Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Politica

Outubro Rosa: policlínicas estaduais realizam mais de 600 mamografias em uma semana

Publicado em

Programa especial do Estado para reduzir a fila de mamografias atendeu mulheres em demanda espontânea e agendadas nas policlínicas estaduais. Portas continuarão abertas para a realização dos exames até o fim do mês

Como parte da programação do Outubro Rosa, mês de prevenção do câncer de mama, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, entre os dias 14 e 18 de outubro, o programa de Redução da Fila de Mamografias, promovendo a Semana de Portas Abertas nas policlínicas estaduais. Durante esse período, mulheres que aguardavam na fila e aquelas que procuraram atendimento espontâneo foram atendidas nas seis unidades.

Ao todo, foram realizados 675 exames, entre agendados e espontâneos. As policlínicas de São Luís de Montes Belos e de Goianésia foram destaque, com 201 e 197 mamografias feitas, respectivamente. Camila Brum, gerente de Atenção Especializada da SES, destacou que as portas continuarão abertas para a realização dos exames até o fim do mês, em continuidade à Campanha Outubro Rosa. “Essas unidades foram orientadas para atender as pacientes. O incentivo da campanha é justamente conscientizar essas mulheres. Quanto mais cedo forem diagnosticadas com câncer de mama, maiores são as chances de cura”, explica.

Advertisement
Leia Também:  Mais de 3,2 mil pessoas participaram de ações educativas no Moto Week

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde — assim como a da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras entidades internacionais — é que mulheres com idade entre 50 e 69 anos realizem mamografias de rastreamento a cada dois anos, mesmo na ausência de sinais ou sintomas. Essa prática é fundamental para identificar o câncer precocemente.

Levantamento do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que, entre 2023 e 2025, surgirão no Brasil mais de 73 mil novos casos da doença, risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres – em Goiás são mais de 1,9 mil novos casos. Considerando apenas os tipos de câncer não melanoma de pele, o de mama continua sendo o mais prevalente no país. Goiás, em 2023, registrou 1.435 casos da doença. Este ano, já são 551 mulheres com esse tipo de câncer e 373 mortes registradas. Em 2023, os óbitos somaram 634 casos.

O autoexame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda na identificação de tumores maiores, porém, isso não substitui o exame clínico realizado por profissional da saúde e a mamografia. É importante lembrar ainda que apenas uma biópsia poderá confirmar o diagnóstico, se benigno ou maligno.

Advertisement
Leia Também:  Aluguel Social abre inscrições em mais sete municípios com 390 vagas

Foto: Iron Braz e Brito / SES-GO

Legenda: Policlínica Estadual de São Luís de Montes Belos foi a que mais realizou mamografias durante a campanha Outubro Rosa

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás

Advertisement
COMENTE ABAIXO:

Politica

“Celina tem minha total confiança”, afirma Ibaneis ao rechaçar rumores sobre relação com a vice

Published

on

Foto: Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), veio a público nesta semana para esclarecer especulações sobre sua relação com a vice-governadora Celina Leão (PP). Em publicação nas redes sociais, o chefe do Executivo local afirmou acompanhar “a circulação de diversas fake news” e foi categórico: “Celina conta com minha total confiança”.

Ibaneis negou qualquer crise política e destacou a atuação da vice. “As informações divulgadas não correspondem à verdade. Pelo contrário, reconheço sua força de trabalho, dedicação e compromisso com o cuidado com o Distrito Federal”, escreveu, ao afastar os rumores de desgaste na parceria.

Desde o início do ano, Celina Leão exerce o cargo de governadora em exercício, em razão das férias de Ibaneis, que reassume o comando do GDF na próxima semana.

Fonte: Metrópoles

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  No Brasil, mistura racial nunca foi sinal de igualdade, diz Lilia Schwarcz; leia entrevista
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA