, onde ensina empreendedorismo acadêmico a pesquisadores iniciantes, mestres e doutores, para que possam gerar renda extra ou, até mesmo, renda principal.

Criativa e determinada, Dra. Larissa utiliza ferramentas como cursos, mentorias, e-books, workshops e conteúdos gratuitos para mostrar o caminho das pedras que levam a grandes rendas no empreendedorismo acadêmico.

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Em seu Instagram (@dra.larissacoimbra) Dra. Larissa soma mais de 11 mil seguidores, dentre eles muitos alunos que a acompanham e usufruem dos seus ricos conteúdos sobre empreendedorismo acadêmico.

Em entrevista, Dra. Larissa Coimbra relata os desafios que fizeram parte de sua trajetória pessoal e acadêmica: “No final de 2019, fui aprovada em um Doutorado Sanduíche, que consiste na oportunidade de fazer parte do Doutorado no exterior. Mas antes de concluir a experiência, minha mãe que vinha lutando contra um câncer de mama entrou em estágio terminal aqui no Brasil. Assim, voltei da Europa após apenas 1 mês de trabalho e passei os últimos dias de vida dela com ela, me despedindo da pessoa que eu mais amava em Janeiro de 2020. Vivi a fase mais difícil da minha vida: lidando com esse luto aos 28 anos e muito triste por ter perdido o que à época era a maior oportunidade de trabalho como pesquisadora que eu havia conquistado.

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E para completar, pouco tempo depois a pandemia estourou. Perdi a vontade de fazer pesquisa, de trabalhar e de correr atrás dos meus sonhos, até que meses depois a resolução das burocracias de ter voltado do exterior antes do combinado se resolveram. Me reergui através de muita terapia e do apoio das pessoas que me amam. Mas perder a minha mãe, minha bolsa de pesquisa por um certo período e perceber que não estava verdadeiramente feliz estudando para concursos públicos me fez entender que eu precisava reavaliar os caminhos profissionais que eu queria para a minha vida. Eu também tinha sofrido assédio moral algumas vezes em ambientes de pesquisa, o que me levou a um burnout e a crises de ansiedade que trato até hoje. Assim, eu comecei a considerar outros caminhos. Foi assim que, após muito estudar sobre e com a anuência da minha pós-graduação e orientador, comecei no empreendedorismo. Coloquei anos de experiência em pesquisa na venda de cursos de escrita científica e afins. Melhorei muito também a qualidade de conteúdos gratuitos ofertados depois de estudar muito sobre o digital. Percebi que estava contribuindo com a pesquisa e com a melhoria na qualidade da vida acadêmica dos meus alunos e seguidores de uma outra forma, e assim, quebrando barreiras que foram impostas a mim por muito tempo em relação
a qual caminho profissional eu “deveria” seguir. Hoje já após o Doutorado, me sinto plenamente feliz fazendo um trabalho de qualidade e sendo muito bem remunerada por isso. Apesar dos pesares, sou muito grata à universidade e muito do que ela me proporcionou – inclusive os títulos que possuo e os conhecimentos que hoje ensino. Hoje, além de fazer pesquisa no meu ritmo, posso contribuir também com a pesquisa dos meus alunos que desejam seguir carreira acadêmica no @doutorabio e ensinando aqueles que desejam empreender como eu no @dra.larissacoimbra.”

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Dentre os objetivos para o futuro profissional, Dra. Larissa planeja expandir o seu alcance nas redes sociais, alcançando cada vez mais acadêmicos. Dessa forma, ela deseja ensinar mestres, doutores (e pessoas a caminho desses títulos) que desejam outra fonte de renda. Assim, estes acadêmicos poderão monetizar seus conhecimentos e venderem os seus próprios cursos, workshops, e-books e afins.

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Diariamente, Dra. Larissa busca quebrar as barreiras do julgamento de que empreender não é uma atividade louvável para acadêmicos e professores, e de que apenas concursos públicos e o trabalho em salas de aula tradicionais em universidades e escolas seriam o caminho. Estas são sim carreiras necessárias e importantíssimas, e que inclusive são muito desvalorizadas, mas não são os únicos caminhos que mestres e doutores podem seguir.

“Trabalhar com o digital nos permite alcançar milhões de pessoas, realizar conexões profissionais em todo o mundo diariamente e fazer amigos para a vida – e muitos descobrem um caminho de muitas alegrias e realizações” – comenta ela. Já há centenas de acadêmicos como Dra. Larissa, realizando trabalhos de excelência em divulgação científica gratuita e venda de serviços no digital, e ela acredita que esse número crescerá nos próximos anos.

Acompanhe nas redes sociais:
No Instagram @dra.larissacoimbra e @doutorabio;
No YouTube – Doutora Bio;
No Facebook – Doutora Larissa Coimbra e Doutora Bio.

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Fonte: IstoÉ

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Epreendedorismo

Brasil está entre os países que mais usam IA: oportunidade ou alerta?

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O país ocupa o 4º lugar global em acessos a sites de IA. O que esse dado revela sobre nossa educação?

Joice Leite*

O protagonismo brasileiro no uso da IA
O Brasil registrou 468,6 milhões de acessos a sites de inteligência artificial em fevereiro de 2024, de acordo com relatório da AI Tools. Isso nos coloca em 4º lugar no mundo, atrás apenas de Estados Unidos, Índia e Quênia — à frente de potências como China, Alemanha e Reino Unido. A palavra-chave aqui é clara: inteligência artificial. Estamos entre os maiores usuários globais dessa tecnologia e isso pode parecer, à primeira vista, motivo de comemoração.
O entusiasmo brasileiro se confirma em outro levantamento, feito pelo Google e pela Ipsos: 54% dos brasileiros já usam ferramentas de IA generativa, um índice acima da média global (48%). E 65% acreditam que a tecnologia contribui positivamente em várias áreas da vida, da educação ao mercado de trabalho. O dado nos posiciona como uma sociedade aberta à inovação — mas também nos convida a refletir: o que isso revela sobre o acesso à tecnologia, a inclusão digital e o papel das escolas nesse cenário?
Estamos preparados para usar a inteligência artificial?
A resposta exige olhar para dentro da realidade brasileira. Se por um lado temos milhões de pessoas acessando plataformas de IA, por outro lado sabemos que a infraestrutura digital ainda é precária em grande parte do país. O uso da inteligência artificial, nesses casos, pode ser superficial, reprodutivo e, muitas vezes, desinformado. O risco de aprofundar desigualdades é real.
No Colégio Visconde de Porto Seguro, por exemplo, temos observado o interesse genuíno dos estudantes pelas ferramentas de IA. Eles usam a tecnologia para pesquisar, organizar ideias e aprimorar seus projetos — sempre acompanhados por uma mediação pedagógica que prioriza o pensamento crítico e a ética no uso da tecnologia. Mas essa é a exceção, não a regra. O desafio é garantir que essa experiência se torne comum em mais escolas, públicas e privadas, urbanas e rurais.
O crescimento da inteligência artificial precisa ser acompanhado por políticas públicas voltadas à inclusão digital de fato — com internet de qualidade, formação docente, infraestrutura e currículo alinhado às novas demandas.
Como a inteligência artificial impacta o futuro do trabalho e da educação?
A pesquisa do Google e da Ipsos também mostrou que 60% dos brasileiros acreditam que a inteligência artificial pode aumentar suas chances de ganhos no trabalho — número bem acima da média global, de 49%. Ainda segundo o estudo, áreas como ciências, medicina, agricultura e segurança cibernética são vistas como grandes beneficiadas pela IA. E 64% da população avalia que os benefícios da tecnologia superam os riscos.
Na educação, esse impacto também é sentido no dia a dia. O levantamento apontou que 74% dos brasileiros já utilizam a inteligência artificial como apoio aos estudos. É uma ferramenta poderosa, mas que exige responsabilidade. O papel da escola é fundamental: formar estudantes capazes de ir além do uso técnico, desenvolvendo consciência crítica, ética digital e autonomia intelectual.
Não se trata apenas de ensinar como usar a IA, mas de refletir sobre os impactos sociais, econômicos e culturais dessa tecnologia. É assim que contribuímos para formar cidadãos preparados para um futuro cada vez mais moldado pela inteligência artificial.
O que a educação brasileira pode aprender com esse dado?
Estar entre os maiores usuários de inteligência artificial do mundo é, sim, uma oportunidade. Revela uma sociedade curiosa, aberta à experimentação e otimista quanto às possibilidades da tecnologia. Mas esse dado também é um alerta. Mostra que precisamos investir com urgência em políticas educacionais que incluam todos — e que preparem os jovens para muito mais do que consumir tecnologia: para transformá-la.
A inteligência artificial já faz parte do cotidiano de milhões de brasileiros, mas seu impacto será determinado pela forma como ela será integrada às escolas, universidades e ao projeto de país que desejamos construir. O dado nos orgulha, mas nos cobra responsabilidade.

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* Joice Leite é Mestre em Educação, Currículo e Novas Tecnologias e diretora de Educação Digital do Colégio Visconde de Porto Seguro.

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