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Caiado reforça apoio ao agro e parceria com municípios em encontro com secretários municipais

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Com programas de incentivo, segurança no campo e ampliação da infraestrutura rural, Governo de Goiás fortalece o agronegócio e amplia apoio à agricultura familiar para impulsionar o desenvolvimento do estado

O governador Ronaldo Caiado reafirmou, durante o 1º Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Goiás, nesta terça-feira (1º/4), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia (GO), o compromisso do governo estadual em fortalecer o agronegócio e garantir que os benefícios cheguem a todos os produtores, especialmente os da agricultura familiar. O evento foi aberto pela coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, e pelo secretário estadual de Agricultura, Pedro Leonardo Rezende, além de representantes de entidades do setor e gestores dos 246 municípios goianos.

Caiado deixou claro o papel central do agro no desenvolvimento do estado. “O agro é o coração da economia goiana, e nosso dever é garantir que nenhum produtor fique para trás. Seja o pequeno agricultor do Vão do Paranã, seja o grande produtor de grãos, todos terão o apoio do Estado para gerar renda e dignidade”. O governador citou avanços expressivos conquistados nos últimos anos, como a redução de 80% nos roubos a propriedades rurais graças ao Batalhão Rural. Ele também destacou a importância da parceria com os municípios. “Não há disputa entre Estado e municípios. Há convergência para levar eficiência ao produtor. Contem com nosso apoio, porque o futuro de Goiás se constrói no campo”, reforçou.

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Coordenadora do Goiás Social e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado enfatizou a importância da parceria entre estado e municípios. “Nosso objetivo é levar capacitação, crédito e tecnologia a quem vive no campo. Com o Agro Social, já investimos R$ 70 milhões em projetos como fruticultura irrigada, Crédito Social, PAA e regularização fundiária, porque acreditamos que o desenvolvimento começa pela base”, afirmou. Ela ainda reforçou o compromisso do Governo do Estado em apoiar os pequenos produtores rurais.

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Expansão
Titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Pedro Leonardo Rezende apresentou as principais iniciativas da pasta para 2025, destacando a expansão dos programas Mecaniza Campo e PAA, e o projeto de levar internet rural aos assentamentos através de parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). “Goiás é diverso, e nossas políticas precisam atender desde o produtor de manga em Flores de Goiás até o pecuarista do sul do estado. A determinação do governador Caiado é clara: não há desenvolvimento sem incluir o campo”, declarou.

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Já o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner, ressaltou a importância da união entre os setores público e privado para fortalecer a produção rural. “Todos os dias precisamos buscar desenvolver. Pequenas propriedades têm jeito sim. Temos que olhar o produtor rural como uma mãe olha os filhos. O Governo de Goiás está resolvendo as coisas no interior, lá na ponta, e isso nos ajuda a engajar nesse processo. Temos mecanismos para fomentar tudo isso, mas precisamos estar lá na ponta”, pontuou ele, que também é presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

Fotos: Secom Goiás

Legenda: Caiado e Gracinha receberam gestores municipais e estaduais no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia

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Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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