Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Ex-ministra do governo Bolsonaro, Cristiane Britto denuncia violações de direitos humanos em audiência da CDH e pede ação internacional

Publicado em

Durante audiência no Senado, ex-ministra critica atuação do Judiciário, denuncia bloqueio de bens de familiares de investigados e defende apuração internacional dos casos.

Na audiência pública promovida pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, a ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro, Cristiane Britto, fez um pronunciamento firme e emocionado em defesa dos familiares dos detidos e processados após os eventos de 8 de janeiro.

Em sua fala, Britto denunciou o que classificou como violações graves e inconstitucionais de direitos fundamentais, apontando que tais ações estariam sendo instrumentalizadas pelo próprio Poder Judiciário.

Advertisement

“A pena não pode ultrapassar a pessoa do acusado, isso está na Constituição. E o que vimos são famílias sendo punidas junto com seus entes, crianças sem escola, sem plano de saúde, bens bloqueados. Isso é surreal e inconstitucional.”

Advogada com mais de 20 anos de atuação, Cristiane Britto destacou a frustração da comunidade jurídica com a condução dos processos judiciais, questionando a ausência de duplo grau de jurisdição e a negativa de prisão domiciliar para pessoas com comorbidades comprovadas. Ela também apontou o contraste com outros casos de corrupção:

Leia Também:  Trabalho para ter o grupo unido em 2026, diz Celina Leão

“Sérgio Cabral, condenado por roubo de bilhões da saúde, está em casa. E os presos do 8 de janeiro, com laudos médicos, continuam detidos. A justiça não está sendo feita.”

Advertisement

A ex-ministra reforçou o pedido para que os casos sejam levados a cortes internacionais, ecoando falas de outros parlamentares durante a audiência. Parabenizou a senadora Damares Alves pela coragem em promover o debate e manifestou solidariedade aos familiares presentes, em especial a Jane e sua filha Luísa.

“Não é essa a justiça que eu aprendi nos bancos da faculdade. Só me resta torcer, como ex-ministra dos Direitos Humanos, para que tudo isso seja reparado. Não como no caso do Clezão, que não volta mais, mas para que a dor dessa história sirva de lição e de reparação.”

Ao final, Cristiane Britto fez um apelo à união entre os parlamentares e reiterou seu compromisso com a busca por justiça:

Advertisement

“É preciso uma união de esforços. O Senado Federal, junto a deputados corajosos, pode fazer essa verdade chegar aos quatro cantos do mundo. Conte comigo sempre.

COMENTE ABAIXO:

Politica

“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Published

on

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.

Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.

Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.

Fonte: Metrópoles

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Detran-DF realiza operação para coibir estacionamento irregular em Águas Claras
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA