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Senadora Damares Alves e Cristiane Britto são destaques no Prêmio Melhores do Ano 2024 pelo Grupo Inova

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A tradicional cerimônia do Prêmio Melhores do Ano, promovida pela Holding do Grupo Inova, aconteceu nesta semana, na Galeteria Beira Lago, em Brasília. O evento homenageou personalidades, empresas e instituições que se destacaram ao longo de 2024 em suas áreas de atuação, contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país.

Entre os agraciados e convidados ilustres, destacaram-se a senadora Damares Alves (Republicanos) e a ex-ministra Cristiane Britto, duas das principais lideranças femininas do cenário político nacional. Ambas foram homenageadas por suas contribuições relevantes à sociedade, especialmente nas áreas sociais, de direitos humanos, políticas públicas para mulheres, infância e família.

Durante seu discurso de agradecimento, Damares emocionou o público ao destacar sua missão de vida e sua gratidão pelo reconhecimento:

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“Gente, é uma honra participar deste momento tão importante. Quero agradecer ao jornalista Paulo Melo pela indicação e pela realização deste evento que celebra histórias de trabalho, dedicação e amor pelo nosso Distrito Federal, pelo Entorno e, principalmente, pelo nosso país. Este reconhecimento junto com a ex-ministra Cristiane Britto nos fortalece e nos inspira a seguir em frente, firmes na missão de servir à população e a mulheres com responsabilidade, sensibilidade e compromisso com o futuro. A nossa missão é salvar vidas, e não vamos parar.”

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Cristiane Britto, advogada, especialista em Direito Eleitoral e ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, também foi agraciada na solenidade. Reconhecida por sua atuação firme na promoção de políticas públicas e na defesa dos direitos fundamentais, Cristiane destacou-se entre os homenageados por sua trajetória ética, técnica e comprometida com o fortalecimento da cidadania no país.

Além delas, o diretor regional do Sesc DF, Valcides de Araújo, e o presidente do Sistema Fecomércio, José Aparecido Freire, também marcaram presença e receberam a medalha e o certificado de “Melhores do Ano 2024” das mãos do empresário e ex-vice-governador do DF, Paulo Octávio. A homenagem reconheceu a atuação do Sistema Fecomércio em prol do comércio, serviços e do fortalecimento da economia local.

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“É uma grande honra fazer parte desta cerimônia que celebra a edição de 2024 do prêmio e estar entre autoridades e instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento do Brasil e, em especial, do Distrito Federal. Obrigado e parabéns a todos os agraciados!”, afirmou José Aparecido.

O Prêmio Melhores do Ano tem se consolidado como um dos mais respeitados reconhecimentos no meio empresarial e institucional da capital federal, reforçando a importância do protagonismo local em diversas áreas sociais e econômicas.

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O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), desembargador Roberval Belinati, também foi agraciado na ocasião. A honraria foi concedida pela Holding do Grupo Inova do Distrito Federal em solenidade conduzida pelo jornalista Paulo Melo.

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Durante o discurso de agradecimento, o desembargador destacou que o prêmio é um incentivo para continuar trabalhando cada vez mais em prol da sociedade:

“O TJDFT cumpre suas metas, promove a acessibilidade das pessoas ao Judiciário, oferecendo decisões céleres e de excelente qualidade para garantir a paz.”

Ao encerrar sua fala, Belinati dedicou a homenagem a todos(as) os(as) assessores(as), servidores(as) e magistrados(as) do TJDFT.

O Grupo Inova, que reúne veículos de imprensa de todo o Brasil, como os portais Isso é Goiás, Isso é Brasília, Foco Nacional, Agora Espírito Santo, Agora Ceará, DEZ Minutos, Goiânia EM PAUTA, entre outros, tem como missão valorizar os protagonistas que constroem um país melhor.

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Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

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O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

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Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

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João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

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  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

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Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

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Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

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Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
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E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

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E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
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