Esporte
Esportes olímpicos exigem um cuidado maior com os olhos, alerta oftalmologista

Freepik
Ciclismo, natação, vôlei e até futebol: especialista aponta quais itens são necessários para a prática de esportes, seja atleta profissional ou não
Na hora de torcer pelas equipes e atletas que vão participar das atividades olímpicas em 2024, é importante lembrar que assim como os profissionais, quem pratica esporte deve adotar cuidados para preservar a visão. Essa recomendação também serve para quem deseja se aventurar no mundo esportivo, explica o Dr. Luiz Brito, chefe do Setor de Córnea do H.Olhos Paulista. “Nos jogos profissionais, os atletas têm uma equipe médica que permite realizar algumas atividades de forma mais segura, enquanto quem realiza de forma autônoma está sujeito a algumas complicações oculares, caso não tenha um preparo mais adequado”, diz Brito.
Cada esporte exige suas peculiaridades. Por exemplo, no ciclismo é utilizado um óculos que vai além da proteção dos olhos contra raios UV. “Esse equipamento é fundamental, pois protege também contra corpos estranhos como areia, insetos e pedras que os pneus das bicicletas podem lançar contra os olhos”, completa Dr. Luiz.
Já na natação, o uso do óculos é indispensável, pois serve tanto para enxergar debaixo d’água quanto para evitar danos à superfície ocular, pelo contato da água e do cloro. O especialista do H.Olhos aponta que quem faz hidroginástica também precisa usar o equipamento, pois o contato com a água e o cloro pode ocasionar a inflamação da conjuntiva e da córnea.
Existem alguns esportes em que o uso de óculos é arriscado, como vôlei, futebol e tênis. No entanto, o uso de lentes de contato melhora a qualidade da imagem e, consequentemente, a performance destes atletas, além de oferecer menos riscos de acidentes, em comparação ao uso de óculos.
No caso do tiro esportivo e esqui, Brito reforça que ambas as atividades requerem óculos de proteção. “O uso dos óculos no tiro esportivo é indispensável pela segurança, como também auxilia no desempenho visual em várias condições de iluminação e fundos. Já no esqui, tem a função de proteger a visão do reflexo do sol na neve, que pode causar danos sérios na córnea, e também protege os olhos tanto da neve quanto do vento”, explica o especialista.
O médico reforça que existem alguns esportes em que os óculos interferem diretamente no desempenho e na prática adequada. Em outros, o uso desse auxílio óptico atrapalha e deve-se buscar alternativas, como lentes de contato ou até mesmo cirurgia, para possibilitar melhores condições de praticá-los. A melhor escolha é feita após uma avaliação de um oftalmologista.

Esporte
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila

Crédito foto: Diogo Yoshio – OBL Produtora
Instituição reforça presença no esporte como território de marca e amplia conexão com narrativas de superação e coletividade
O Sicoob anunciou o patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila, referência internacional da canoagem e uma das principais representantes brasileiras em três edições dos Jogos Olímpicos (Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024). O contrato prevê presença da marca nos equipamentos da atleta, ativações em plataformas digitais e produção de conteúdos proprietários. O calendário inclui competições nacionais e internacionais até 2026, como etapas da Copa do Mundo e o Pan-Americano, na preparação para os Jogos de Los Angeles 2028.
“O patrocínio à Ana Sátila reforça o movimento do Sicoob de consolidar o esporte como território de marca relevante. A trajetória dela traduz atributos como disciplina e superação, que dialogam diretamente com o cooperativismo e fortalecem a percepção do Sicoob como uma instituição próxima, inovadora e preparada para dialogar com diferentes perfis de brasileiros. Ao apoiar histórias que inspiram, ampliamos nossa presença cultural e reforçamos a construção de uma marca cada vez mais reconhecida e admirada”, afirma Ênio Meinen, diretor de Coordenação Sistêmica, Sustentabilidade e Relações Institucionais do Sicoob.
A união também foi celebrada pela atleta. “Eu estou animada demais em viver essa parceria com o Sicoob. Já caminhamos juntos há anos e agora seguimos ainda mais fortes. Esse apoio me dá energia extra pra remar mais forte pelos meus objetivos, sempre com confiança e propósito. No esporte e no cooperativismo, cada conquista é resultado de dedicação e união.”
Patrocínio como ativo de marca
O patrocínio à Ana Sátila integra o portfólio de iniciativas de endosso do Sicoob, que inclui também música e dramaturgia, e reforça o esporte como um dos territórios prioritários de posicionamento da instituição. A presença da atleta dá consistência a esse movimento ao associar a marca a narrativas de superação e protagonismo que dialogam com a essência do cooperativismo financeiro. Essa conexão amplia o equity de marca, fortalece a legitimidade cultural do Sicoob e consolida sua imagem como uma instituição cooperativa próxima, confiável e cada vez mais relevante na vida dos brasileiros.
Marca em movimento
Com mais de 9 milhões de cooperados e atuação nacional, o Sicoob tem intensificado seus investimentos em comunicação para ampliar a visibilidade e o conhecimento de marca em todo o país. A entrada em espaços culturais como o esporte funciona como vetor de expansão, aumentando o alcance da instituição e fortalecendo atributos de proximidade e confiança. Esse movimento contribui para consolidar o Sicoob no imaginário coletivo, ampliando sua presença competitiva e projetando a marca como um dos principais players do sistema financeiro brasileiro.
Sobre o Sicoob
Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem mais de 9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferece serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, dentre outras soluções financeiras. É formado por 326 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de uma processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social. Ocupa a primeira colocação entre as instituições financeiras com maior número de agências no Brasil, com mais de 4, 6 mil pontos de atendimento, e, em mais de 400 municípios, é a única instituição financeira presente. Acesse www.sicoob.com.br para mais informações.
Informações para a imprensa:
Approach Comunicação | (11) 4210-7466
Fabíola Souza – fabiola.souza@approach.com.br|
Karina Dorlitz – karina.dorlitz@approach.com.br - Ramal 83 | (11) 97662-5502
Raphael Pozzi – raphael.pozzi@approach.com.br | (11) 99588-2436
-
Saúde6 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas6 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica3 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte4 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila