Politica
Três das cinco vias urbanas com mais mortes zeram ocorrências

Zélia Ferreira e Jaqueline Costa
Ações educativas, de engenharia e de fiscalização proporcionam mais segurança e fluidez em todo o DF e ajudam a zerar mortes na W3 Norte, Elmo Serejo e Avenida Alagados
Levantamento realizado pela Gerência de Estatística do Departamento de Trânsito do Distrito Federal mostra que, nos últimos 10 anos, o número de mortes nas vias urbanas caiu pela metade, chegando a zerar as ocorrências em três das cinco vias mais perigosas – W3 Norte, Elmo Serejo e Avenida Alagados. Até maio deste ano, houve duas mortes na Hélio Prates e uma na Avenida Recanto das Emas.
Somando-se o total de mortes nas cinco vias citadas, houve redução de 58% nas ocorrências se compararmos 2015 com 2024: saindo de 19 mortes (2015) para oito, no ano passado. Considerando todas as vias urbanas, em 2015 foram registradas 135 vítimas fatais, já em 2024 foram 71 óbitos – uma redução de 47,4%.
“Isso é resultado de um trabalho integrado que estamos realizando nas áreas de Educação, Fiscalização e Engenharia de Trânsito. Nossas equipes estão sempre de olho nos locais de mais ocorrências e pautando suas ações de forma a prevenir novos sinistros. Nossa meta é que nenhuma vida se perca nas vias do DF e, por isso, toda redução precisa ser comemorada”, enfatiza o diretor-geral, Marcu Bellini.
As reduções também foram bem significativas se observarmos cada uma dessas vias separadamente: na Hélio Prates, a redução foi de 50%, diminuindo de oito para quatro mortes; na W3 Norte, as ocorrências foram zeradas, registrando a redução de 100%, saindo de duas para nenhuma morte; na Elmo Serejo, as mortes foram reduzidas em 50%, caindo de duas para uma; na Avenida Alagados, a redução também foi de 50%, de quatro para duas ocorrências; e na Avenida Recanto das Emas, a redução ficou em 67%, de três para uma morte.
Os registros de sinistros com morte nas vias urbanas têm sido monitorados pelo Departamento com vistas a subsidiar ações que promovam a redução dessas ocorrências. De 2015 até maio de 2025, as cinco vias com maior número de sinistros fatais foram: Hélio Prates (40), W3 Norte (24), Elmo Serejo (23), Avenida Alagados (21) e Avenida Recanto das Emas (18).
Para acessar o texto na íntegra, acesse o PDF abaixo:
2025_07_09 Três das cinco vias urbanas do DF com mais mortes têm ocorrências zeradas
Fonte: Ascom Detran

Politica
Adasa comemora o dia 11 de setembro, Dia Nacional do Cerrado.

11 de setembro é o Dia Nacional do Cerrado, bioma considerado o “berço das águas” e que abastece grandes bacias hidrográficas do Brasil, como a Amazônica, São Francisco e Paraná, tornando-se primordial para a segurança hídrica, a biodiversidade e o equilíbrio ambiental do país.”🌱💧
Sem um Cerrado saudável, a água do DF e de boa parte do território nacional fica em risco. Por isso, ao longo de seus 21 anos, a Adasa tem trabalhado para proteger essa origem invisível, garantindo a conservação e a gestão sustentável da água que chega até você. 🚰
Preserve o Cerrado. Preserve nossa água. 🤝
Fonte: Ascom Adasa
-
Saúde6 dias ago
Uso de cotonete pode causar problemas auditivos, alerta especialista
-
Diversas6 dias ago
Mutirão do Eletrônico 2025 entra na fase prática
-
Politica3 dias ago
Ex-ministra de Bolsonaro Cristiane Britto faz ato profético e pede anistia em manifestação no DF
-
Esporte4 dias ago
Sicoob anuncia patrocínio à atleta olímpica Ana Sátila