Politica
Escola Técnica Leste Sérgio Damaceno, no Paranoá, é inaugurada pelo GDF
 
																								
												
												
											Com investimento de R$ 17,3 milhões, GDF inaugura Escola Técnica Leste Sérgio Damaceno, no Paranoá
O governador Ibaneis Rocha inaugurou, nesta terça-feira (3), o Centro de Educação Profissional – Escola Técnica Leste (CEP-ETL), no Paranoá. Na ocasião, foi anunciado que a unidade será batizada em homenagem ao ex-administrador da cidade, Sérgio Damaceno, morto em 19 de novembro. No local, serão oferecidos cursos dedicados à formação técnica e profissional de jovens e adultos, abrangendo carreiras como design de móveis, edificações, assistente administrativo, além de operador de computador e letras em Libras.
Com uma área construída de 5.577,39 m², a Escola Técnica Leste Sérgio Damaceno oferece infraestrutura moderna e ampla, com 12 salas de aula, capazes de atender até 1.200 alunos por turno. O investimento, de mais de R$ 17,3 milhões, foi viabilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e a obra foi executada pela empresa Alcance Engenharia e Construção Ltda.
 
“A escola técnica traz um sentimento de pertencimento da cidade em relação aos nossos jovens, eu acho isso de grande importância, porque hoje a grande maioria dos jovens está sem perspectivas de crescer na vida, de ter uma profissão, de galgar um posto e de se firmar no mercado de trabalho. E isso tem levado muitos deles ao desvio. Então, inaugurar escolas sempre é muito bom, é maravilhoso.” Governador Ibaneis Rocha
Ibaneis Rocha lembrou que é a terceira escola técnica inaugurada por este Governo do Distrito Federal (GDF) desde 2019. Além do Paranoá, Brazlândia e Santa Maria receberam instituições de ensino do tipo.
O início das atividades da Escola Técnica Leste Sérgio Damaceno está previsto para 2025
 
“São graduações focadas em áreas como construção civil, edificações, design de móveis, paisagismo, sempre com essa pegada muito voltada para essa área e que tinha esse vácuo aqui em termos de cursos para técnicos. A formação técnica de estudantes é um diferencial valorizado pelos empregadores, as escolas técnicas permitem ao aluno ter uma profissão, ainda que decida não seguir em uma universidade. Ele já sai pronto para a inserção no mercado de trabalho, com mais possibilidades. E o estudante que sai com a formação da escola técnica tem mais de 20% a 25% a mais de salário do que o outro que é regular, que não fez um curso profissionalizante”, comentou a secretária de Educação Hélvia Paranaguá
A Coordenadora Regional de Ensino do Paranoá e Itapoã, Tatiane Resende, também deixou seu recado para a população, vejam:

Graça Honório, diretora da escola tem 11 anos de experiência na educação, Graça vê a diretoria da nova escola como uma grande oportunidade. “É um novo desafio, mas também uma grande satisfação poder abrir portas para os alunos”, declarou.
Fonte: EG NEWS
 
																	
																															Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
 
														O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
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