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Politica

Julho Amarelo no Hospital de Base do Distrito Federal alerta para hepatites virais

Publicado em

Autora Pollyana Cabral
Foto IgesDF
Ações para conscientizar sobre os riscos das hepatites B e C e as formas de prevenção
Por Pollyana Cabral
A campanha “Julho Amarelo” visa alertar as pessoas sobre os diversos tipos de hepatite, doenças que não apenas afetam o fígado, mas também podem levar à morte. O ponto alto da campanha é o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho.
Entre as ações realizadas pelo HBDF estão a instalação de pontos de testagem, distribuição de bandeirinhas e laços amarelos (a cor da campanha), além de atividades de conscientização para evitar doenças sexualmente transmissíveis, como a hepatite B. Essas atividades continuarão até o final desta semana.
A hepatologista do HBDF, Dra. Liliana Mendes, destacou a importância de realizar os testes rápidos. “É fundamental que a população realize os testes para detectar precocemente qualquer infecção. A hepatite, se não tratada, pode levar a complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. Com a detecção precoce, as chances de um tratamento eficaz aumentam significativamente”, afirmou Dra. Liliana.
Ela também acrescentou: “Realizar os testes rápidos é uma medida crucial, pois quanto mais cedo a hepatite é diagnosticada, maiores são as chances de um tratamento eficaz e de evitar complicações graves”.
Dra. Liliana ressaltou a necessidade de promover constantemente ações educativas para que os colaboradores tenham mais cuidados com a própria saúde. “Por isso, é necessário promover constantemente ações educativas para que os colaboradores tenham mais cuidados com a própria saúde. Eles não só devem evitar riscos, como também prevenir”, afirmou.
Michele Gonçalves, que acompanhava sua tia em uma consulta no HBDF, decidiu fazer o teste rápido e elogiou a iniciativa. “Nunca tinha feito, mas achei a iniciativa perfeita”, disse Michele.
Os testes rápidos para hepatites virais são recomendados para testagens presenciais e podem ser feitos com amostras de sangue obtidas por punção da polpa digital. Eles utilizam a tecnologia imunocromatográfica, que permite a detecção de antígeno do HBs no soro, plasma ou sangue total. O resultado sai em até 30 minutos.
Conheça os Tipos de Hepatite
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei n.º 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
A hepatite é uma inflamação do fígado causada por vírus, uso de medicamentos, álcool, outras drogas, ou doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparecem, incluem cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
  • Hepatite A: Relacionada a condições de saneamento básico e higiene. Infecção leve que se cura sozinha. Existe vacina.
  • Hepatite B: Transmissível por via sexual e contato sanguíneo. A melhor prevenção é a vacina e o uso de preservativo.
  • Hepatite C: Transmissão principalmente por contato com sangue. Maior epidemia da humanidade, cinco vezes superior à AIDS/HIV. Principal causa de transplantes de fígado. Pode causar cirrose, câncer de fígado e morte. Não tem vacina.
  • Hepatite D: Ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B. A vacinação contra a hepatite B protege contra a hepatite D.
  • Hepatite E: Transmitida por via digestiva (transmissão fecal-oral), causando grandes epidemias em certas regiões. Não se torna crônica, mas pode ser grave em grávidas.
O HBDF, com essa campanha, reforça seu compromisso com a saúde pública e a prevenção de doenças. A adesão da comunidade a essas ações é fundamental para o sucesso da campanha e para a redução dos casos de hepatite viral no Distrito Federal.
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Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

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