Politica
MPS-DF, busca nomes de peso para se candidatarem no DF, para fortalecer PSB-DF
MPS DF quer fortalecer PSB em Brasília, faz convite a Capelli, Luxemburgo e Bia Cardoso para se candidatarem no DF.
Por MIRELA VALENTE
AGNOT3M – 17.09.23 – MV: Reunido neste sábado, dia 16, o Conselho Político Popular Socialista MPS DF, composto pelos membros de sua Executiva Regional, os Secretários, Subsecretários e Assistentes de Base das 15 zonais e dos 16 núcleos de base do segmento no DF, deliberou sobre várias questões para o fortalecimento do movimento e do PSB no Distrito Federal. Dentre as deliberações do maior e principal segmento do PSB, também considerado o de linha ideológica mais definido a esquerda dentro do partido, está a realização a partir do próximo sábado, dia 23, de um curso de formação política para monitores, e a realização de oficinas de formação nas zonais do DF a partir de outubro, além da meta de recrutar cem (100) novos militantes para o MPS nos próximos 100 dias, tarefa essa a ser realizada pela militância presente na Plenária de ontem para que estes se filem posteriormente ao PSB.
Esse recrutamento será desenvolvido em alguns setores chaves onde o PSB DF não tem penetração e precisa se inserir, afirmou Rebecca Fidelis, Secretaria do MPS DF, principalmente nas universidades, sindicatos, movimentos sociais de gênero e outros na periferia de Brasília onde estão muitas associações de moradores. A meta é filiar novos militantes e transformar o PSB DF num partido de massa e de quadros no Distrito Federal. Os 51 militantes que passaram a tarde deste sábado reunidos no Auditório da Faculdade Miguel Arraes, da FJM / PSB, das 15.00 as 19.00 horas, discutiram também sobre a conjuntura do DF deliberaram sobre candidaturas do segmento em 2026, assunto este que será levado em uma reunião com o presidente nacional Carlos Siqueira pelo secretário nacional Acilino Ribeiro, coordenador geral do MPS. Todas as candidaturas do MPS serão internamente coletivas. Porem o principal assunto a ser levado a Carlos Siqueira é o pedido para que ele oficialize convites a três grandes líderes de massa que o MPS considera importante para a reconstrução do PSB no DF após o resultado das eleições de 2022 onde o partido só elegeu uma única deputada distrital.
Estas reuniões realizadas pelo Conselho Político do MPS no DF e nos estados é uma orientação da direção nacional do Movimento Popular Socialista num esforço gigantesco para fortalecer o PSB em estados onde o partido teve um fraco desemprenho nas últimas eleições, , afirmou Bia Cardoso, Coordenadora Nacional de Comunicação e Midiativismo do MPS. Vários outros temas foram motivo de deliberação do MPS, como estão sendo debatidos nos 26 estados e será enviado um relatório a direção Nacional do MPS para serem entregues ao presidente nacional Carlos Siqueira, no entanto no DF além das deliberações acima foram ainda aprovados e serão detalhados no decorrer da semana pela Executiva do MPS local:
2. Semana Cultural do MPS com exposição de fotos, banners e outras formas de ação do movimento e mostra de cinema e atividades culturais;
3. Criação do Grupo Tarefa para a instalação da Lojinha do MPS e da Tenda Cultural que passará a funcionar na Feira da Ponte Norte, na 416 norte todos os sábados e no Eixão aos domingos a partir do mês de outubro, dentre outras ações que serão desenvolvidas.
Ao final da reunião, nas análises de conjura, nacional e local, outro dirigente, Paulo Tiago, disse que os estados que mais lutaram e votaram contra a Federação com o PT, foi onde o PSB os piores resultados eleitorais aconteceram e não elegeram deputados federais. No DF ele lembrou que o PSB local além de ter votado contra a Federação ainda foi contra a coligação com o PT em Brasília derrotando a proposta do MPS de coligação majoritária no apoio á candidaturas de Rosilene Correia ao senado com Acilino Ribeiro como suplente. , conforme lembraram no evento vários militantes. A reunião do Conselho Político do MPS DF foi aberta tambem a imprensa, que pode ouvir os comentários e debates sobre as propostas sem intervir nas discussões, e logo depois o Secretário Nacional Acilino Ribeiro deu uma entrevista coletiva de duas horas que será publicada na integra no decorrer da semana pelos órgãos de imprensa presente. AG NOT3M – 17.09.23 – MV:

Politica
Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema
O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR
Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França
Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.
Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”
João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:
- Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
- Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
- Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;
A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.
GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.
Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.
A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.
Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.
“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.
Tel.: (61) 3411-1601/1044
FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)
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