Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
(WordPress, Blogger e outros):

Politica

Transporte do DF tem sido destaque na Capital

Publicado em

Ibaneis, Celina e o Secretário da SEMOB Dr Zeno

O Governador Ibaneis Rocha tem acertado em sua gestão sobre o transporte de Brasília.

São muitas obras já inauguradas, e muitas para inaugurar que deixarão o trânsito muito mais fluido. Recentemente, já foram inauguradas muitas obras, destacando-se o Túnel Rei Pelé (Taguatinga), Viaduto do Recanto das Emas, Viaduto do Sudoeste, Viaduto do Paranoá, Viaduto de Sobradinho, ampliação da BR-080, nova pavimentação da Via Estrutural, Rodoviária do Itapoã, entre outras obras.

Ainda estão em intensas obras o Viaduto do Noroeste, o BRT no Setor Policial Sul, Obras na EPIG e EPTG, as Estações do Metrô, o viaduto de Planaltina, ampliação da BR-040, Rodoviária do Gama, Viaduto do Riacho Fundo, pavimentação no Pôr do Sol e no Sol Nascente, viadutos e renovação da W3 Sul, além do BRT-Norte que ligará à Planaltina.

Advertisement

Em outras formas de transporte se destaca o Plano Mobilidade Ativa da SEMOB, propiciando a opção do brasiliense de movimentar-se por bicicleta, a pé ou com equipamentos eletrificados, destacando-se as obras na Candangolândia, Guará e renovação em alto padrão de calçamentos e ciclovias em todo o DF. As regiões periféricas têm recebido o mesmo calçamento das regiões centrais de Brasília.

Leia Também:  MPDFT lança canal de denúncia para mulheres em situação de violência

Algumas inovações tecnológicas estão em processo de implantação e ampliação pela SEMOB, tal como o App BRB Mobilidade, Cartão Mobilidade e o aperfeiçoamento do controle dos horários dos ônibus e dos trens do metrô.

Particularmente, sobre o transporte público por ônibus, duas novidades foram anunciadas e celebradas pelo Dr. Zeno, Secretário da SEMOB:

Advertisement

– A economia de R$ 540 milhões já em 2024 provocada pela redução da tarifa técnica; e

– Não haverá mais o pagamento em dinheiro nos ônibus.

Essa economia de R$ 540 milhões possibilitará um grande aumento nos investimentos na SEMOB, tais como a valorização dos profissionais, ampliação dos sistemas de controle e de qualidade, bem como a nomeação de Auditores concursados.

Advertisement

O não pagamento em dinheiro aumentará significativamente a segurança dentro dos ônibus. Os assaltos não serão mais interessantes. A expectativa é que a redução desse crime seja ainda maior. Em 2020 foram 888 assaltos, em 2023 houve redução para 436 (-51% no período). A meta para 2025 é praticamente zerar dentro dos ônibus e diminuir bastante nos Pontos de Parada, pois as pessoas portarão menos valores em espécie.

Leia Também:  Paciente do HBDF realiza o sonho de ganhar um violão com a ajuda de profissionais da saúde

Nas próximas semanas certamente o Governador deve anunciar mais uma grande vitória para o transporte do DF, que é a nomeação de novos Auditores na SEMOB. Há 59 concursados prontos para a posse, e poderão cooperar muito com essa transformação que o Transporte de Brasília está passando.

Por fim, a solução mais aguardada é a melhoria definitiva da Rodoviária do Plano Piloto, por onde passam 600 mil pessoas por dia. O desafio está lançado, com ou sem privatização, o Governador e a SEMOB estão comprometidos e precisam acertar.

Advertisement

Se tem um setor que está em destaque no DF, e fará o Governador colher bons frutos, é no transporte. O brasiliense agradece.

Fonte: Opinião Brasilia

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

Politica

Governo lança 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e ganha destaque na semana global da UNESCO sobre o tema

Published

on

O secretário de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, João Brant, anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional. Foto: Secom-PR

Durante Global MIL Week, em Cartagena, na Colômbia, Secom apresentou os principais resultados da política nacional de educação midiática e reforçou a cooperação com países da América Latina e com a França

Os avanços brasileiros em educação midiática estiveram em destaque na Global Media and Information Literacy Week 2025, conferência mundial da UNESCO realizada em Cartagena, na Colômbia, entre os dias 22 e 25 de outubro. A delegação brasileira apresentou as principais políticas e experiências nacionais no tema, reforçando o compromisso do país com a construção de um ecossistema informacional mais democrático, confiável e participativo.

Advertisement

Representando o ministro da Secom, João Brant, secretário de Políticas Digitais, participou da mesa de encerramento da conferência ao lado do Vice-ministro de Transformação Digital da Colômbia, Oscar Alexander Ballén e Tawfik Jelassi, Diretor-Geral Adjunto de Comunicação e Informação da UNESCO. No painel, Brant anunciou o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática, que aprofunda ações voltadas à promoção de habilidades críticas para acessar e analisar informações, à formação de professores e à cooperação internacional.
“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva.”, afirmou João Brant.

“A educação midiática é essencial para fortalecer a democracia. Quando as pessoas têm ferramentas para compreender e participar criticamente do ambiente informacional, o debate público se torna mais justo e mais plural. Essa nova Estratégia aprofunda esse compromisso do Brasil com uma sociedade que valoriza o diálogo e enfrenta a desinformação de forma coletiva”

Leia Também:  Mais da metade das escolas públicas não tem quadra coberta e cerca de 1/3 não possui pátio protegido, mostra análise do Instituto Unibanco

João Brant, secretário de Políticas Digitais
ATUALIZAÇÃO DA ESTRATÉGIA – Lançada em 2023 e coordenada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática apresentou eixos de atuação e prioridades da política, como formação de professores, enfoque na educação básica e nas temáticas relacionadas ao uso de telas e dispositivos por crianças e adolescentes. Em sua segunda edição, a Estratégia destaca os instrumentos de implementação da política e os principais resultados alcançados, especialmente em articulação com o Ministério da Educação, tais como:

Advertisement
  • Inserção da Educação Midiática nos editais do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), fazendo com que o tema integre, pela primeira vez, o conteúdo dos livros didáticos que chegam às escolas brasileiras;
  • Primeira coleção de cursos sobre Educação Digital e Midiática, com 80 cursos disponibilizados na plataforma AVAMEC do Ministério da Educação, totalizando mais de 340.000 certificações gratuitas;
  • Primeiras diretrizes nacionais do Conselho Federal de Educação sobre o uso de dispositivos digitais em ambientes escolares e a integração curricular da educação midiática, prevendo que todas as escolas do país tenham o tema nos seus currículos até 2026;

A nível internacional, a Estratégia Brasileira de Educação Midiática também oportunizou a realização de projetos com França, Dinamarca, Finlândia e países membros da Rede Latinoamericana de Cidadania Digital da UNESCO. Além disso, a temática da educação midiática compõe um dos eixos da Iniciativa Global para a Integridade da Informação sobre Mudanças Climáticas liderada pelo governo brasileiro em parceria com a Organização das Nações Unidas e UNESCO.

GLOBAL MIL WEEK 2025 – Na semana global da UNESCO em Cartagena, a Secom participou de três painéis temáticos. O primeiro apresentou iniciativas-modelo de educação midiática, com foco na inserção do tema nos currículos escolares brasileiros e na mobilização social. A mesa reuniu representantes do Instituto Palavra Aberta, da Secretaria de Comunicação de Alagoas, representada pelo secretário Wendel Palhares, da Secretaria de Educação da Bahia, e do CEIBAL, do Ministério da Educação do Uruguai, parceiro da Secom no desenvolvimento de currículos em educação midiática e cidadania digital.

Leia Também:  Paciente do HBDF realiza o sonho de ganhar um violão com a ajuda de profissionais da saúde

Em outro painel, o Brasil apresentou, em parceria com o CLEMI (Centro para Educação Midiática da França), os resultados do projeto MídiaCOP, que qualificou professores da região Norte para a cobertura jornalística e crítica da COP30 por estudantes. O projeto inaugura um modelo inovador de formação de educadores voltado à sustentabilidade em articulação com a educação midiática.

A terceira mesa destacou a primeira Estratégia Brasileira de Educação Midiática no contexto da Rede Latino-Americana de Cidadania Digital, coordenada pela UNESCO Montevidéu. A discussão reforçou o papel do Brasil como referência regional no desenho de políticas públicas que combinam formação docente, pesquisa e participação social.

Advertisement

Durante o evento, Brasil e França também anunciaram a segunda fase da cooperação bilateral iniciada com o projeto MídiaCOP. A nova etapa ampliará a formação de professores em educação midiática e climática para todos os estados brasileiros, com o apoio do CLEMI e da Embaixada da França no Brasil.

“Essa parceria é um exemplo de como a cooperação internacional pode fortalecer a educação e a democracia. O diálogo entre Brasil e França, com apoio da UNESCO, mostra que enfrentar a desinformação exige redes de confiança e de conhecimento”, completou Brant.
SBEM – No contexto da Global MIL Week, o governo brasileiro realiza, desde 2023, a Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM). Promovida em parceria entre a Secom e o Ministério da Educação com apoio da UNESCO, a edição de 2025 da Semana tem início nesta terça-feira (28) com uma abertura presencial em Brasília e se estende até sexta-feira com atividades online e presenciais em todos os estados do Brasil, promovidas por escolas e universidades. Saiba mais sobre a Semana aqui.

 

Advertisement

Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

CONTATOS:
ATENDIMENTO
E-mail: secom.imprensa@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 3411-1601/1044

FOTOGRAFIA
E-mail: seaud.secom@presidencia.gov.br
Tel.: (61) 98100-1993 (apenas por mensagem via Whatsapp)

Advertisement
COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

MULHER NA POLÍTICA

MULHER NA SAÚDE

MULHER SOCIAL

MULHER NO ESPORTE

MULHER CELEBRIDADE

MAIS LIDAS DA SEMANA