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Celina Leão empossa novas representantes do Conselho dos Direitos da Mulher do DF

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Novas titulares tomam posse no Conselho dos Direitos da Mulher
Representantes de 48 diferentes segmentos do governo e da sociedade civil vão se reunir mensalmente para discutir políticas públicas voltadas ao público feminino. Foto: Renato Alves/Agência Brasília
Vice-Governadora Celina Leão empossa novas representantes do Conselho dos Direitos da Mulher do DF e destaca desafios na luta pelos direitos femininos
Celina Leão Empossa Novas Representantes do Conselho dos Direitos da Mulher do DF

Na manhã desta quinta-feira (31), o Palácio do Buriti foi palco de uma cerimônia significativa, onde a vice-governadora em exercício Celina Leão, do Partido Progressista do Distrito Federal (PP-DF), empossou 48 novas representantes no Conselho dos Direitos da Mulher do Distrito Federal (CDM/DF). Durante o evento, Celina Leão destacou a importância da mobilização da sociedade civil na defesa integral dos direitos das mulheres.

A vice-governadora enfatizou que essa luta é algo profundamente pessoal para ela, remontando ao seu primeiro mandato e à influência de sua mãe, uma notável ativista pelos direitos das mulheres. Celina expressou o desafio de enfrentar preconceitos de gênero arraigados na sociedade: “Nos veem como não somos – nos veem como coisa, como objeto – como segregadas da sociedade.”

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Educação foi um dos pilares destacados por Celina Leão como central para promover mudanças sociais. Ela ressaltou a importância de uma educação que valorize as mulheres e promova os direitos humanos, enfatizando que o ambiente educacional não deve ser usado para promover ideologias partidárias, mas sim para garantir a valorização das mulheres e o respeito às diferenças de pensamento.

Celina também abordou as demandas na área da saúde, destacando que mais de 45% das demandas recebidas provêm de regiões vizinhas, sublinhando o compromisso de atendimento a todos, independentemente de sua origem.

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Outro ponto enfatizado pela vice-governadora foi a importância das eleições para Conselheiros Tutelares, agendadas para 1º de outubro, e ela fez um apelo à população para que participe, uma vez que apenas 10% votaram na última eleição desse tipo. Celina Leão reconheceu a necessidade de escolher os candidatos mais qualificados para a proteção das crianças.

Celina Leão Empossa Novas Representantes do Conselho dos Direitos da Mulher do DF

Celina Leão também elogiou o Sebrae e suas parcerias com as secretarias do governo do DF, particularmente no apoio ao empreendedorismo e no combate à violência contra a mulher.

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Além disso, a vice-governadora fez questão de destacar a Procuradora Especial da Mulher, doutora Jane, enfatizando sua trajetória de superação e sucesso. Ela também elogiou a parlamentar Jaqueline Silva por sua dedicação e conquistas ao longo de três eleições.

Celina Leão compartilhou sua visão de uma sociedade em que homens e mulheres trabalham juntos por uma causa comum e expressou seu apoio à subcomandante Ana Paula, da Polícia Militar, destacando a força e a importância dessa instituição.

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Por fim, Celina Leão agradeceu à doutora Alice, representante do Ministério Público do DF, e emocionadamente elogiou o governador Ibaneis Rocha por seu compromisso com a criação de secretarias voltadas para as questões das mulheres e a abordagem inovadora em relação ao feminicídio, incluindo a implementação do botão viva flor como medida de proteção.

A cerimônia enfatizou a importância contínua da luta pelos direitos das mulheres no Distrito Federal e o compromisso das autoridades em promover a igualdade de gênero e a segurança das mulheres na região.

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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