Politica
MPS-DF, busca nomes de peso para se candidatarem no DF, para fortalecer PSB-DF
MPS DF quer fortalecer PSB em Brasília, faz convite a Capelli, Luxemburgo e Bia Cardoso para se candidatarem no DF.
Por MIRELA VALENTE
AGNOT3M – 17.09.23 – MV: Reunido neste sábado, dia 16, o Conselho Político Popular Socialista MPS DF, composto pelos membros de sua Executiva Regional, os Secretários, Subsecretários e Assistentes de Base das 15 zonais e dos 16 núcleos de base do segmento no DF, deliberou sobre várias questões para o fortalecimento do movimento e do PSB no Distrito Federal. Dentre as deliberações do maior e principal segmento do PSB, também considerado o de linha ideológica mais definido a esquerda dentro do partido, está a realização a partir do próximo sábado, dia 23, de um curso de formação política para monitores, e a realização de oficinas de formação nas zonais do DF a partir de outubro, além da meta de recrutar cem (100) novos militantes para o MPS nos próximos 100 dias, tarefa essa a ser realizada pela militância presente na Plenária de ontem para que estes se filem posteriormente ao PSB.
Esse recrutamento será desenvolvido em alguns setores chaves onde o PSB DF não tem penetração e precisa se inserir, afirmou Rebecca Fidelis, Secretaria do MPS DF, principalmente nas universidades, sindicatos, movimentos sociais de gênero e outros na periferia de Brasília onde estão muitas associações de moradores. A meta é filiar novos militantes e transformar o PSB DF num partido de massa e de quadros no Distrito Federal. Os 51 militantes que passaram a tarde deste sábado reunidos no Auditório da Faculdade Miguel Arraes, da FJM / PSB, das 15.00 as 19.00 horas, discutiram também sobre a conjuntura do DF deliberaram sobre candidaturas do segmento em 2026, assunto este que será levado em uma reunião com o presidente nacional Carlos Siqueira pelo secretário nacional Acilino Ribeiro, coordenador geral do MPS. Todas as candidaturas do MPS serão internamente coletivas. Porem o principal assunto a ser levado a Carlos Siqueira é o pedido para que ele oficialize convites a três grandes líderes de massa que o MPS considera importante para a reconstrução do PSB no DF após o resultado das eleições de 2022 onde o partido só elegeu uma única deputada distrital.
Estas reuniões realizadas pelo Conselho Político do MPS no DF e nos estados é uma orientação da direção nacional do Movimento Popular Socialista num esforço gigantesco para fortalecer o PSB em estados onde o partido teve um fraco desemprenho nas últimas eleições, , afirmou Bia Cardoso, Coordenadora Nacional de Comunicação e Midiativismo do MPS. Vários outros temas foram motivo de deliberação do MPS, como estão sendo debatidos nos 26 estados e será enviado um relatório a direção Nacional do MPS para serem entregues ao presidente nacional Carlos Siqueira, no entanto no DF além das deliberações acima foram ainda aprovados e serão detalhados no decorrer da semana pela Executiva do MPS local:
2. Semana Cultural do MPS com exposição de fotos, banners e outras formas de ação do movimento e mostra de cinema e atividades culturais;
3. Criação do Grupo Tarefa para a instalação da Lojinha do MPS e da Tenda Cultural que passará a funcionar na Feira da Ponte Norte, na 416 norte todos os sábados e no Eixão aos domingos a partir do mês de outubro, dentre outras ações que serão desenvolvidas.
Ao final da reunião, nas análises de conjura, nacional e local, outro dirigente, Paulo Tiago, disse que os estados que mais lutaram e votaram contra a Federação com o PT, foi onde o PSB os piores resultados eleitorais aconteceram e não elegeram deputados federais. No DF ele lembrou que o PSB local além de ter votado contra a Federação ainda foi contra a coligação com o PT em Brasília derrotando a proposta do MPS de coligação majoritária no apoio á candidaturas de Rosilene Correia ao senado com Acilino Ribeiro como suplente. , conforme lembraram no evento vários militantes. A reunião do Conselho Político do MPS DF foi aberta tambem a imprensa, que pode ouvir os comentários e debates sobre as propostas sem intervir nas discussões, e logo depois o Secretário Nacional Acilino Ribeiro deu uma entrevista coletiva de duas horas que será publicada na integra no decorrer da semana pelos órgãos de imprensa presente. AG NOT3M – 17.09.23 – MV:

Politica
“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.
Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.
Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.
Fonte: Metrópoles
-
Politica3 dias agoGDF registra mais de 2,8 mil ações fiscais em 2025 e reforça proteção ambiental
-
Social2 dias agoEducação Infantil não é “brincadeira”: primeiros anos na escola definem bases cognitivas, sociais e emocionais das crianças
-
Saúde4 dias agoProjeto do Sesc-DF oferece apoio emocional a estudantes para lidar com ansiedade e estresse
-
Politica4 dias agoJaneiro Branco reforça a importância de reconhecer e acolher crises emocionais





