Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Gleisi Hoffmann perto de assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República

Publicado em

Reforma ministerial coloca Gleisi Hoffmann perto de pasta no Palácio do Planalto

A Secretaria-Geral da Presidência é atualmente vista por analistas e petistas como “apagada”

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, está no centro de discussões estratégicas no Palácio do Planalto. Auxiliares próximos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmam que ele considera nomeá-la para a Secretaria-Geral da Presidência, atualmente ocupada por Márcio Macêdo.

A movimentação é vista como um esforço para consolidar a base do governo e evitar um racha no partido às vésperas da sucessão da presidência do PT.

A possível nomeação de Gleisi também é interpretada como uma tentativa de desarticular candidaturas que poderiam ampliar divisões internas no partido.

Para aliados de Edinho Silva, principal nome na corrida pela liderança petista, a saída de Gleisi da presidência da sigla seria essencial para facilitar a transição de comando.

Advertisement

Jogada política

Interlocutores do presidente destacam que Gleisi possui boa relação com movimentos sociais e tem habilidade para mobilizar setores da esquerda, além de ser uma defensora aguerrida do governo.

Leia Também:  Primeira-dama participa do programa ‘Tempo de Refletir’ de Dia das Mães

A Secretaria-Geral da Presidência, tradicionalmente uma pasta estratégica para articulação com a sociedade civil em governos petistas, é atualmente vista por analistas e petistas como “apagada” sob o comando de Macêdo.

Críticas ao atual ministro sugerem que ele não conseguiu imprimir a relevância histórica da pasta, ocupada em mandatos anteriores por figuras de peso, como Luiz Dulci.

Advertisement

Apesar disso, Macêdo mantém a confiança de Lula. Ele foi peça-chave na organização das caravanas do presidente antes de sua prisão em 2018 e comandou as finanças da campanha vitoriosa de 2022, aprovadas sem ressalvas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mesmo assim, sua atuação recente, ainda que pontualmente elogiada – como na elaboração do G-20 social – não parece suficiente para conter as críticas sobre sua gestão discreta.

Mudanças no Planalto

Lula tem demorado a implementar alterações estratégicas no governo. A saída de Paulo Pimenta da Secretaria de Comunicação Social (Secom), por exemplo, foi definida em setembro, mas só ocorreu em dezembro, quando Sidônio Palmeira assumiu o cargo.

Advertisement
Leia Também:  Senadora Damares mobiliza defensorias de DF e GO para impedir ações do governo contra o BPC

A chegada de Gleisi pode alterar a correlação de forças no núcleo do governo, fortalecendo aliados próximos de Lula, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, enquanto figuras como Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Márcio Macêdo perdem relevância.

Fatos Online
COMENTE ABAIXO:

Politica

“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Published

on

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.

Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.

Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.

Fonte: Metrópoles

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Não há razão para que não haja uma mulher negra no STF, diz Cármen Lúcia
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA